12/01/20

Religião São Gonçalo de Amarante - Em dia de Comemoração de São Gonçalo de Amarante, algumas notas...




«MILAGRE DA FONTE DE ÁGUA E VINHO

Era necessária água para ficar mais fácil o serviço da obra da ponte; tocou o santo velho com o seu bordão em uma pedra e correu logo uma fonte: mas porque a água bastava para satisfazer a sede e não para alegrar e dar forças aos trabalhadores, tocou do mesmo modo em outra pedra, e saiu dela outra fonte de vinho.  Abriu duas fontes nas pedras, uma de água, outra de vinho: mas a de água ainda hoje corre.

Ainda no tempo da sua obra, como notam os historiadores, abria e fechava a mesma fonte três vezes no dia: a primeira vez a horas de almoço; a segunda, a horas de jantar; e a terceira, a hora da ceia.

E nestes três tempos o que sucedia? Os oficiais e trabalhadores recebiam cada um por medida a sua ração, a pedra se fechava outra vez, e a fonte não corria; tão provido e vigilante era S. Gonçalo em que seus milagres fossem para proveito e não para dano daqueles por quem os fazia. E esta é a regra por onde haveis de conhecer os milagres e benefícios de vosso Santo, tão agradecidos quando vos negar o que pedirdes, como quando vo-lo conceder; pois vindo por sua mão uma e outra coisa, sempre é para vosso bem.» in https://rezairezairezai.blogspot.com/2017/01/milagres-de-sao-goncalo-o-santo-que.html

 "Oração a São Gonçalo Amarante: 

 Ó admirável São Gonçalo! Glória de Portugal, Luz de Amarante e de toda a Santa Igreja, apóstolo com todos os predicados e cheio da gloria de Deus, mártir do desejo, virgem puríssimo, vaso ungido de celestial pureza, espelho de perfeita humildade e sabedoria, é o gozo dos coros angelicais, terror dos hereges e dos espíritos infernais que o teu nome temem e tremem e com seus estupendos milagres e graças, é o refúgio e consolo de seus devotos. Hoje dou mil graças por tão singulares excelências que foi adornada tua alma puríssima e me alegro que agora sejas glorificado na pátria celestial em companhia do coro dos anjos. Ó milagroso Santo! Que por sua virtude o Divino Infante deu a vida temporal e espiritual a tantos mortos, vista a tantos cegos, ouvidos a tantos surdos, pernas aos aleijados, fala aos mudos e saúde a inúmeros enfermos, converte a nós para que se retire dos nossos corações as culpas que são a morte da alma e para que possamos ouvir as divinas aspirações e caminhemos com fervor a cumprir a Divina Vontade e a proferir o seu santo nome. Cure os doentes, sossega o rio, suste a ira do Senhor, redime os encarcerados, a miséria, recupere bens e membros perdidos, e dê saúde aos anciãos e afasta o perigo. São Gonçalo, eu tenho confiança na tua intercessão. Peça por mim junto ao Senhor para que eu consiga a graça de (diga aqui a graça que necessita), e ainda me consiga a especial graça da salvação de minha alma. Tudo para a maior glória de Deus. Assim seja. Três Ave Marias, Um Pai Nosso e o Glória."

"Quadras a São Gonçalo:

Se fordes ao S. Gonçalo
Trazei-me um S. Gonçalinho.
Se não puderdes co’ele grande,
Trazei-me um pequenininho!

São Gonçalo de Amarante
Casai-me que bem podeis,
Já tenho teias de aranha,
Naquilo que vós sabeis.

São Gonçalo de Amarante
Feito de pau azevinho
Dai-me força no vergalho;
Como porco no focinho

São Gonçalo de Amarante
Que estás virado prá vila
Virai-vos pró outro lado
Que vos dá o sol na pila

S. Gonçalo já é velho,
É velho, é maganão,
Quando passa pelas moças,
Arrefia, aperta a mão!

Róla, róla, Sam Gonçalo
Por esse mundo abaixo
Que eu perdi meu amor,
Eu vou-me a ver se o acho!

 As freiras de S. Gonçalo
Tocam e bailam no coro,
A culpa é da abadessa
Que não lhes faz ter miolo!

São Gonçalo não quer missa
São Gonçalo não quer esmola
São Gonçalo quer uma festa
De rebeca e de viola

Oh! Meu senhor São Gonçalo
Feito do pau da Cajá
Sapiranga dentro dos olhos
De quem veio pra namorar

Oh! Meu senhor São Gonçalo
Aqui tens duas donzelas
Uma já não é bem moça
E a outra já falam dela"



(Amarante Convento Igreja de São Gonçalo)




Tranglomango - "São Gonçalo de Amarante"



As Mondeguinas - "São Gonçalo de Amarante"


Brigada Victor Jara - "São Gonçalo de Amarante"


"Popular Região indefenida - São Gonçalo d´Amarante
Letra de: Popular
Música de: Popular

são gonçalo d´amarante,
casamenteiro das velhas,
porque não casais as novas ?
que mal vos fizeram elas ?

são gonçalo
d´amarante
quer que lhe baile,
quer que lhe cante.

são gonçalo d´amarante
feito de pau d´amieiro,
irmão do pau dos meus socos,
criado no meu lameiro.

oh meu são gonçalo,
meu são gonçalinho,
eu quero casar,
dai-me um maridinho.

seis barricas d´alcatrão,
grande orquestra de badalo:
eis aqui a grande festa
que se faz a são gonçalo.

oh meu são gonçalo,
oh meu rico santo,
atendei às moças
que vos pedem tanto."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover