22/01/20

Ambiente e Ecologia - A quantidade de recursos materiais consumidos pela humanidade ultrapassa as 100 mil milhões de toneladas por ano, segundo revelou o relatório do think thank Circle Economy, contudo a reciclagem encontra-se em queda.



«Consumo mundial de recursos atinge recorde de 100 mil milhões de toneladas
Por Simone Silva 18:38, 22 Jan 2020

A quantidade de recursos materiais consumidos pela humanidade ultrapassa as 100 mil milhões de toneladas por ano, segundo revelou o relatório do think thank Circle Economy, contudo a reciclagem encontra-se em queda.

Muitas das emergências climáticas são motivadas pela utilização insustentável dos mais variados recursos (combustíveis fósseis, metais, materiais de construção, ou árvores), pelo que se torna extremamente importante limitá-los, caso contrário podemos caminhar para um desastre global, alertam os autores do relatório.

Os materiais utilizados pela economia global quadruplicaram desde 1970 de forma muito mais rápida do que a população, que duplicou. Nos últimos dois anos o consumo aumentou mais de 8%, no entanto a reutilização de recursos sofreu uma queda de 9,1% para 8,6%.

“Arriscamo-nos a enfrentar um desastre global se continuarmos a tratar todos os recursos como se fossem ilimitados”, disse Harald Friedl, diretor executivo da Circle Economy, citado pelo The Guardian. «Os governos devem adoptar urgentemente soluções que levem a uma economia circular, alcançando um nível elevado de qualidade de vida para cerca de 10 mil milhões de pessoas», acrescentou.

Marc de Wit, principal autor do relatório disse «ainda estamos a alimentar o nosso crescimento populacional e económico, através da extracção de recursos virgens. Não podemos fazer isso para sempre».

O relatório verificou que 100,6 mil milhões de toneladas de materiais foram consumidas em 2017 (o último ano em que existem dados disponíveis). Metade desse total corresponde a materiais de construção, como o cimento, areia, argila e cascalho, em conjunto com outros minerais extraídos para produzir fertilizantes. Carvão, petróleo e gás compõem 15%, já os minérios metálicos, cerca de 10%. O que resta remete para plantas e árvores utilizadas como alimento e combustível.

A maioria dos materiais (cerca de 40%) é transformada em habitações, outras categorias importantes são também alimentos,, transporte, saúde, comunicações, bens de consumo, mas também roupas e móveis.

Cerca de um terço dos materiais anuais permanece em uso anos após ano, como é o caso de veículos e edifícios. Já 15% são emitidos na atmosfera como gases de aquecimento climático e quase um quarto é descartado no meio ambiente, como plásticos nos mares e oceanos. Um terço dos materiais é tratado como lixo, a maioria vai para aterros sanitários. Apenas 8,6% é reciclado.

«Este relatório dispara um alarme para todos os governos”, disse Carolina Schmidt, Ministra do Meio Ambiente do Chile. “É necessário implementar todas as políticas para realmente catalisar essa transformação (criando uma economia circular).»

O relatório afirma que o aumento da reciclagem pode tornar as economias mais competitivas, melhorar as condições de vida e ajudar a cumprir metas de emissões. 13 países europeus adoptaram uma política de economia circular, incluindo França, Alemanha e Espanha. A Colômbia tornou-se no primeiro país da América Latina a lançar uma política semelhante em 2019.» in https://executivedigest.sapo.pt/consumo-mundial-de-recursos-atinge-recorde-de-100-mil-milhoes-de-toneladas/


(Proteger o nosso Planeta e Combater as Alterações Climáticas)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover