30/01/20

Religião São Gonçalo - A Capela de São Gonçalo é uma das riquezas arquitetónicas do passado e é palco de uma das mais divulgadas romarias da região - realizada no penúltimo domingo de Janeiro, por tradição que se arrasta há mais de um século.



«Festas são “antiquíssimas”

“Não há nenhum documento” que aponte um dia certo para o início da tradição das festas em honra a S. Gonçalo, o que é certo é que “a memória paroquial” de 1758 já fazia referência a estes festejos. Segundo o pároco de Covelas, José Ramos, o S. Gonçalo é festejado a “10 de janeiro”, “dia litúrgico” mas em tempos, era no “dia 19”. Aliás, no dia 10 de janeiro, tal como é habitual, decorreu a eucaristia em Ação de Graças a S. Gonçalo, que é o ponto de partida para o início das festas e um dos pontos “mais importantes” do ponto de vista religioso. Aqui juntam-se vários homens de nome “Gonçalo”, pertencentes à Confraria dos Gonçalos, para celebrar a missa.

Quanto à data, por ser antigamente celebrado a 19 (de janeiro), “o povo manteve a tradição da festa no domingo seguinte ao 19”, explicou o pároco. “Por isso é que, o S. Gonçalo é, por norma, o penúltimo domingo de janeiro, mas este ano será no último. A devoção de S. Gonçalo aqui é muito natural, nós estamos perto de Vizela, S. Gonçalo era dali da zona de Vizela, e por isso temos aqui, ao redor, festas em honra de S. Gonçalo, paróquias dedicadas a S. Gonçalo, etc.”

De resto, destaque para as eucaristias e missas que decorrem no dia 24, 25 e 26 de janeiro e para a procissão ao redor da capela.

Para José Ramos, esta é uma festa “mais de cariz lúdico e cultural”. “Vêm uns a pé, outros a cavalo, outros de carroça, outros de carro, e nesse fim de semana, todos os caminhos vêm dar a Covelas”, concluiu.» in https://www.onoticiasdatrofa.pt/s-goncalo-em-covelas/

«Covelas à espera dos romeiros de S. Gonçalo

A festa de S. Gonçalo é a primeira romaria do concelho da Trofa. No domingo, são esperados milhares de pessoas que, a pé, de bicicleta, de cavalo, de mota ou de carro, se deslocam a Covelas para provar o rojão e o vinho novo. E os mais devotos aproveitam ainda para puxar a bengala do Santo para arranjar um marido.

Mas a festa começa esta sexta-feira, com um espetáculo de folclore, pelas 22 horas. No dia seguinte, o grupo de Zés P’reiras vai anunciar o início das festividades, a partir das 8.30 horas. Está marcada uma Eucaristia de ação de graças pelos Gonçalos, pelas 12 horas, e uma missa vespertina pelas 18 horas. A animação continua pelas 21 horas, com o espetáculo musical da banda Terceira Dimensão, terminando com uma sessão de fogo de artifício. Já no domingo, há a Eucaristia de Ação de Graças ao Mártir S. Sebastião, na Igreja Matriz, pelas 8 horas, e uma missa em honra de S. Gonçalo, pelas 10 e 11.30 horas, na Capela. A animação deste dia vai estar a cargo da Banda Filarmónica S. Mamede de Ribatua, a partir das 9 horas, e da Banda dos Bombeiros Voluntários de Leça, a partir das 14.30 horas. Para as 15.30 horas, está marcada a celebração da Palavra, seguida da procissão em honra de S. Gonçalo.

Segunda-feira ainda é dia de festa, com uma eucaristia e procissão de voto, pelas 9 horas, na Capela de S. Gonçalo. Às 15 horas há ainda espetáculo musical pelo grupo Sons e Cantares do Ave.» in https://www.jornaldoave.pt/covelas-a-espera-dos-romeiros-de-s-goncalo/

«A Capela de São Gonçalo é uma das riquezas arquitetónicas do passado e é palco de uma das mais divulgadas romarias da região - realizada no penúltimo domingo de Janeiro. Por tradição que se arrasta há mais de um século.

Festividades
As festas em honra de São Gonçalo, em Covelas realizam-se a mais de 100 anos. Todos os anos são milhares os peregrinos que se dirigem á capela de São Gonçalo e com grande devoção participam na festa organizada em nome do mártir.

No domingo a seguir ao dia 19 de Janeiro ou se o 19 for ao domingo todos os caminhos vão dar a Covelas, tradição que já se estende a mais de um século.

A festa de São Gonçalo é considerada a primeira grande romaria do ano e retrata o concelho na sua vertente religiosa, através da sua mais original tradição religiosa, etnográfica e cultural.» in https://pt.wikipedia.org/wiki/Covelas_(Trofa)


(Milhares festejaram S.Gonçalo em Covelas, na Trofa | Jornal do Ave)


(Momentos das festas de S.Gonçalo de Covelas 2018 - Trofa)


(Volta do Rojão 2019 - Festas de São Gonçalo - Covelas)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover