29/08/08

Poesia - "Enrolando tabaco", por Ângelo Ôchoa (Poeta)!



"Enrolando tabaco

Enquanto enrolo
com tabaco
a dita mortalha
não fumo por ora
o fumável cigarro.
Já me fui fumando
a vida toda…
Por outras palavras
tal Pessoa disse.
Morro-me instantes lentos,
devaneios.
No vagar de ir devagar
divagando paisagens invisíveis.
Até que pare de subir a água
no poço da canção,
e chegue na final estação
o brinquedo coração."

Penso que o meu Amigo e Poeta, Ângelo Ôchoa não se importe que eu dedique este seu magnífico Poema ao meu Pai, que escolheu fumar até morrer, mesmo sabendo que estava a morrer, de tanto fumar. Pediu-nos por tudo, por não lhe tirarmos a única coisa que o apaziguava com a vida, dado que era bastante nervoso!
Neste tempo de anti-fumadores, portugueses à americana, com um puritanismo excessivo, é bom ouvir descrever o prazer que dá todo o processo de fumar...
Eu não fumo, talvez devido a ter jogado futebol nas camadas jovens do Amarante F.C., mas sei que o fumar é quase um acto religioso, para quem o sabe apreciar bem!
Sei que isto que digo é anti-mainstream, mas se fumar faz mal, há muitas coisas que também o fazem. Temo que haja pessoas que nem vivam para ter muita saúde, acabando por morrer cheios de saúde...














Na esquerda o Dr. Armando do Convento Mancelos, Tio de minha Mãe e à direita o meu Pai, ainda eu não era nascido, no inicio dos anos 60. Gosto de recordar o meu pai como ele era, um autêntico galã!

5 comentários:

  1. É o Sentimento Trágico da Vida, amigo Helder.
    Q não há 1 justo nem 1 sequer, está escrito na Sagrada Bíblia. E não são os «santarrões» das leis cee-ticas que nos redimem da infâmia. Antes o Bom Deus q todos perdoa mesmo os sem merecimentos com seu impulso amoroso q só os q o rejeitam não alcançam.
    Pois lhe digo q me comoveu como certamente a os frequentadores de se informaticahb blobspot a homenagem singelíssima q faz a ido pai. Consinta-me q dedique a a memória desse ser querido meu poemeto -- bem assim como a tanto e tanto fumador vivo!
    seu.
    ochoa.
    p.s. -- mais grave é matar e mandar matar do que matar-se (lentamente) um -- penso eu. E isto porque nenhuma aura esperamos a não ser o gloriarmo-nos -- e só -- da cruz, no dizer paulino.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Amigo por aceitar dedicar este seu fabuloso Poema a meu Pai. Ele amava fumar. E hoje em dia um fumador sofre, mas deixam vender comida cheia de sal, de açucar, de quimicos, deixam espalhar a droga pelos miudos das escolas (conheço essa realidade), pastilhas nas medidas!
    Mas o fumador, esse paga tudo.
    Eu por mim, penso que com moderação há muito prazer e charme em fumar, como comer, de beber um bom vinho, como amar uma mulher. Tudo com a respectiva moderação, não acha Amigo ôchoa!
    Tanto se critica a Américae cada vez nos parecemos mais com eloes, até na hipocrisia. O estado arrecada tanto em impostos com o tabaco...
    Bem haja amigo, Ôchoa!
    A sua bondade emociona-me!

    ResponderEliminar
  3. A propósito ainda da música Cubana, Compay Segundo foi um grande fumador e nunca deixou de ser um homem cheio de vida e que amava a vida!
    Fumar era só mais um prazer, além da música, das mulheres, de dançar de beber, entre muitos; enfim, de viver!

    ResponderEliminar
  4. Helder, renovado Amigo: Ialvez q eu não me tenha explicado bem, e, a quem nos lê, mais do que a o seu grande coração, devo, necessariamente uma melhor explicação: fumar é o menor dos «crimes» e daí como em tudo da vida deriva imensuravel joóia alegria entendaa a francesa... da mulher do desporto do enamoramento da poesia da troca sem mais de uma palavra... ms digam-nos: um auto não polui mil vezes mais? e um reservatório de tóxicos não éjá uma boa parte de nosso doente planeta só azul se visto do espaço ou do estádio do dragão? pois deixem-se de hipocrisias q drogas há bem mais pesadas farmacológicas umas clandestinas e secretas mas arruinadoras bem mais que uma bia outras. Só q este afã legislador q conhecemos a este e a governos outros da «cristá» europa a começar pela hespña sapatera dao ou qmelhor querem dar a ilusão de progresso a esta barbárie. só me temo de nossos niños de agora um dois tres anitos. Q futuro para eles? Mau grado ainda haja el eden como canta o meu cubano homonimo ochoa eleidas e eu vejo-o aqui em cerejais de minha janela junto ao coraºção de minha maezinha de 93 amnos de vda. e no sabor ue agora quererm electixar e no seu olo e no seu tamega e no nosso tua onde vi ontem e até no vouga no homem e liz e ave q vão aguentando c os dejectos da nossa podridao anunciando-mnos a belezas de um deus q assassinaram.
    Abraço e alergruia de viver contudo, Helder amigo e companheiro de lutas... haja todo o bem do mundo q houver!
    ochoa

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover