26/03/24

Pessoas - Um investigador reconstruiu o rosto de uma mulher italiana do século XVI, cujo estilo de enterro sugere que se acreditava ser uma vampira.



«Uma “vampira” italiana do século XVI foi enterrada com um tijolo na boca

Um investigador reconstruiu o rosto de uma mulher italiana do século XVI, cujo estilo de enterro sugere que se acreditava ser uma vampira.

A mulher, que se estimava ter cerca de 60 anos na altura do seu enterro, foi desenterrada numa vala comum para vítimas da peste medieval em Veneza, em 2006. O que chamou a atenção dos investigadores foi a colocação de um tijolo na sua boca, uma prática associada à prevenção de supostos vampiros se alimentarem dos mortos.

Segundo o investigador forense Cícero Moraes, a colocação do tijolo terá sido uma medida de proteção para impedir que a suposta mulher vampira se alimentasse dos corpos de outras vítimas da peste enterradas ao seu lado. Isto reflete a paranoia e o medo generalizados que rodearam o surto de peste bubónica na Europa durante o período medieval.

Utilizando digitalizações dos restos mortais e dados históricos, o designer 3D brasileiro recriou meticulosamente as características da mulher, mostrando aquilo que terá sido a sua aparência há mais de quatro séculos.

O significado desta descoberta vai para além da mera curiosidade, oferecendo informações valiosas sobre os rituais e as crenças da época. Matteo Borrini, antropólogo forense da Universidade John Moores, descreveu a investigação como inovadora, marcando a primeira reconstrução bem sucedida do ritual de exorcismo de um vampiro através da arqueologia.

Citado pelo jornal israelita The Jerusalem Post, Borrini explicou que se acreditava que o ato de colocar um tijolo ou uma pedra na boca de um vampiro suspeito o privava de sustento, neutralizando assim a sua ameaça.

A análise revelou que a mulher era de ascendência europeia, pertencia à classe baixa e consumia principalmente cereais e legumes. Estes pormenores fornecem pistas valiosas sobre o seu estatuto social e hábitos alimentares durante o século XVI. O local da vala comum onde a mulher foi encontrada está associado a um sanatório do século XIV utilizado para tratar as vítimas da peste.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/vampira-italiana-enterrada-tijolo-boca-591938


(Vamp - Natasha em Veneza)


#vampira    #italiana    #peste    #bubónica    #europa    #idademédia     #veneza

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover