Óleo sobre tela.
61 × 50 cm
assinado e datado
Inv. 645
Historial
Doação de Maria Emília Bordalo Pinheiro, viúva do artista, em 1930.
Exposições
Lisboa, 1928, 31; Paris: Jeu de Paume, 1931, 77; Lisboa, 1932; Lisboa, 1957, 83; Bruxelas, 1967, 10, p.b.; Paris, 1968, 10, p.b.; Madrid, 1968,10, p.b.; Lisboa, 1980, 64, cor.
Bibliografia
BRAGANÇA, s.d. (c. 1936), 13; Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades, s.d. (c. 1936), Fasc. 9, 14; MACEDO, 1952, est. CXI, p.b.; PAMPLONA, 1954, vol. I, p.b.; BOTELHO, 1957, p.b.; MAGALHÃES, 1962, p.b.; FRANÇA, 1967, vol. II, 265; Arte Portugués: Pintura y escultura del Naturalismo a nuestros días, 1968, 10 p.b.; Art Portugais: Peinture et sculpture du Naturalisme à nous jours, 1968, 10, p.b.; Columbano, 1980, 63, cor; FRANÇA, 1981, 75.
Neste retrato do escritor e mentor do Saudosimo, poeta e apóstolo de uma vivência espiritualizada onde perpassam a arte e a história, Columbano deu outro soberbo retrato da sua notável galeria de intelectuais portugueses.
O rosto glabro, afilado e rebaixado do modelo realça o olhar arguto, tratado de maneira mais naturalista, numa atmosfera de recolhimento intimista realçado pelo fato escuro dado em pincelada larga e, sobretudo, na atitude protectora dos braços cruzados e da mão recolhida.
Raquel Henriques da Silva» in http://www.museuartecontemporanea.gov.pt/pt/pecas/ver/30
#arte #pintura #columbanobordalopinheiro #lisboa #teixeiradepascoaes
Sem comentários:
Enviar um comentário