A obra "Descida da Cruz", de Domingos Sequeira, vai regressar a Portugal e ficar em exposição pública num museu.
A obra foi adquirida por uma entidade privada nacional. De acordo com um comunicado emitido pela Museus e Monumentos de Portugal (MMP), a compra ocorreu a 10 de março, no âmbito da feira de arte e antiguidades TEFAF de Maastricht, e em "estreita articulação" com a própria MMP, entidade com a qual o novo proprietário firmou um compromisso para a "fruição pública" da obra.
No mesmo comunicado a Museus e Monumentos de Portugal avança que, na sequência de uma deliberação da Comissão para a Aquisição de Bens Culturais para os Museus e Palácios Nacionais, apresentou à galeria Colnaghi uma proposta de aquisição no valor de 850 mil euros, o mais elevado de sempre para a aquisição de uma obra de Domingos Sequeira. A oferta não foi aceite sendo, em seguida, concretizada por uma entidade privada, em concertação com a MMP e "visando, desde a primeira hora, o regresso da obra ao país".
De acordo com a Museus e Monumentos de Portugal, os contornos do acordo e a identidade da entidade privada serão revelados em momento próximo.» in https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=descida-da-cruz-de-domingos-sequeira-regressa-a-portugal-e-vai-ficar-em-exibicao-publica-#:~:text=A%20obra%20%22Descida,em%20momento%20pr%C3%B3ximo
#portugal #arte #pintura #domingossequeira #mmp #tefaf #maastricht
Sem comentários:
Enviar um comentário