31/05/22
Escola Secundária de Amarante - Os alunos da nossa Escola, muito bem orientados pelos seus Professores, surpreendem-nos diariamente com... Arte!
Escola Secundária de Amarante - O desenho da semana muito bem, da aluna Ema Dias, do 10 AV, técnica de desenho a marcador...
Escola Secundária de Amarante - Turma 9.º B, a ouvir atentamente uma palestra da Doutora Joana, Técnica da Câmara Municipal de Amarante, sobre a violência no namoro.
F.C. do Porto Atletas internacionais - Depois de Nikola Mitrevski chegou a vez de Nikolaj Læsø ser eleito como um dos melhores da respetiva posição na última Champions.
Campeão do mundo ao serviço da Dinamarca será reforço do FC Porto no arranque de 2022/23.
Depois de Nikola Mitrevski chegou a vez de Nikolaj Læsø ser eleito como um dos melhores da respetiva posição na última Champions. De acordo com a lista divulgada pela Federação Europeia de Andebol, o internacional dinamarquês distinguiu-se ao serviço do Aalborg na Liga dos Campeões e acabou nomeado para o prémio de Melhor Central da prova.
Para lá do atleta nórdico de 25 anos e 1,96 metros que integrará o plantel do FC Porto a partir da temporada 2022/23, a EHF distinguiu ainda os centrais Jim Gottfridsson (Flensburg), Luc Steins (PSG), Domagoj Duvnjak (Kiel), Kentin Mahe (Veszprém) e Kyllian Villeminot (Montpellier).
Para votar no reforço portista terá de fazer o download da aplicação móvel da EHF.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220531-pt-nikolaj-laesoe-nomeado-para-all-star-da-liga-dos-campeoes
30/05/22
História de Portugal - O embaixador brasileiro George Prata, um dos coordenadores das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, disse segunda-feira que o governo do seu país já enviou um pedido oficial a Portugal para a trasladação do coração de D. Pedro.
O embaixador brasileiro George Prata, um dos coordenadores das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, disse segunda-feira que o governo do seu país já enviou um pedido oficial a Portugal para a trasladação do coração de D. Pedro.
Questionado pela Lusa sobre se o pedido oficial para a trasladação do coração do monarca já tinha sido feito pelo governo brasileiro ao Executivo português, George Prata respondeu: “Sim, já.”
Até agora, só existiam contactos preliminares com as autoridades locais guardiãs do coração, a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa e a Câmara Municipal do Porto, como explicou o diplomata no início de maio em declarações à Lusa.
“Temos ainda uma expectativa de que o coração possa vir. Seria bom para a comemoração conjunta do Brasil e Portugal do bicentenário”, porque D. Pedro foi “uma personalidade importante para os dois lados”, frisou o embaixador.
Agora, o Brasil aguarda pelos resultados da avaliação técnica ao coração, que está a ser feita pela Faculdade de Medicina do Porto, acrescentou.
O rei D. Pedro I do Brasil e D. Pedro IV para Portugal foi o monarca que conduziu o Brasil, antiga colónia portuguesa, à independência e cujo corpo se encontra na cidade brasileira de São Paulo.
Segundo George Prata, que falou à Lusa, por telefone, a partir do Brasil, “todos [as autoridades portuguesas] tem manifestado muito boa vontade e estão prontos a examinar com muita atenção o pedido brasileiro”.
Mas, “a Irmandade [de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, guardiã do coração] pediu uma avaliação técnica à Faculdade de Medicina do Porto para saber das verdadeiras condições do coração e se ele pode ser efetivamente trasladado temporariamente para o Brasil” sem sofrer danos, adiantou.
A preocupação tem a ver com o estado de conservação do coração do rei.
“Por isso, a irmandade pediu esse lado técnico. Agora, tem de se esperar o resultado desse lado técnico, para se saber se é possível o coração vir para o Brasil”, explicou.
O embaixador, aquando da sua visita a Portugal, em fevereiro último, fez os contactos nesse sentido com a Câmara Municipal do Porto e com a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, guardiões do coração de D. Pedro, que se encontra na Igreja da Lapa, naquela cidade.
“O contacto foi feito por mim. Quando eu estive em Portugal, estive no Porto, visitei a Câmara Municipal e tive também uma reunião com representantes da irmandade de Nossa Senhora da Lapa”, adiantou.» in https://zap.aeiou.pt/brasil-pediu-oficialmente-a-portugal-trasladacao-do-coracao-de-d-pedro-481616
F.C. do Porto Atletas Internacionais - Nikola Mitrevski é um dos nomeados para a equipa All-Star da Liga dos Campeões de andebol.
Guardião do FC Porto entre os seis nomes sonantes indicados pela EHF.
Nikola Mitrevski é um dos nomeados para a equipa All-Star da Liga dos Campeões de andebol. De acordo com a lista de eleitos divulgada esta segunda-feira pela Federação Europeia da modalidade (EHF), o camisola 16 do FC Porto é um dos seis concorrentes ao prémio de Melhor Guarda-Redes da última edição da maior prova de clubes do mundo.
Além de Mitrevski, também Benjamin Buric (Flensburg), Andreas Wolff (Vive Kielce), Niklas Landin (Kiel), Gonzalo Pérez de Vargas (Barcelona) e Rodrigo Corrales (Veszprém) se encontram na corrida ao prestigiado galardão.
Recorde-se que o guardião macedónio participou nos 15 jogos da caminhada azul e branca até aos “oitavos” da principal competição europeia. Wolff, Landin, Pérez de Vargas e Corrales disputarão a Final Four no próximo dia 18 em Colónia (Alemanha).
Para votar no dono das redes portistas terá de fazer o download da aplicação móvel da EHF.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220530-pt-nikola-mitrevski-nomeado-para-melhor-guarda-redes-da-champions
Amarante Pessoas - Grande recordação que o Marcos partilhou, posando juntamento com o seu Pai, numa fotografia dos anos 80 no Largo de São Gonçalo.
Espaço - O movimento muito pequeno de uma pequena estrela revelou a presença de um exoplaneta ‘super Terra’, orbitando a uma distância próxima da habitável.
O movimento muito pequeno de uma pequena estrela revelou a presença de um exoplaneta ‘super Terra’, orbitando a uma distância próxima da habitável. Perto de uma anã vermelha chamada ‘Ross 508’, localizada a apenas 36,5 anos-luz de distância, embora muito fraca para ser vista a olho nu, os astrónomos confirmaram a existência de um planeta com apenas quatro vezes a massa da Terra, o que pode significar que provavelmente será terrestre, ou rochoso, em vez de gasoso.
É improvável que o exoplaneta, chamado ‘Ross 508 b’, seja habitável para a vida como a conhecemos; no entanto, a descoberta, a primeira de uma nova pesquisa que usou o Telescópio Subaru do Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), que se situa no Havai, demonstrou a eficácia das técnicas usadas para localizar pequenos planetas em torno de estrelas fracas.
A procura por exoplanetas habitáveis é um pouco frustrada pela própria natureza do que acreditamos que esses exoplanetas sejam: o único modelo que temos é a Terra, um planeta relativamente pequeno, orbitando a uma distância da sua estrela na qual as temperaturas são propícias à água líquida na superfície, o que é conhecido como a ‘zona habitável’.
Esses não são os únicos fatores em jogo, obviamente – Marte, por exemplo, está dentro da zona habitável do Sol – mas eles são os mais fáceis de rastrear.
No entanto, as técnicas usadas para procurar exoplanetas funcionam melhor em mundos grandes, como gigantes gasosos, orbitando a distâncias muito próximas, quentes demais para água líquida.
A principal técnica para encontrar exoplanetas é o ‘método de trânsito’ – um instrumento olha para as estrelas e procura por quedas regulares na sua luz, causadas por um objeto que orbita regularmente entre nós e a estrela. A profundidade desse trânsito pode ser usada para calcular a massa do objeto; quanto maior a curva de luz – causada por planetas maiores – mais fácil é detetar. Já foram encontrados 3.858 exoplanetas encontrados através deste método.
A segunda técnica mais frutífera é o ‘método da velocidade radial’, também conhecido como ‘wobble’ ou ‘método Doppler’: quando dois corpos estão presos em órbita, um não orbita o outro; em vez disso, orbitam um centro de gravidade mútuo, o que significa que a influência gravitacional de qualquer planeta em órbita faz com que uma estrela oscile levemente no local. Esta técnica é melhor para detetar exoplanetas menores com órbitas mais amplas.
Em 2019, uma equipa internacional de astrónomos liderada pelo NAOJ iniciou uma pesquisa através do telescópio Subaru para encontrar estrelas anãs vermelhas fracas à procura de exoplanetas. O ‘Ross 508 b’, descrito num artigo liderado pelo astrónomo Hiroki Harakawa e publicado no ‘Publications of the Astronomical Society of Japan’, é o primeiro exoplaneta da campanha e é promissor. O mundo tem cerca de 4 vezes a massa do Sol, orbitando a estrela a cada 10,75 dias, o que é muito mais próximo do que a órbita da Terra.» in https://multinews.sapo.pt/noticias/astronomos-descobriram-uma-super-terra-perto-da-zona-habitavel-da-sua-estrela-indica-estudo/
29/05/22
F.C. do Porto Basquetebol - Jovens portistas somaram triunfos frente a Ovarense, Sporting e Barreirense na fase final.
Jovens portistas somaram triunfos frente a Ovarense, Sporting e Barreirense na fase final.
Os Sub-18 do basquetebol portista sagraram-se campeões nacionais. Na fase final do campeonato nacional, os azuis e brancos bateram a Ovarense (64-60), o Sporting (58-48) e o Barreirense, no que foi o derradeiro jogo da competição (62-61).
A nível individual, Pedro Santos foi considerado o melhor jogador da fase decisiva do campeonato e foi incluído no 5 ideal, tal como Fábio Rocha.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220529-pt-sub-18-sagram-se-campeoes-nacionais
Cidade de Marco de Canavezes - Marco de Canaveses inaugurou este mês dois novos trilhos: o Trilho de Portocarreiro, com uma extensão de 16 quilómetros e o percurso Caminhos do Zé do Telhado, com uma extensão de 12 quilómetros.
Marco de Canaveses inaugurou este mês dois novos trilhos: o Trilho de Portocarreiro, com uma extensão de 16 quilómetros e o percurso Caminhos do Zé do Telhado, com uma extensão de 12 quilómetros.
A 22 de agosto, Marco de Canaveses inaugurou o PR8 - Trilhos de Portocarreiro, uma pequena rota circular com 16 quilómetros, que permite usufruir das belas paisagens, da natureza e do património arquitetónico e cultural da freguesia de Vila Boa de Quires.
Ao longo deste percurso é possível visitar a igreja românica de Santo André de Via Boa de Quires, inserida na Rota do Românico, poder apreciar um dos ex libris do concelho, a fachada barroca das Obras do Fidalgo, além de percorrer os antigos caminhos rurais.
Neste trilho, pode-se fazer um pequeno desvio, pela variante do PR para ver a Sepultura dos Quatro Irmãos, sendo que o trilho continua por caminhos rurais e tranquilos, com vista para o rio Tâmega, em direção à ribeira de Castro, até alcançar uma ponte de madeira. Prosseguindo paralelo ao curso de água encontra-se uma cascata, num recanto de inegável beleza. O trilho prossegue em direção a Maureles, passando por vários pontos de interesse como a igreja Paroquial de Santa Maria de Maureles, o Pelourinho de Portocarreiro e a Capela Senhora do Pilar, entre outros
Inaugurado no dia 29 de agosto, o PR9 - Caminhos do Zé do Telhado, na freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, é pequena rota circular com aproximadamente 12 quilómetros, que permite usufruir das belas paisagens do rio Douro e conhecer um pouco da história do Marco de Canaveses e em particular da freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo.
Remete-nos para tempos conturbados e à figura do Zé Telhado, que lhe dá o mote. O percurso passa na Barragem do Carrapatelo e junto à Casa do Carrapatelo, percorrendo um conjunto de caminhos rurais onde a proximidade ao rio Douro é constante. O trilho passa por diversos pontos de interesse como a Casa da Avelosa, Quinta da Azenha, Penedo dos Amores e Casa da Cardia.» in https://viagens.sapo.pt/viajar/noticias-viajar/artigos/marco-de-canaveses-tem-dois-novos-trilhos-para-descobrir-o-concelho-a-caminhar
Cidade do Marco de Canaveses - Algures em Marco de Canaveses, mais concretamente na freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, fica localizada a "Casa inacabada de Vila Boa de Quires", vulgarmente conhecida como "Obras do Fidalgo".
Algures em Marco de Canaveses, mais concretamente na freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, fica localizada a "Casa inacabada de Vila Boa de Quires", vulgarmente conhecida como "Obras do Fidalgo".
Apenas a sete quilómetros da cidade de Marco de Canaveses, escondida entre vinhas e um pinhal de grandes e frondosas árvores, esta imponente estrutura deixa encantados todos os curiosos que por aqui passam.
De um lado, um grande campo de oliveiras embelezam a fachada principal, do outro, uma pequena floresta protege o solar grandioso que, finalizado, seria o maior edifício civil de estilo barroco da península e também, por isso, foi considerado Imóvel de Interesse Público.
Este edifício inacabado do século XVIII integra ainda a Rota do Românico e é considerada uma das mais extensas e imponentes fachadas barrocas da arquitetura portuguesa.
O local é escolhido por muitos para a prática de geocaching e para a realização de sessões fotográficas dado o misticismo e beleza dos detalhes decorativos aqui construídos.
Se estão a pensar visitar este lugar, vindos da cidade do Porto, devem seguir a A4 e sair em direção ao Marco de Canaveses pela Variante à N211.
Dois quilómetros e meio depois, devem sair à esquerda pela N211-1 e seguir em direção a Vila Boa de Quires. Chegarão ao destino em cinco minutos.
Existe ainda outro pormenor que vos pode agradar. Pelo próprio edifício passa um percurso pedestre (PR8 Trilhos de Portocarreiro), uma pequena rota circular com 16 km, que permite descobrir as paisagens, a natureza e o património arquitetónico e cultural de Vila Boa de Quires.
Mesmo tendo morrido à nascença, este continua a ser um projeto incrível para ser visitado e preservado.» in https://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-portugal/artigos/obras-do-fidalgo-o-mistico-e-belo-palacio-inacabado-da-rota-do-romanico
#marcodecanaveses #vilaboadequiresemaureles #obrasdofidalgo #zedotelhado
F.C. do Porto Natação - Angélica André foi 12.ª classificada na primeira etapa da FINA Marathon Swim World Series 2022, realizada em Setúbal, onde estiveram presentes as melhores nadadoras mundiais, incluindo quatro das cinco primeiras classificadas dos últimos Jogos Olímpicos.
Nadadora portista ficou no 12.º posto numa prova em que participaram as melhores atletas mundiais da modalidade.
Angélica André foi 12.ª classificada na primeira etapa da FINA Marathon Swim World Series 2022, realizada em Setúbal, onde estiveram presentes as melhores nadadoras mundiais, incluindo quatro das cinco primeiras classificadas dos últimos Jogos Olímpicos.
Na competição, organizada pela FPN, estiveram também presentes, integrando a seleção nacional, a fisioterapeuta Joana Carvalho e o treinador João Viola.
Seguem-se três semanas de treino em altitude (Sierra Nevada) e o Mundial de Águas Abertas em Budapeste.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220529-pt-angelica-andre-perto-do-top-10-na-primeira-etapa-do-circuito-mundial
28/05/22
F.C. do Porto Sub 19 Futebol: F.C. do Porto 6 vs Estoril 0 - A equipa de sub-19 do FC Porto recebeu e venceu o Estoril, num encontro relativo à 14.ª e derradeira ronda a fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Juniores A.
Juniores A do FC Porto golearam o Estoril no Estádio de Pedroso (6-0).
A equipa de sub-19 do FC Porto recebeu e venceu o Estoril, por 6-0, num encontro relativo à 14.ª e derradeira ronda a fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Juniores A. Rui Monteiro (46m), Tiago Antunes (64m), Giorgi Abuashvilli (72m), Jorge Meireles (82m), Rui Monteiro (88m e 94m) foram os autores dos golos portistas. Com este resultado, os jovens Dragões chegam aos 33 pontos, os mesmos do Benfica, e veem fugir o título pela diferença mínima de golos.
Os sub-19 portistas, orientados por José Tavares, alinharam com Angel Gonzalez, Bernardo Ferreira, David Vinhas, Gabriel Brás, Leandro Dias, António Ribeiro, Rui Monteiro, Tiago Antunes, Jorge Meireles, Bruno Pires e Umaro Candé.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220528-pt-sub-19-fecham-a-epoca-com-vitoria
F.C. do Porto Hóquei Patins: F.C. do Porto 8 vs Óquei de Barcelos 4 - A equipa de hóquei do FC Porto entrou com o patim direito na segunda fase do play-off do campeonato nacional.
FC Porto bateu o Óquei de Barcelos (8-4) no arranque das “meias” do play-off e numa tarde de inspiração do camisola 77.
A equipa de hóquei do FC Porto entrou com o patim direito na segunda fase do play-off do campeonato nacional. No primeiro jogo das meias-finais, decididas à melhor de cinco, os portistas receberam e venceram o Óquei de Barcelos por 8-4 - com uns impressionantes sete golos de Gonçalo Alves - e colocaram-se em vantagem na eliminatória que dá aceso à decisão. Do outro lado do quadro, Sporting e Benfica discutem outro lugar na final.
Com uma semana de descanso desde a vitória em Tomar nos “quartos”, os atletas azuis e brancos tinham pela frente um desafio de grandes proporções, já que, nos últimos nove confrontos diretos, a formação da Invicta havia vencido apenas três no tempo regulamentar e os barcelenses levaram à melhor noutras tantas ocasiões. Indiferentes a isso, os Dragões apresentaram-se decididos perante um opositor duro de roer. De penálti, Gonçalo Alves inaugurou o marcador do Dragão Arena e, da mesma marca, Luís Querido repôs a igualdade. Álvaro Morais consumou a reviravolta antes de o grande artilheiro português levar tudo à frente. No regresso para a etapa complementar, Gonçalo manteve a veia goleadora e marcou mais cinco(!): um de penálti e quatro de livre direto. Os forasteiros reduziram novamente por Álvaro Morais e João Guimarães, mas a tarde era mesmo do camisola 77 azul e branco, que teve a ajuda de Xavi Barroso a três segundos da buzina (8-4).
O segundo jogo está agendado para as 21h30 do próximo sábado, dia 4 de junho, no Municipal de Barcelos.
FICHA DE JOGO
FC PORTO-ÓQUEI DE BARCELOS, 8-4
Campeonato Nacional, Play-off, meias-finais, Jogo 1
28 de maio de 2022
Dragão Arena
Árbitros: João Duarte e Miguel Guilherme
FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Xavier Barroso, Rafa, Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Reinaldo García (cap.), Telmo Pinto, Ezequiel Mena e Carlitos Ramos
Treinador: Ricardo Ares
ÓQUEI DE BARCELOS: Constantino Acevedo (g.r.), Luís Querido (cap.), André Centeno, Danilo Rampulla e Miguel Rocha
Suplentes: Bruno Ferreira (g.r.), Darío Giménez, Zé Pedro Pereira, Álvaro Morais, João Guimarães, André Centeno e Miguel Rocha
Treinador: Rui Neto
Ao intervalo: 2-2
Marcadores: Gonçalo Alves (13m, 23m, 25m, 27m, 31m, 33m, 41m), Luís Querido (15m), Álvaro Morais (19m e 37m), João Guimarães (48m) e Xavier Barroso (50m).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220528-pt-goncalo-vezes-sete
F.C. do Porto Veteranos: F.C. do Porto 5 vs Gil Vicente 1 - Duelo de veteranos entre FC Porto e Gil Vicente, marcou o início de um fim de semana azul e branco no Estádio do Dragão.
Duelo de veteranos entre FC Porto e Gil Vicente (5-1) marcou o início de um fim de semana azul e branco no Estádio do Dragão.
O Estádio do Dragão abriu portas aos sócios e adeptos do FC Porto para um fim de semana recheado de atividades. Depois de ter acolhido um treino muito concorrido com a presença de jovens entre os 3 e os 12 anos, o relvado do anfiteatro da Invicta foi palco de um embate entre o FC Porto Vintage e os veteranos do Gil Vicente que terminou 5-1 com golos de Pena (2m e 27m), Bruno Moraes (58m e 67m) e Nicolay (72m).
Orientados por Baltasar Morais, os Dragões entraram de início com Bruno Vale, João Pinto, Ricardo Carvalho, Ricardo Silva, Ricardo Costa, Bandeirinha, Pedro Mendes, Paulo Assunção, Pena, Deco e Rubens Júnior. No banco de suplentes figuravam nomes como os de Rui Correia, Cintra, Kalica, Nicolay, Paulo Pereira, Marco António, Joca, Gaspar, Bock, Miranda, Bruno Moraes ou André.
Entre as 14h30 e as 18h30 deste sábado haverá nova oportunidade para os mais pequenos se recriarem com bola dentro das quatro linhas do Estádio do Dragão junto de técnicos do clube. Às 15 e às 17 horas, o Super Treino Little Dragons dividirá em dois turnos os atletas da Dragon Force.
O fim de semana encerrará às 19h30 de domingo com o Football Fitness. Antes disso ainda terão lugar muitas iniciativas que proporcionarão a oportunidade a centenas de jovens Dragões de pisarem o palco de todos os sonhos azuis e brancos. Para conhecer o programa das festas, basta seguir esta ligação.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220528-pt-dragao-vintage-por-um-dia
F.C. do Porto Andebol: Águas Santas 18 vs F.C. do Porto 34 - O FC Porto foi vencer a casa do Águas Santas e confirmou a conquista do 23.º título nacional.
O FC Porto foi vencer a casa do Águas Santas, por 34-18, e confirmou a conquista do 23.º título nacional.
O FC Porto sagrou-se nesta sexta-feira Tricampeão nacional de andebol ao triunfar no reduto do Águas Santas, por 34-18, na 29.ª e penúltima jornada do campeonato. O 23.º título de campeão da história do andebol portista está assim carimbado a uma ronda do fim do Andebol 1, no qual o FC Porto soma 85 pontos, mais cinco do que o Benfica e mais seis do que o Sporting, que tem menos um encontro disputado.
O jogo até começou num ritmo bem elevado e com as pontarias afinadas, mas a história só se conta assim até António Campos e Nikola Mitrevski entrarem em cena, pois em muito se deve aos dois guarda-redes o 13-9 favorável ao FC Porto que se registava ao intervalo. A etapa complementar apenas acentuou a diferença entre as duas equipas e confirmou o mais do que merecido título nacional para o FC Porto, indiscutivelmente a melhor equipa do início ao fim do campeonato. Curiosamente, nos últimos oito títulos ganhos pelos Dragões, quatro foram carimbados frente ao Águas Santas, um adversário talismã para os azuis e brancos nos momentos decisivos. Diogo Branquinho (8 golos) foi o melhor marcador portista na Maia.
O FC Porto volta a entrar em campo no dia 4 de junho (sábado), às 18h00 (FC Porto TV/Porto Canal), no Pavilhão do Funchal, frente ao Madeira SAD, em jogo da 30.ª e última jornada do Andebol 1.
FICHA DE JOGO
ÁGUAS SANTAS-FC PORTO, 18-34
Andebol 1, 29.ª jornada
27 de maio de 2022
Pavilhão do Águas Santas
Árbitros: Vânia Sá e Marta Sá
ÁGUAS SANTAS: António Campos e Miguel Loureiro (g.r.); Fábio Teixeira (2), Ricardo Mourão, Pedro Seabra (2), José Barbosa (1), Mário Lourenço (6), Carlos Santos, Francisco Fontes (2), Miguel Carvalho, João Gomes (2), Rafael Azevedo, Nuno Gonçalves e Miguel Baptista (3)
Treinador: Ricardo Moreira
FC PORTO: Nikola Mitrevski, Sebastian Frandsen e Diogo Rêma (g.r.); Pedro Valdés (3), Victor Iturriza (5), Pedro Cruz (1), Diogo Oliveira (2), Djibril M’Bengue (3), Rui Silva (3), Daymaro Salina (1), Leonel Fernandes, Diogo Branquinho (8), António Areia (1), Miguel Alves (4), Jesus Hurtado (2) e Fábio Magalhães (1)
Treinador: Magnus Andersson
Ao intervalo: 9-13» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220527-pt-deixem-passar-os-tricampeoes
27/05/22
Amarante Literatura - Apresentação do livro "Os Contos de Miguel Torga: Natal e um roubo", de Jorge Marinho, no Auditório da Casa da Granja!
F.C. do Porto Atletas Internacionais - O FC Porto anunciou a contratação de Anhá Candé, avançado de 14 anos.
O FC Porto anunciou a contratação de Anhá Candé, avançado de 14 anos.
O atacante da Guiné-Bissau, que foi associado a Benfica e Sporting, chega aos dragões proveniente do Real Massamá e é visto como um jogador promissor.
Anhá Candé vai, ao que tudo indica, integrar os juvenis do FC Porto.» in https://maisfutebol.iol.pt/fc-porto/liga/fc-porto-contrata-avancado-de-14-anos
F.C. do Porto Basquetebol: Sporting C.P. 80 vs F.C. do Porto 95 - FC Porto bateu o Sporting e seguiu para a final do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol.
FC Porto bateu o Sporting (95-80) e seguiu para a final do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol.
O FC Porto está na final do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol. Os Dragões venceram o Sporting (95-80) e fecharam com margem máxima (3-0) a eliminatória frente aos lisboetas. Segue-se o Benfica na derradeira série do campeonato. Charlon Kloof, com 23 pontos, foi o melhor marcador portista no encontro.
Apesar de uma entrada de rompante portista, que valeu uma vantagem máxima no encontro de dez pontos (12-2), reduzida apenas para nove a meio do primeiro período (17-8), a falta de eficácia na segunda metade do primeiro quarto – o FC Porto só voltou a marcar a 50 segundos do final dos primeiros dez minutos – valeu um empate à saída do período inaugural (20-20). Maior assertividade, determinação e combatividade perto do cesto, com grande destaque para a superioridade nos ressaltos ofensivos, garantiram aos Dragões uma vantagem de oito pontos ao intervalo amealhada durante o segundo período (46-38). Charlon Kloof vinha sendo o homem em claro destaque ao apontar 16 pontos na primeira parte.
No início da segunda parte, o FC Porto voltou a ser mais competente em ambas as partes do campo e chegou a liderar por 13 pontos, mas uma resposta adversária já nos últimos minutos do terceiro quarto ditou apenas um ponto de adiantamento no período para os Dragões, nove no placar (62-53). No derradeiro período, as pernas não tremeram, os braços não falharam, a determinação não faltou e o FC Porto, convincentemente, venceu o terceiro de quatro quartos no encontro, tendo triunfado em Lisboa (95-80) e garantido um lugar na final do campeonato com margem máxima na eliminatória (3-0).
FICHA DE JOGO
SPORTING-FC PORTO, 80-95
Liga Portuguesa de Basquetebol, Playoffs, meias-finais, jogo 3
26 de maio de 2022
Dragão Arena
Árbitros: Luís Lopes e Paulo Marques
SPORTING: Travante Williams (10), Justin Tuoyo (1), Seydougou Santis, Diogo Ventura (17) e João Fernandes (8)
Suplentes: Shakir Smith (25), António Monteiro (10), Daniel Relvão, Afonso Guedes, Diogo Araújo (2), Joshua Patton (7) e Daniel Machado
Treinador: Luís Magalhães
FC PORTO: Charlon Kloof (23), Vlad Voytso (13), Brad Tinsley (5), Jonathan Arledge (12) e Mike Morrison (6)
Suplentes: Rashard Odomes (10), João Torrie, Francisco Amarante (4), Miguel Queiroz (15), João Soares (7) e Miguel Correia
Treinador: Moncho López
Ao intervalo: 38-46
Parciais: 20-20; 18-26; 15-16; 27-33» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220526-pt-o-azul-e-branco-continua-a-dominar-na-capital
26/05/22
Europeu de Sub-17: Portugal 2 vs Espanha 1 - França será a adversária de Portugal na final do Europeu da categoria que está a decorrer em Israel.
França será a adversária de Portugal na final do Europeu da categoria que está a decorrer em Israel.
A seleção portuguesa de futebol de sub-17 qualificou-se hoje para as meias-finais do Europeu da categoria de 2022, marcando encontro com a França, ao bater a Espanha por 2-1, no último jogo dos ‘quartos’, em Netanya, Israel.
Afonso Moreira, aos nove minutos, e Dinis Rodrigues, aos 63, de grande penalidade, marcaram os golos da formação das ‘quinas’, enquanto Javier Boñar faturou, aos 17, para os espanhóis, recordista de troféus, com nove.
Portugal soma seis títulos no Europeu de sub-17, em 1989, 1995, 1996, 2000, 2003 e 2016 - os primeiros quatro quando o escalão ainda era sub-16 -, sendo o segundo colocado do ‘ranking’, enquanto a França conta dois (2004 e 2015).» in https://desporto.sapo.pt/futebol/euro-sub-17/artigos/portugal-vence-a-espanha-e-esta-nas-meias-finais-do-europeu-de-sub-17
Escola Secundária de Amarante - O meu Amigo, Armando Meireles, sempre a surpreender a nossa Comunidade Educativa, com Arte...
Ambiente e Ecologia - Adeus alumínio, olá fibras: Tetra Pak entra em nova fase na produção de embalagem sustentável
A camada de alumínio encontrada nas embalagens de cartão para alimentos convencionais, produzidas pela Tetra Pak, vai deixar de existir. A marca entra agora numa nova fase, onde procura substituir este material por uma solução à base de fibras da indústria. Em causa está o impacto que esta barreira tem no ambiente, já que contribuiu para um terço das emissões de gases com efeito de estufa ligadas aos materiais de base utilizados na produção destas embalagens.
Nos últimos 15 meses a marca realizou uma validação tecnológica comercial no Japão, onde utilizou uma solução baseada em polímeros para substituir a camada de alumínio. O estudo ajudou a compreender as implicações da cadeia de valor que surgem ao substituir esta por outra alternativa, assim como a quantificar o impacto desta modificação na redução da pegada de carbono. Os resultados demonstraram que a alternativa fornece uma proteção adequada contra o oxigénio nos sumos naturais, ao mesmo tempo que contribui para o aumento das taxas de reciclagem.
O objetivo da multinacional é conseguir desenvolver uma embalagem asséptica totalmente renovável, reciclável e neutra em carbono.
“Os primeiros resultados sugerem que a embalagem com uma camada à base de fibras oferecerá uma redução substancial de CO2 [dióxido de carbono], quando comparada com as embalagens assépticas tradicionais, bem como um prazo de validade e propriedades de proteção alimentar equivalentes”, afirma Gilles Tisserand, Vice President Climate & Biodiversity da Tetra Pak. “Este conceito tem um potencial claro para efetivar uma economia circular com baixas emissões de carbono.”» in https://greensavers.sapo.pt/adeus-aluminio-ola-fibras-tetra-pak-entra-em-nova-fase-na-producao-de-embalagem-sustentavel/
25/05/22
Vila de Baião - Resquícios de uma comunidade agrícola, na freguesia de Telões em Baião.
(Uma aldeia de passado agrícola bem por cima da Estrada Nacional n.º 101 em telões, na Vila de Baião)
F.C. do Porto Atletas Internacionais - O nigeriano fez grande parte da formação no país natal, repartindo-a entre os Googland Rangers e os Remo Stars, antes de, em meados de 2018, chegar a Portugal para ingressar nos juniores do Feirense.
Avançado internacional nigeriano chega emprestado com opção de compra.
Abraham Marcus é o primeiro reforço do FC Porto B para nova época. O extremo de 22 anos ingressa no clube azul e branco proveniente dos polacos do Radomiak Radom, a quem esteve cedido pelo Portimonense, e rubrica um contrato por empréstimo de um ano com opção de compra. O nigeriano fez grande parte da formação no país natal, repartindo-a entre os Googland Rangers e os Remo Stars, antes de, em meados de 2018, chegar a Portugal para ingressar nos juniores do Feirense.
Ao serviço do emblema de Santa Maria da Feira subiu rapidamente aos sub-23 e, pouco depois, ao plantel principal. Na campanha 2020/21 com as cores dos fogaceiros assinou onze golos e duas assistências na Segunda Liga e na Taça de Portugal. As boas exibições valeram-lhe a chamada à seleção principal nigeriana e uma transferência para Portimão, onde se estreou no principal escalão após nova experiência na Liga Revelação.
Nas primeiras declarações de Dragão ao peito, o novo dono da camisola 98 mostrou-se “muito entusiasmado” e “muito feliz” por chegar a “um bom sítio” que lhe permitirá demonstrar toda a sua “qualidade”. “Espero dar o meu melhor aqui”, acrescentou o atleta de 1,78 metros que promete “tentar marcar mais golos” e dar “sempre o máximo em prol da equipa”.
FC Porto exige o máximo
“Estou muito entusiasmado por fazer parte deste clube. O FC Porto é um bom sítio para se estar e espero dar o meu melhor aqui.”
A cara nova de um velho conhecido
“Defrontei o FC Porto B na Segunda Liga, por isso estou muito feliz por poder representar o clube. Espero fazer uma boa temporada.”
Uma aposta para justificar
“Sou um jogador com qualidade, tenciono demonstrá-lo em campo e mostrar por que é que o FC Porto apostou em mim.”
Faturar para ajudar o coletivo
“Vou tentar marcar mais golos esta época e darei sempre o máximo em prol da equipa.”
O apelo aos adeptos
“Estou aqui para me juntar a vocês e conto com o vosso apoio este ano.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220525-pt-abraham-marcus-reforca-o-fc-porto-b
24/05/22
F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 74 vs Sporting C.P. 71 - A equipa de basquetebol do FC Porto está à distância mínima de repetir a presença na final da Liga.
FC Porto tornou a bater o Sporting (74-71) no jogo 2 das meias-finais da Liga de basquetebol.
A equipa de basquetebol do FC Porto está à distância mínima de repetir a presença na final da Liga. No segundo jogo das “meias” frente ao Sporting, os azuis e brancos repetiram o resultado do passado domingo no Dragão Arena, receberam e venceram os lisboetas por 74-71 e fizeram o 2-0 na série. Em caso de vitória num dos próximos jogos em Alvalade, os Dragões marcam imediatamente encontro com o Benfica ou Oliveirense na decisão do título nacional.
A turma de Moncho López até começou por apresentar uma defesa agressiva, capaz de retirar muito do tempo de ataque adversário e de contestar boa parte dos lançamentos às armas ofensivas visitantes. Só que a situação do outro lado do campo era muito diferente: o ataque demorou a carburar e, até à explosão de Francisco Amarante, a produtividade portista era bastante reduzida. Com a equipa a perder por sete, o base/extremo internacional português assumiu as rédeas e, saído do banco, assinou uns impressionantes 15 pontos na etapa inaugural que levaram o FC Porto a vencer para as cabines (34-32).
No regresso dos balneários a situação descontrolou-se. João Fernandes e António Monteiro foram expulsos - este último saiu para os balneários a fazer gestos obscenos na direção dos adeptos da casa -, e Rashard Odomes fez-lhes companhia depois ter estado envolvido na altercação. Entretanto, no jogo jogado, o FC Porto continuava a revelar-se superior a um Sporting muito pujante no jogo falado. Na ausência de Odomes, a grande figura do jogo um, Charlon Kloof, Brad Tinsley e Jonathan Arledge chegaram-se à frente e comandaram a fuga azul e branca no marcador para frustração dos forasteiros - que viriam a perder Travante Williams por acumulação de faltas quando somava 28 dos 64 pontos dos alfacinhas. Um triplo de Shakir Smith perto da buzina ainda deu esperanças aos sportinguistas, mas Kloof não tremeu da linha de lance livre e fechou o resultado em ???.
A série muda-se agora para a capital onde, já esta quinta-feira (19h30, Sporting TV), terá lugar o terceiro jogo.
FICHA DE JOGO
FC PORTO-SPORTING, 74-71
Liga Portuguesa de Basquetebol, Playoffs, meias-finais, jogo 2
24 de maio de 2022
Dragão Arena
Árbitros: Sérgio Silva, Nuno Monteiro e Bruno Maciel
FC PORTO: Charlon Kloof (13), Vlad Voytso (2), Rashard Odomes (2), Jonathan Arledge (13) e Mike Morrison (5)
Suplentes: João Torrie, Brad Tinsley (11), Francisco Amarante (19), Miguel Queiroz (6), Tiago Almeida, João Soares (3) e Miguel Correia
Treinador: Moncho López
SPORTING: Travante Williams (28), Seydougou Santis (3), Diogo Ventura (4), João Fernandes (3) e Joshua Patton (5)
Suplentes: Miguel Cardoso (3), Shakir Smith (14), Justin Tuoyo (6), António Monteiro, Daniel Relvão, Diogo Araújo (5) e Daniel Machado
Treinador: Luís Magalhães
Ao intervalo: 34-32
Parciais: 14-18; 20-14; 25-19; 14-20» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220524-pt-so-mais-uma
Arte Cinema - Portugal tem sido, cada vez mais, escolhido como cenário de gravações de várias produções de Hollywood, que prometem trazer milhões de euros.
Portugal tem sido, cada vez mais, escolhido como cenário de gravações de várias produções de Hollywood, que prometem trazer milhões de euros.
Uma parte das gravações do filme ‘Velocidade Furiosa 10′ vai ser rodada em Portugal. Estradas de montanha e o IP5, em Viseu, deverão ser palco de algumas das cenas que vão passar pelo norte e centro do país, mas também por Lisboa.
O recente anúncio faz parte de um movimento crescente em que se assiste à indústria de Hollywood a apostar em Portugal como cenário dos seus filmes.
A famosa saga ‘Velocidade Furiosa’ não é um exemplo inédito de gravações em Portugal. ‘La Casa de Papel’, ‘Color Out of Space’, ‘Damsel’ e ‘House of the Dragon’ — a presequela da série ‘A Guerra dos Tronos’ — são apenas alguns casos recentes.
Ao Correio da Manhã, a Portugal Film Comission (PFC) diz que a tendência é “crescente”, sendo que a indústria cinematográfica “pode vir a trazer milhões de euros” para Portugal nos próximos anos. Por enquanto, não há estimativas de valores.
A diretora executiva da PFC, Sandra Neves, explica que o fenómeno prende-se com o “gigantesco potencial dos cenários”, os incentivos criados em 2018 com o Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema e o surgimento da própria comissão.
O programa Cash Rebate, um dos mais atrativos da Europa, oferece bonificações e vantagens às produtoras que escolham Portugal como pano de fundo para os seus trabalhos.
“O retorno pode ser imediato e direto – hoteleira, alimentação, serviços, contratação de técnicos e aluguer de equipamentos e material audiovisual mas também indireto, porque depois das estreias vêm os fãs, curiosos por conhecer os cenários de gravações”, diz Sandra Neves ao Correio da Manhã.
Sofia Noronha, da produtora Sagesse Productions que está envolvida nas gravações do ‘Velocidade Furiosa 10’, diz que estão envolvidas 600 a 700 pessoas, entre profissionais portugueses e estrangeiros.
“Este tipo de produções abrange vários setores, carpintaria, construção, maquinaria, guarda-roupa, pequenos negócios, é uma área bastante completa”, apontou Sofia Noronha em declarações à Lusa.
Sofia Noronha repara que este tipo de produções de grande orçamento têm “um enorme impacto economicamente, porque é investimento direto no país”.» in https://zap.aeiou.pt/hollywood-milhoes-euros-portugal-480522
F.C. do Porto Desporto Adaptado - A equipa de natação adaptada do FC Porto arrecadou 111 medalhas – 65 de ouro, 26 de prata e 10 de bronze – participou no Campeonato Regional de Verão de Natação Adaptada, que decorreu na Piscina Municipal Rota dos Móveis, em Recarei (Paredes).
André Silva atingiu quatro recordes nacionais.
A equipa de natação adaptada do FC Porto arrecadou 111 medalhas – 65 de ouro, 26 de prata e 10 de bronze – participou no Campeonato Regional de Verão de Natação Adaptada, que decorreu na Piscina Municipal Rota dos Móveis, em Recarei (Paredes).
Para além das inúmeras medalhas, dos recordes pessoais e da obtenção de mais TAC’s (tempos de aferição aos campeonatos nacionais), o nadador André Silva registou quatro novos recordes nacionais (200m costas, 50m bruços, 200m bruços e 200m estilos).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220523-pt-nadadores-azuis-e-brancos-alcancam-111-medalhas-no-regional-de-verao
23/05/22
F.C. do Porto Museu - Vencedores da dobradinha entregaram os troféus do campeonato nacional e da Taça de Portugal no Museu.
Vencedores da dobradinha entregaram os troféus do campeonato nacional e da Taça de Portugal no Museu.
Após a conquista da nona dobradinha do clube, o plantel principal do FC Porto entregou os troféus referentes às conquistas do campeonato nacional e da Taça de Portugal a Jorge Nuno Pinto da Costa no Museu. Depois da entrega das taças e do discurso do Presidente, que evocou Fernando Pessoa para frisar que “não sendo nada, mas tendo na cabeça todos os sonhos do mundo”, sonhou ter “este grupo fantástico” e que fez questão de lembrar que a próxima sexta-feira marca o aniversário do acordo “sem papel e caneta” com Sérgio Conceição, que “ainda dura e durará”, todos os elementos assinaram um livro de honra, como tem sido habitual, e alguns prestaram declarações exclusivas ao Porto Canal/FC Porto TV.
Jorge Nuno Pinto da Costa
“Meus queridos campeões, não é fácil não me repetir, tantas são as vezes que aqui vimos, felizmente, para uma cerimónia de entrega de Taças. Hoje estava a pensar como conseguimos estes êxitos em períodos tão difíceis como os que vivemos. Veio-me à memória um poema de Fernando Pessoa que principia assim: ‘Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo’. Este início de uma poesia lindíssima representa o que eu tenho conseguido trazer, juntamente com todos, para o FC Porto. Não sendo nada, mas tendo na cabeça todos os sonhos do mundo, sonhei ter comigo este grupo fantástico. No próximo dia 27 de maio, vai fazer, para além da conquista da Taça dos Campeões Europeus, que foi o primeiro ponto alto do FC Porto, anos que eu e o Sérgio Conceição, sem papel e caneta, assinámos um compromisso que ainda dura e durará. É esse princípio que tenho de sabendo que não valho nada, mas que tenho na cabeça todos os sonhos do mundo, que me faz procurar ter junto de mim os melhores, aqueles que podem concretizar os sonhos que tenho na cabeça, os anseios dos milhares de pessoas que, ainda ontem em Lisboa, transformaram um estádio que de bonito já tem pouco numa beleza azul e branca como nunca tinha visto. Estou muito grato a todos os que compuseram este grupo, à minha direção, ao staff técnico, aos jogadores, dizer-lhes que é isso que continuo a ter nos meus sonhos, na minha cabeça. Se todos quisermos e estivermos unidos como estivemos em todos os momentos este ano, viremos aqui muitas vezes. Comigo ou sem mim, serão campeões muitas mais vezes. Muito obrigado a todos, muitas felicidades e boas férias”.
Vitinha
“Tem um significado muito especial vindo de um portista que sonhou em estar na equipa principal e logrou esse feito. Este grupo de trabalho merece estes dois títulos, foram muitos sacrifícios, muitos dias de trabalho, felizmente conseguimos esta dobradinha, o que é muito bom. Espero que um dia a minha filha olhe para estes feitos e se orgulhe do pai, que veja as fotos que tenho com ela no relvado. Foi um ano muito bom a nível pessoal, com o nascimento da minha filha, e adicionar estes sucessos a nível profissional é um sonho cumprido e quero continuar. Vamos festejar hoje e amanhã ainda, depois começa-se a pensar no futuro”.
Nélson Puga
“Uma temporada que nos levou à exaustão, envolveu o esforço de toda a gente e só com o espírito coletivo de todos, a entreajuda e o envolvimento de todos, mesmo das nossas famílias e de todos os que nos ajudam a suportar 24 horas de ligação ininterruptamente, só nos recompensa ver a alegria que as pessoas têm nestas conquistas, e é isso que nos faz mover, saber que temos uma equipa que trabalha com o objetivo de dar uma alegria imensa às pessoas”.
Otávio
“Entrar na história do clube é sempre muito bom, queremos voltar todos os anos, estou muito feliz por mais uma dobradinha e queremos pensar na próxima época para voltarmos ao Museu. Queremos ver o que erramos para conquistarmos mais. Às vezes os pormenores saem, mérito para o Mehdi por ter feito o golo, senão a assistência não valia de nada. Durante toda a época, os adeptos acompanharam-nos a todo o lado, ontem foi incrível, a entrada já para o aquecimento com o estádio todo azul e branco estava lindo. Damos a vida pelo clube e pelos adeptos e deu tudo certo”.
Cláudio Ramos
“É o sentimento de ver o trabalho árduo de uma época ser recompensado. Agora é descansar para voltarmos na próxima época na máxima força. O futebol é um desporto coletivo e há responsabilidades diferentes, há jogadores que têm responsabilidades dentro da equipa que não são visíveis e esse foi um papel que desempenhei mais este ano. Não é fácil não jogar, mas quando o grupo é bom torna-se mais fácil e entrar no Dragão cheio com o meu filho foi uma das melhores coisas que me aconteceu na carreira. Este grupo é espetacular por tudo o que fizemos, que sofremos juntos e por estas taças que deixamos no Museu. Agora é desfrutar das férias e o futuro logo virá”.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220523-pt-tendo-na-cabeca-todos-os-sonhos-do-mundo-sonhei-ter-este-grupo-fantastico