20/05/22

Arte Pintura - Esta quarta-feira, a pintura “Nu de um jovem rodeado por duas figuras” arrecadou, num leilão da Christie’s, em Paris, o valor recorde de mais de 23 milhões de euros.


«Desenho de Michelangelo leiloado por 23 milhões de euros

O desenho de Michelangelo “Nu de um jovem rodeado por duas figuras”, do século XV, foi vendido em leilão por 23 milhões de euros.

Esta quarta-feira, a pintura “Nu de um jovem rodeado por duas figuras” arrecadou, num leilão da Christie’s, em Paris, o valor recorde de mais de 23 milhões de euros.

A obra representa um homem nu com outras duas figuras de fundo e data do final do século XV. Segundo o Público, o preço de venda é o mais elevado de sempre de uma obra do artista renascentista italiano.

Em 1907, o desenho foi vendido num leilão no Hotel Drouot, em Paris, e estava identificado simplesmente como tendo sido produzido pela escola de Miguel Ângelo. Mais de um século depois, em 2019, durante o inventário de uma coleção privada, foi atribuído a Michelangelo e declarado “tesouro nacional” pelo Estado Francês.

A designação foi retirada para que pudesse ser vendido na quarta-feira, em Paris.

A figura central da pintura é o “Baptismo dos Neófitos”, um fresco de Masaccio, datado de 1425 e pintado na Igreja de Santa Maria del Carmine, em Florença.

O fresco mostra São Pedro a batizar convertidos à fé cristã. Michelangelo concentrou-se na figura de um deles, um homem despido e com os braços em cruz.

Helene Rihal, diretora do departamento de desenhos antigos da Christie’s, referiu que existem, atualmente, “menos de 10 desenhos de Michelangelo em mãos privadas”.

Os especialistas acreditam que o desenho recentemente leiloado é uma das primeiras obras do artista, datado do final do século XV. “Este desenho é uma das descobertas mais emocionantes feitas no campo dos desenhos dos Velhos Mestres desde há muito tempo”, disse Stijn Alsteens, chefe internacional da Christie’s, à CNN.» in https://zap.aeiou.pt/desenho-de-michelangelo-23-milhoes-479950

#Michelangelo    #desenho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover