14/05/22

Zoologia - Existem dois polos no mundo, o Polo Norte e o Polo Sul, e ainda que pareçam idênticos devido às temperaturas negativas e à grande quantidade de gelo, não são.


«Norte ou Sul? Afinal onde vivem os ursos polares e os pinguins?

Existem dois polos no mundo, o Polo Norte e o Polo Sul, e ainda que pareçam idênticos devido às temperaturas negativas e à grande quantidade de gelo, não são.

A Antártida situa-se no Hemisfério Sul e é o continente mais frio do mundo, tendo cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados. Quanto ao Ártico, situa-se no Hemisfério Norte, e sendo praticamente composto por calotas polares e gelo, não é considerado um continente. É a região onde se encontram o Circulo Polar Ártico e o Oceano Ártico, e onde se incluem parte dos países dos Estados Unidos (Alasca), do Canadá, da Rússia, da Dinamarca (Gronelândia) e da Península Escandinava.

Apesar de ambos servirem de habitat para diferentes espécies, não têm os mesmos animais – é comum achar-se que sim, mas não passa de um mito. Os ursos polares vivem unicamente no Ártico, ou seja, na região do Polo Norte, e os pinguins (como as espécies pinguim-imperador e pinguim-de-adélia) vivem na Antártida, na região do Polo Sul.

Outras espécies que também se pode encontrar em torno destas regiões são, a Foca de weddell, o Krill antártico e a Foca leopardo (Antártida), e o Lobo do ártico, a Baleia branca e a Raposa do ártico (Ártico).» in https://greensavers.sapo.pt/mitos-afinal-onde-vivem-os-ursos-polares-e-os-pinguins/

(Animais do Ártico e da Antártida.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover