29/05/22

Cidade de Marco de Canavezes - Marco de Canaveses inaugurou este mês dois novos trilhos: o Trilho de Portocarreiro, com uma extensão de 16 quilómetros e o percurso Caminhos do Zé do Telhado, com uma extensão de 12 quilómetros.


«MARCO DE CANAVESES TEM DOIS NOVOS TRILHOS PARA DESCOBRIR O CONCELHO A CAMINHAR

Marco de Canaveses inaugurou este mês dois novos trilhos: o Trilho de Portocarreiro, com uma extensão de 16 quilómetros e o percurso Caminhos do Zé do Telhado, com uma extensão de 12 quilómetros.

A 22 de agosto, Marco de Canaveses inaugurou o PR8 - Trilhos de Portocarreiro, uma pequena rota circular com 16 quilómetros, que permite usufruir das belas paisagens, da natureza e do património arquitetónico e cultural da freguesia de Vila Boa de Quires.

Ao longo deste percurso é possível visitar a igreja românica de Santo André de Via Boa de Quires, inserida na Rota do Românico, poder apreciar um dos ex libris do concelho, a fachada barroca das Obras do Fidalgo, além de percorrer os antigos caminhos rurais.

Neste trilho, pode-se fazer um pequeno desvio, pela variante do PR para ver a Sepultura dos Quatro Irmãos, sendo que o trilho continua por caminhos rurais e tranquilos, com vista para o rio Tâmega, em direção à ribeira de Castro, até alcançar uma ponte de madeira. Prosseguindo paralelo ao curso de água encontra-se uma cascata, num recanto de inegável beleza. O trilho prossegue em direção a Maureles, passando por vários pontos de interesse como a igreja Paroquial de Santa Maria de Maureles, o Pelourinho de Portocarreiro e a Capela Senhora do Pilar, entre outros

Inaugurado no dia 29 de agosto, o PR9 - Caminhos do Zé do Telhado, na freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, é pequena rota circular com aproximadamente 12 quilómetros, que permite usufruir das belas paisagens do rio Douro e conhecer um pouco da história do Marco de Canaveses e em particular da freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo.

Remete-nos para tempos conturbados e à figura do Zé Telhado, que lhe dá o mote. O percurso passa na Barragem do Carrapatelo e junto à Casa do Carrapatelo, percorrendo um conjunto de caminhos rurais onde a proximidade ao rio Douro é constante. O trilho passa por diversos pontos de interesse como a Casa da Avelosa, Quinta da Azenha, Penedo dos Amores e Casa da Cardia.» in https://viagens.sapo.pt/viajar/noticias-viajar/artigos/marco-de-canaveses-tem-dois-novos-trilhos-para-descobrir-o-concelho-a-caminhar

(Centro da Memória: Zé do Telhado no Marco de Canaveses)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover