07/05/22

Liga Portugal 2: Penafiel 1 vs F.C. do Porto B 2 - A equipa B do FC Porto esteve quase 70 minutos empatada, menos de dois a perder e apenas um (do tempo regulamentar) a vencer, mas acabou mesmo por sair do Municipal 25 de Abril com três pontos.


«REVIRAVOLTA NO 25 DE ABRIL 
7 DE MAIO DE 2022 12:57

FC Porto B venceu em Penafiel (1-2) e subiu à metade cimeira da Segunda Liga.

A equipa B do FC Porto esteve quase 70 minutos empatada, menos de dois a perder e apenas um (do tempo regulamentar) a vencer, mas acabou mesmo por sair do Municipal 25 de Abril com três pontos fruto de um triunfo inteiramente justo e muito saboroso diante do emblema local (1-2). Frente ao Penafiel, dono de um dos plantéis mais recheados de qualidade na Liga Portugal 2, os jovens Dragões até entraram bem, mas foram perdendo fôlego e o golo sofrido parecia fazer antever o pior, contudo a turma da Invicta refrescou as ideias, reagrupou e consumou uma remontada que a faz ascender até ao décimo posto com 42 pontos, menos seis do que o adversário da manhã deste sábado.

Matematicamente garantida a permanência, António Folha apresentou um onze renovado, com cinco alterações e sem alguns dos atletas mais utilizados - como Danny Namaso, Gonçalo Borges, Bernardo Folha ou João Marcelo. A variarem entre um misto de 4-2-3-1 com um esquema de três centrais - no qual os laterais se projetavam e Levi Faustino descaía do setor intermédio para o eixo defensivo, os portistas procuraram garantir o controlo da partida desde cedo e, a partir da meia-hora, começaram a procurar o alvo ao aumentarem a frequência dos disparos. A única oportunidade digna de registo dos 45 minutos inaugurais até foi concretizada pelo próprio Levi para lá da hora, porém o lance viria a ser invalidado devido ao adiantamento de João Peglow na altura do passe para golo anulado, mantendo o nulo à ida para o descanso.

Regressados das cabines com mais remates (2-8), cantos (2-6), bola (42 contra 58 por cento da posse) e muito menos faltas (8-2), a produção ofensiva azul e branca decresceu e foi com naturalidade que surgiu uma dupla alteração à entrada para o último terço da contenda (Ejaita Ifoni por Varela e Léo Borges por Vasco Sousa) a que se sucedeu, quase de imediato, o golo duriense: Leandro atirou ao poste e, perante a passividade da defesa portista, abriu a contagem na recarga (1-0). A resposta foi igualmente célere: primeiro um grande remate longo e cruzado de Diogo Ressurreição só foi desviado pela trave e, depois, Zé Pedro cabeceou para o fundo das redes da casa após canto sobre a direita (1-1). Já para lá dos 80, Ivan Cardoso rendeu Francisco Meixedo na baliza dos Dragões e somou os primeiros minutos da temporada. Em cima dos 90, a combinação entre os recém-entrados Léo Borges e Ejaita não podia ter saído melhor e o maior artilheiro do último Moçambola consumou a reviravolta no marcador (1-2).

“Falta-nos um jogo e tínhamos nove jogadores à bica em sequências de cartões. Se por acaso isso acontecesse, e levássemos bastantes amarelos, esse jogo até podia ficar em risco por causa da regra dos atletas formados localmente. Tentámos gerir da melhor forma a equipa, tentando fazer um jogo competitivo e ganhá-lo, como sempre nesta casa. Estes jogadores deram uma boa resposta, fizeram um bom jogo, quiseram muito ganhar e estão de parabéns por terem conseguido. Isto demonstra muito trabalho dos jogadores, eles têm de perceber que aqui não há tempo para descansar nem facilitar. Comigo à frente do FC Porto B a exigência é máxima, porque sabemos que esta Liga é muito competitiva. Não há tempo para andarmos aqui a fazer que dá, temos de fazer mesmo. Está cada vez mais difícil e vamos tentar continuar a subir de patamar. É isso que eu quero, subir de patamar enquanto equipa, enquanto jogadores, e vamos continuar a lutar muito e cada vez mais, arranjando um leque de jogadores que evoluam para, se ele assim entender, o mister Sérgio Conceição os poder ir chamando e observado para perceber se há aqui qualidade”, declarou António Folha após o apito final.

A fechar a participação na Liga Portugal 2021/22, o FC Porto B recebe o Benfica B no Olival num clássico com data e hora ainda por definir.

FICHA DE JOGO

PENAFIEL-FC PORTO B, 1-2

Liga Portugal 2, 9.ª jornada

7 de maio de 2022

Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel

Árbitro: João Casegas

Assistentes: Fábio Silva e José Mira

Quarto árbitro: Sérgio Guelho

PENAFIEL: Caio Secco; Leandro, Lucas, Gonçalo Loureiro, Simão, David Caiado (cap.), Bruno César, Robinho, Feliz, Édi Semedo e Ronaldo

Substituições: Ronaldo por Roberto (58m), David Caiado por Vasco Braga (58m), Bruno César por Gustavo Henrique (67m), Feliz por Zé Valente (82m) e Édi Semedo por Rui Pedro (83m)

Não utilizados: Filipe, Silvério, Ruca e Pedro Prazeres

Treinador: Filipe Rocha

FC PORTO B: Francisco Meixedo; Tomás Esteves, Levi Faustino, Zé Pedro, Romain Correia, Rodrigo Pinheiro, Mor Ndiaye, Vasco Sousa, Diogo Ressurreição, João Peglow e Varela (cap.)

Substituições: Varela por Ejaita (67m), Vasco Sousa por Léo Borges (67m), Francisco Meixedo por Ivan Cardoso (82m)

Não utilizados: João Marcelo, Rodrigo Fernandes, Sidnei Tavares, Gonçalo Borges e Danny Namaso

Treinador: António Folha

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: Leandro (69m), Zé Pedro (71m) e Ejaita (89m)

Disciplina: cartão amarelo a Simão (53m), Leandro (60m), Roberto (81m), Diogo Ressurreição (84m), Vasco Braga (90m) e Robinho (90+4m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220507-pt-reviravolta-no-25-de-abril

#fcporto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover