30/09/21

F.C. do Porto Andebol - Dínamo de Bucareste 26 vs F.C. do Porto 27 - O Dínamo atirou ao poste no último lance do jogo, mas o FC Porto fez por merecer a vitória em Bucareste.


«DRAGÃO DE EXCELÊNCIA COM DIREITO A ESTRELINHA 
30 DE SETEMBRO DE 2021 19:40

O Dínamo atirou ao poste no último lance do jogo, mas o FC Porto fez por merecer a vitória em Bucareste (27-26).

O FC Porto somou a segunda vitória na Liga dos Campeões ao bater nesta quinta-feira o Dínamo de Bucareste (27-26), na Roménia, em partida referente à terceira jornada do Grupo B.

O coletivo comandado por Magnus Andersson entrou bem no encontro e esteve sempre na frente do marcador ao longo dos 30 minutos iniciais. Com Nikola Mitrevski em excelente plano na baliza portista, os Dragões chegaram ao intervalo a vencer pela margem mínima (15-14). Victor Iturriza, Leonel Fernandes e Fábio Magalhães, todos com quatro golos cada, eram os melhores marcadores azuis e brancos à ida para o descanso.

O segundo tempo não fugiu muito ao que foi o primeiro e também teve maior ascendente dos campeões nacionais, que se mantiveram sempre por cima. À semelhança da etapa inicial, o FC Porto nunca conseguiu disparar verdadeiramente no marcador sempre que chegava aos quatro golos de vantagem. A um minuto do fim e com as duas equipas empatadas a 26, Pedro Cruz colocou os Dragões na frente, mas ainda havia tempo para o último ataque dos romenos.

A história do jogo até ao minuto final escreveu-se a azul e branco, por isso é justo que a sorte tenha protegido a audácia do FC Porto na capital da Roménia: o último remate dos anfitriões esbarrou no poste esquerdo da baliza de Nikola Mitrevski, que ainda tocou na bola. O guarda-redes macedónio foi um gigante na baliza portista e também não é por acaso que esteja intimamente ligado ao lance decisivo. Este FC Porto não engana e continua a afirmar-se semana após semana como uma equipa de topo no andebol europeu.

“Estou muito orgulhoso e muito feliz por esta vitória. Sinceramente, acho que fizemos um jogo muito bom, com momentos fantásticos. A parte final foi difícil, mas fizemos um excelente jogo, ainda que tenhamos desperdiçado boas oportunidades para fechar o jogo mais cedo. O Dínamo conseguiu sempre recuperar e dificultou a nossa tarefa, mas com este resultado não posso não estar feliz. São dois pontos importantes para nós e tenho de dar os parabéns à minha equipa pelo espírito lutador que teve e por nunca ter desistido da vitória. Jogámos um andebol fantástico em alguns momentos”, afirmou o treinador Magnus Andersson após a partida.

O FC Porto volta a entrar em campo no próximo domingo, às 19h00 (FC Porto TV/Porto Canal), no Dragão Arena, frente ao Xico Andebol, em jogo a contar para a terceira jornada do Andebol 1.

FICHA DE JOGO

DÍNAMO DE BUCARESTE-FC PORTO, 26-27

Liga dos Campeões, Grupo B, 3.ª jornada

30 de setembro de 2021

Complexul Sportiv National Sala Polivalenta, em Bucareste (Roménia)

Árbitros: Arthur Brunner e Morad Salah (Suíça)

DÍNAMO DE BUCARESTE: Khalifa Ghedbane e Saeid Heidarirad (g.r.); Dan Racotea, Amine Bannour (2), Kamel Alouini (2), Valentin Ghionea (1), Nicusor Negru (3), Christian Dissinger (2), Alex Pascual (3), Razvan Gavriloaia (3), Raul Nantes (3), Javier Humet (3), Octavian Bizau (2), Mohamed Shebib (1), Robert Militaru e Cedric Sorhaindo (1)

Treinador: Xavier Pascual

FC PORTO: Nikola Mitrevski e Sebastian Frandsen (g.r.); Pedro Valdés, Victor Iturriza (5), Pedro Cruz (2), Diogo Oliveira, Djibril M’Bengue, Rui Silva (2), Daymaro Salina (1), Ivan Sliskovic (2), Leonel Fernandes (4), Diogo Branquinho, Diogo Silva (1), António Areia (1), Miguel Alves (5) e Fábio Magalhães (4)

Treinador: Magnus Andersson

Ao intervalo: 14-15» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210930-pt-dragao-de-excelencia-com-direito-a-estrelinha

Geologia - Depois de uma expedição no mês de Setembro, a montanha tinha 4.807.81 metros de altura – um valor menor do que os 4.808.72 metros medidos há quatro anos.


«Montanha mais alta da Europa encolhe um metro em apenas quatro anos

O fenómeno poderá estar intrinsecamente ligado às alterações climáticas e com os derretimentos dos glaciares.

A montanha mais alta da europa parece estar a encolher. Especialistas franceses dizem terem medido o Monte Branco quase um metro abaixo da sua altura oficial, publicada em 2017.

Depois de uma expedição no mês de Setembro, a montanha tinha 4.807.81 metros de altura – um valor menor do que os 4.808.72 metros medidos há quatro anos.

“Agora cabe aos climatologistas, glaciólogos e outros cientistas analisar todos os dados recolhidos e apresentar todas as teorias para explicar este fenómeno", disseram os especialistas numa conferência de imprensa na cidade de Saint-Gervais-les-Bains, na quarta-feira passada.

Mas ao que parece o Monte Branco tem estado a decrescer há mais de uma década, já que em 2007 a sua altura era 4.810.80 metros. O fenómeno poderá estar intrinsecamente ligado às alterações climáticas e com os derretimentos dos glaciares.» in https://ionline.sapo.pt/artigo/747828/montanha-mais-alta-da-europa-encolhe-um-metro-em-apenas-quatro-anos-?seccao=Mundo_i

(Monte Branco)

Liga dos Campeões - O Manchester United conquistou três pontos valiosos em Old Trafford nesta quarta-feira na segunda rodada da Liga dos Campeões, após derrotar o Villarreal nos últimos instantes com um gol de Cristiano Ronaldo, que permitiu aos 'Red Devils' se vingarem da última final da Liga Europa.


«Manchester United vence Villarreal (2-1) de virada com gol nos acréscimos de CR7

O Manchester United conquistou três pontos valiosos em Old Trafford nesta quarta-feira na segunda rodada da Liga dos Campeões, após derrotar o Villarreal (2-1) nos últimos instantes com um gol de Cristiano Ronaldo, que permitiu aos 'Red Devils' se vingarem da última final da Liga Europa.

Uma boa triangulação no ataque levou Paco Alcácer a abrir o placar para o clube espanhol no início do segundo tempo (minuto 53), mas a alegria durou pouco para a equipa comandada por Unai Emery. Sete minutos depois, o lateral brasileiro Alex Telles empatou com um belo chute.

O astro português Cristiano Ronaldo, que nesta quarta-feira se tornou o jogador com mais partidas na história da Liga dos Campeões (178), levou a torcida ao delírio com um gol de dentro da área nos acréscimos (90 + 5).

A entrada em campo do atacante uruguaio Edinson Cavani, que deu origem ao gol da vitória, a 15 minutos do final, permitiu que os jogadores comandados por Ole Gunnar Solskjaer se recuperassem após duas derrotas consecutivas, na Premier League contra o Aston Villa e na Copa da Liga contra o West Ham.

Villarreal e Manchester United voltaram a se encontrar após a final da última Liga Europa, em que a equipe espanhola venceu por 11 a 10 nos pênaltis, depois que a partida terminou empatada em 1 a 1 nos 120 minutos.

A equipe espanhola se complica na Liga dos Campeões e permanece em último lugar no grupo com um ponto. Os 'Red Devils' somam três na chave F.

No outro jogo da fase de grupos, a Atalanta venceu o Young Boys por 1 a 0, resultado que colocou a 'Dea' na liderança com 4 pontos, contra os 3 dos suíços.» in https://esportes.yahoo.com/noticias/manchester-united-vence-villarreal-2-213300922.html

(Manchester United vs Villarreal 2 1 Extеndеd Hіghlіghts & Goals 2021 HD)

Desporto Corrupção - O ex-presidente do Benfica viu serem-lhe arrestadas, na última sexta-feira, as ações da Benfica SAD e a moradia da família, na margem sul do Tejo.


«Tribunal arresta ações e moradia de Luís Filipe Vieira

O ex-presidente do Benfica viu serem-lhe arrestadas, na última sexta-feira, as ações da Benfica SAD e a moradia da família, na margem sul do Tejo.

Segundo avança o Correio da Manhã, o Tribunal Cível de Lisboa determinou, na última sexta-feira, a pedido do Novo Banco, o arresto das ações de Luís Filipe Vieira na SAD encarnada e a moradia da família, na margem sul do Tejo.

O banco pediu o arresto deste património depois de o ex-presidente do Benfica ter divulgado, no início de setembro, que tinha um comprador para a aquisição desses títulos por 5,9 milhões de euros. Tal como explica o jornal, enquanto estiverem arrestadas, Vieira não pode vender estas ações.

O ex-dirigente das águias possui 753.615 ações, representativas de 3,28% do capital social da Benfica SAD, e informou que tem uma proposta de compra destes títulos de 7,80 euros por ação, acima dos cinco euros que pagou por cada uma.

Na altura, tanto José António dos Santos, empresário conhecido como “Rei dos Frangos”, como o investidor norte-americano John Textor negaram ser os compradores destas ações.

Luís Filipe Vieira foi um dos quatro detidos, no início de julho, numa investigação que envolve negócios suspeitos e financiamentos superiores a 100 milhões de euros, com prejuízos para a SAD do Benfica, Estado e Novo Banco.

Em causa estão suspeitas de crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento.» in https://zap.aeiou.pt/tribunal-arresta-acoes-moradia-luis-filipe-vieira-435299

29/09/21

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 70 vs Keravnos 58 - A equipa de basquetebol do FC Porto carimbou a passagem à final do torneio de qualificação para a FIBA Europe Cup.


«A UM PASSO DA FIBA EUROPE CUP 
29 DE SETEMBRO DE 2021 16:57

FC Porto bateu o Keravnos BC nas “meias” do torneio de qualificação (70-58).

A equipa de basquetebol do FC Porto carimbou a passagem à final do torneio de qualificação para a FIBA Europe Cup. Ao início da tarde desta quarta-feira, na Estónia, os comandados de Moncho López venceram os cipriotas do Keravnos BC por 70-58 na primeira meia-final da prova. A dupla de bases composta por Charlon Kloof (10 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências) e Max Landis (17 pontos) esteve em particular destaque, tal como os gigantes Rashard Odomes (9 pontos e 8 ressaltos) e Mus Barro (9 pontos e 7 ressaltos), que ficaram perto do duplo-duplo.

Com quatro estrangeiros e o capitão Miguel Queiroz de início, o FC Porto entrou melhor e abriu a contenda com um parcial de 10-2, muito graças ao acerto dos dois bases. Os cipriotas recuperaram o atraso, numa altura em que os Dragões falhavam todos os lançamentos exteriores, malapata que foi quebrada na última posse de bola do período graças à pontaria de João Soares. O segundo quarto terminou como o primeiro, com um triplo de Charlon Kloof que fechou o resultado em 31-28 ao intervalo. O arranque da etapa complementar foi pautado pelo equilíbrio e os portistas só conseguiram fugir nos derradeiros momentos do terceiro período, terminando-o com cinco pontos de vantagem e novamente com um lançamento de longa distância. Nos derradeiros dez minutos, o avanço azul e branco dilatou-se principalmente devido ao acerto ofensivo de Max Landis, que abriu o livro e demonstrou por que motivos é um dos melhores - se não o melhor - atiradores da Liga.

Na final, o FC Porto defronta o vencedor do embate entre o os campeões em título, os israelitas do Ironi Ness Ziona, e o BC Pärnu Sadam, novamente no pavilhão estónio (sexta-feira, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-KERAVNOS BC, 70-58

FIBA Europe Cup, Torneio de Qualificação, meias-finais

29 de setembro de 2021

Pärnu Sports Hall, na Estónia

Árbitros: Lorenzo Baldini (Itália), Sergey Mikhaylov (Rússia) e Tomas Jasevicius (Lituânia)

FC PORTO: Charlon Kloof (10), Max Landis (17), Rashard Odomes (9), Jonathan Arledge (5) e Miguel Queiroz (2)

Suplentes: Brad Tinsley (7), Francisco Amarante, Miguel Correia, Vlad Voytso (6), Danjel Purifoy (2), João Soares (3) e Mus Barro (9)

Treinador: Moncho López

KERAVNOS BC: Deondre Burns (14), Collin Malcolm (7), Mike Morrison (17), Christopher Razis (11) e Nikos Stylianou (5)

Suplentes: Savvas Gonatas, Elias Liassides, Kyprianos Maragkos, Simon Michail (4), Ioannis Pasiali, Filippos Tigkas e Christodoulos Yiaxi 

Treinador: Christophoros Livadiotis

Ao intervalo: 31-28

Parciais: 20-16; 11-12; 17-15; 22-15» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210929-pt-a-um-passo-da-fiba-europe-cup

Liga dos Campeões: F.C. do Porto 1 vs Liverpool 5 - O FC Porto sofreu uma pesada derrota na noite europeia desta terça-feira.


«OS ERROS PAGAM-SE CARO 
28 DE SETEMBRO DE 2021 22:09

FC Porto perdeu contra o Liverpool (5-1) na segunda jornada da Liga dos Campeões.

O FC Porto sofreu uma pesada derrota na noite europeia desta terça-feira. A receção ao Liverpool - relativa à segunda ronda do Grupo B da principal prova de clubes do velho continente - já se previa complicada, mas uma sucessão de erros individuais e coletivos acabou por custar muito caro aos portistas em dia de aniversário do clube.

No duocentésimo encontro na Liga dos Campeões - um feito que apenas cinco tubarões haviam alcançado - o FC Porto até entrou destemido e pressionante diante do todo-poderoso colosso inglês. As lesões de Pepe, rendido pelo estreante Fábio Cardoso como consequência de problemas físicos no aquecimento, e de Otávio, substituído por Fábio Vieira logo a abrir a contenda, deitaram os azuis e brancos abaixo e logo aos 18 minutos o Liverpool abriu a contagem por Salah após defesa incompleta de Diogo Costa que Zaidu não corrigiu. Os Dragões ainda tentaram responder e uma boa combinação ofensiva na reta final da primeira parte foi desperdiçada por Luis Díaz, que rematou fraco para Alisson recolher com facilidade. No último minuto do tempo inaugural, um cruzamento desde a direita dos reds contornou toda a defensiva portuense e Sadio Mané só teve de encostar ao segundo poste.

No regresso para a etapa complementar, Marko Grujic rendeu Toni Martínez e pouco depois a dupla Wendell/Vítor Ferreira entrou para os lugares de Zaidu e Matheus Uribe. À hora de jogo, uma perda de bola de Sérgio Oliveira no centro do terreno convidou o Liverpool a usar de uma das suas melhores armas, o contra-ataque, e Salah teve tempo e espaço para bisar. Vitinha ainda tentou responder de primeira a uma solicitação de Luis Díaz, mas o remate do internacional jovem português saiu na direção do guardião visitante. Já depois de Pepê render Sérgio Oliveira, o FC Porto reduziu a desvantagem no marcador do Estádio do Dragão: iniciativa ofensiva de Fábio Vieira, que cruza para Mehdi Taremi mergulhar e fazer o 1-3. Dois minutos volvidos, uma falha de comunicação entre Diogo Costa e Marcano resultou em golo fácil de Roberto Firmino. Até ao final, o 9 brasileiro seguiu o exemplo de Salah e consumou o bis com a ajuda do VAR.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210928-pt-os-erros-pagam-se-caro

28/09/21

Youth League: F.C. do Porto 1 vs Liverpool 1 - FC Porto e Liverpool empataram a um na segunda jornada da Youth League.


«TUDO IGUAL ENTRE DRAGÕES E REDS 
28 DE SETEMBRO DE 2021 16:40

FC Porto e Liverpool empataram a um na segunda jornada da Youth League.

O primeiro FC Porto-Liverpool do dia terminou com igualdade a uma bola no Estádio de Pedroso. Ao início da tarde desta terça-feira, a segunda ronda da fase de grupos da UEFA Youth League colocou frente a frente portuenses contra britânicos e ninguém saiu a rir. Depois de uma primeira parte em que os azuis e brancos dispuseram das melhores oportunidades, os golos só vieram a aparecer na reta final da partida. Diogo Abreu foi o autor do único dos campeões da Europa de juniores em 2019, só que Frauendorf respondeu na mesma moeda dez minutos depois e fechou a contagem em 1-1, tal como no outro jogo do grupo (AC Milan-Atlético de Madrid). Perante esta combinação de resultados, os Sub-19 do FC Porto são líderes do grupo B com os mesmos pontos (4) do Liverpool.

Com duas mudanças em relação ao onze que havia vencido na capital espanhola - José Macedo e Benicio Baker-Boaitey em vez de Martim Fernandes e Rui Monteiro -, a primeira oportunidade da partida pertenceu ao jovem inglês, que teve espaço para rematar dentro da área mas permitiu o corte a Beck. Aos 12 minutos o génio de Umaro Candé veio ao de cima: o guineense de 16 anos pegou na bola e driblou por entre todos os defesas que lhe apareceram pela frente, só que na hora do golo atirou à figura de Davies. Do outro lado, Ivan Cardoso fez um par de defesas seguras em cima da meia-hora, altura em que o jogo estava bastante dividido e disputado entre ambos os conjuntos. Já dentro do período de compensação, Jorge Meireles apareceu em zona privilegiada, mas não olhou para a baliza e deu a Umaro Candé. Mesmo sendo o mais inconformado dos da casa, o camisola 11 não foi capaz de acertar entre os postes visitantes.

A segunda parte começou morna, até que um corte providencial de Rodrigo Pinheiro tirou o pão da boca a Frauendorf. Cinco minutos volvidos, um remate em arco de Diogo Abreu serviu de primeiro aviso dos azuis e brancos. Logo a seguir, Vasco Sousa não acertou na bola no coração da área e desperdiçou uma chance de ouro. Mas o companheiro de setor redimiu-se ao septuagésimo minuto. De longa distância, Diogo Abreu disparou um tiro rasteiro ao ângulo inferior que só parou no fundo das redes britânicas. As oportunidades iam-se sucedendo para os endiabrados elementos do meio-campo portista e pouco depois foi Vasco Sousa quem esteve perto de inscrever o nome na lista dos marcadores: canto sobre a direita cobrado de forma exímia pelo autor do golo e, num lance estudado, Vasco atirou de primeira à malha lateral. Já dentro dos derradeiros dez minutos, uma bola nas costas dos centrais do FC Porto foi o que bastou para o Liverpool repor a igualdade com que o encontro terminou.

No próximo sábado, dia 2 de outubro, os juniores A do FC Porto voltam a subir às lides nacionais para defrontarem o Vizela no Estádio de Pedroso (15h00, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-LIVERPOOL, 1-1

UEFA Youth League, Grupo B, 2.ª jornada

28 de setembro de 2019

Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro:  Jonathan Lardot (Bélgica)

Assistentes: Florian Lemaire e Vito Di Vincenz (Bélgica)

Quarto árbitro: Fábio Melo (Portugal)

FC PORTO: Ivan Cardoso; José Macedo, David Vinhas, Gabriel Brás, Rodrigo Pinheiro, Diogo Abreu, Bernardo Folha (cap.), Vasco Sousa, Umaro Candé, Benicio Baker-Boaitey e Jorge Meireles

Substituições: Benicio Baker-Boaitey por Rui Monteiro (63m), Jorge Meireles por Doro Dabo (63m) e Vasco Sousa por Ricardo Rei (80m)

Não utilizados: Gonçalo Machado, João Sérgio, Tiago Antunes e Gentrit Salihu

Treinador: José Tavares

LIVERPOOL: Davies; Bradley, Chambers, Koumetio, Sthephenson, Beck, Morton (cap.), Gordon, Balagizi, Woltman e Musialowski

Substituições: Gordon por Frauendorf (46m), Woltman por Cannonier (78m), Balagizi por Norris (78m) e Musialowski por Corness (90+3m)

Não utilizados: Mrozek, Maqueira e Clark

Treinador: Marc Bridge-Wilkinson

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: Diogo Abreu (70m) e Frauendorf (80m)

Disciplina: cartão amarelo a Balagizi (8m) e Stephenson (88m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210928-pt-tudo-igual-entre-dragoes-e-reds

F.C. do Porto - Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, deu início às celebrações do 128.º aniversário do clube na manhã desta terça-feira.


«ASSINALADO COM O HASTEAR DA BANDEIRA 
28 DE SETEMBRO DE 2021 11:21

Jorge Nuno Pinto da Costa presidiu à cerimónia protocolar comemorativa dos 128 anos do clube.

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, deu início às celebrações do 128.º aniversário do clube na manhã desta terça-feira. O dia começou junto dos bustos de Rui Filipe, Pavão e José Maria Pedroto, no interior do Estádio do Dragão, numa homenagem aos sócios, jogadores, treinadores e dirigentes portistas já falecidos.

De seguida, a figura máxima da instituição da Invicta fez-se acompanhar pela restante direção do clube, pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Lourenço Pinto, e pelo presidente do Conselho Fiscal, Jorge Guimarães, na tradicional cerimónia do hastear da bandeira - carregada por jovens atletas da Dragon Force -, que teve lugar na porta 1 do Estádio do Dragão enquanto era entoado o hino do FC Porto.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210928-pt-128-o-aniversario-do-fc-porto-assinalado-com-o-hastear-da-bandeira

(Hastear da bandeira assinalou 128.º aniversário do FC Porto)

27/09/21

F.C. do Porto Bilhar - Jorge Nuno Pinto da Costa esteve no Museu do FC Porto na cerimónia de entrega do troféu de campeão nacional de bilhar às três tabelas.


«“VOCÊS FORAM OS AUTORES DE MAIS UM PENTACAMPEONATO DO FC PORTO” 
27 DE SETEMBRO DE 2021 15:28

Jorge Nuno Pinto da Costa esteve no Museu do FC Porto na cerimónia de entrega do troféu de campeão nacional de bilhar às três tabelas.

O troféu representativo do pentacampeonato de bilhar às três tabelas já faz parte do espólio do Museu do FC Porto. Menos de 24 horas depois de conquistarem o quinto nacional consecutivo, os atletas e representantes da secção portista deslocaram-se à galeria de honra do clube para ali depositarem mais uma taça. Depois de ser presenteado com o caneco e uma medalha, Jorge Nuno Pinto da Costa exultou o feito dos bilharistas azuis e brancos, que lhe deram uma “grande alegria” ao vencerem o “26.º título nacional, o que é notável” e ao continuarem a ser “um exemplo para os mais jovens”. “Tenho, por todos vós, uma grande admiração, um grande respeito, um enorme carinho, e queria-vos dizer numa palavra só, resumindo o que vocês têm feito pelo FC Porto: obrigado”, concluiu o presidente dos Dragões.

Por sua vez, Alípio Jorge Fernandes prometeu “um FC Porto mais forte, mais líder e mais capaz” nas mesas de Portugal e da Europa. Para o responsável pela secção, “vencer, vencer e vencer” é o lema do clube em todas as modalidades e o bilhar não é exceção: “O FC Porto já tem três gerações apetrechadas para poder discutir com qualquer adversário nacional e internacional. Foi um trabalho árduo, que resultou em pleno com o estabelecimento de patamares de exigência nas três camadas de praticantes. O futuro está assegurado”. Já Daniel Sanchéz sublinhou o “bom trabalho” que tem vindo a ser feito desde as camadas jovens, em particular pela Dragon Force: “É bom para o FC Porto, que tem uma equipa de futuro, mas também para o bilhar português em geral. Somos um exemplo em Portugal e na Europa”.

Jorge Nuno Pinto da Costa

“Foi com grande alegria que pude, através do Porto Canal, assistir a partidas excelentes da nossa equipa nesta vitória. Foi um pentacampeonato de uma modalidade que ainda não tinha sido pentacampeã. Já eramos o único clube português que tinha um penta no futebol e tínhamos o penta no ciclismo, por termos vencido cinco Voltas a Portugal seguidas. Agora, o bilhar venceu o 26.º título nacional, o que é notável, mas conseguiu o penta. Ficam todos ligados à história do FC Porto, mas têm agora mais um feito para acrescentarem ao vosso currículo. Vocês foram os autores de mais um pentacampeonato do FC Porto. É uma modalidade exemplar, que o sr. Alípio Jorge dirige há muitos anos, desde que eu sou presidente, e tem sabido escolher como atletas não só os melhores do mundo, mas sobretudo aqueles que são as melhores pessoas do mundo e um exemplo de caráter, amor à causa e de dedicação ao FC Porto. São um exemplo para os mais jovens, a garantia de que o exemplo vai perdurar e de que um dia se irão rever nas vitórias daqueles que agora se iniciam. Porque quem dá tão bons exemplos, tanto jogando como fora do tempo de jogo, merece realmente ficar na história do FC Porto. Tenho, por todos vós, uma grande admiração, um grande respeito, um enorme carinho, e queria-vos dizer numa palavra só, resumindo o que vocês têm feito pelo FC Porto: obrigado.”

Alípio Jorge Fernandes, responsável pela secção

“É sempre uma enorme alegria e é com devoção que vimos fazer a entrega deste troféu, neste caso representativo do título nacional, ao museu do FC Porto. Cabe aqui, nas razões do êxito, um agradecimento indiscutível à nossa gente, liderado pela Manuela Pinto, que é incansável e consegue ultrapassar todas as dificuldades que nos vão colocando neste edifício que é a organização e a prestação desportiva do FC Porto. À Nação Porto, que nos apoia permanentemente. É uma emoção saber que eles estão sempre connosco. E sempre, mas sempre, ao nosso presidente, que não esconde os seus sentimentos atrás das palavras e devota à nossa secção um exemplo que fortifica e que aplicamos a cada momento, quando jogamos, quando construímos e organizamos. É um exemplo de presidente. Com esta panóplia de agradecimentos nós vamos construir no futuro, através das novas gerações que aqui estiveram presentes, um FC Porto mais forte, mais líder e mais capaz. Vencer, vencer e vencer será sempre o nosso lema. O FC Porto já tem três gerações apetrechadas para poder discutir os resultados com qualquer adversário nacional e internacional. Foi um trabalho árduo, que resultou em pleno com o estabelecimento de patamares de exigência nas três camadas de praticantes. O futuro está assegurado. Agradece o FC Porto e agradece o bilhar português, que tem uma dívida de gratidão para com o FC Porto.”

Daniel Sánchez, bilharista

“Correu bem, toda a equipa fez um bom campeonato. A prova é que não perdemos nenhum parcial. Estamos contentes por voltarmos aqui ao museu e trazer, pela primeira vez, um penta no bilhar. O bilhar não é uma das modalidades mais mediáticas, mas sentir o apoio do presidente sempre que estamos a jogar dá-nos uma motivação extra. Jogamos sempre ao máximo e damos o nosso melhor, mas quando o presidente está a assistir é um motivo de orgulho para nós. O bilhar é uma aposta do clube nos últimos anos. Tem sido feito um bom trabalho na Dragon Force, que põe os miúdos a jogar. Já aconteceu isso com o João Ferreira e ganhámos a Taça da Europa com ele. Agora temos o José Miguel Soares, o Jorge Costa e há mais jogadores jovens que estão a evoluir. É bom para o FC Porto, que tem uma equipa de futuro, mas também para o bilhar português em geral. Somos um exemplo em Portugal e na Europa.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210927-pt-voces-foram-os-autores-de-mais-um-pentacampeonato-do-fc-porto

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto 33 vs Póvoa AC 22 - FC Porto somou a segunda vitória no Andebol 1 depois de bater o Póvoa AC, no Dragão Arena.


«A COMPETÊNCIA DO COSTUME 
26 DE SETEMBRO DE 2021 16:43

FC Porto somou a segunda vitória no Andebol 1 depois de bater o Póvoa AC, por 33-22, no Dragão Arena.

O FC Porto somou o segundo triunfo em outros tantos jogos no Andebol 1 ao vencer neste domingo o Póvoa AC (33-22), no Dragão Arena, em partida referente à segunda jornada do campeonato. Os azuis e brancos juntam-se assim ao lote de equipas que somam seis pontos após duas rondas.

Os campeões nacionais não entraram no encontro em excesso de velocidade, mas não tiveram problemas em assumir a liderança do marcador desde o apito inicial, pese embora a excelente réplica dada pelo Póvoa AC na primeira parte. Djibril M’Bengue e António Areia, ambos com quatro golos cada, foram os nomes mais fortes da vantagem construída pelo FC Porto nos 30 minutos iniciais (16-9). A vantagem portista cresceu na etapa complementar e os números finais não deixam dúvidas quanto à superioridade dos Dragões. Djibril M’Bengue, autor de seis golos, foi o melhor marcador dos azuis e brancos.

“Este tipo de jogos não são fáceis entre jogos da Liga dos Campeões, mas controlámos o jogo desde o início. Estou contente pelo jogo que fizemos e pela forma como ganhámos tranquilamente. Agora vamos focar-nos no jogo com o Dínamo, mas jogar em Bucareste vai ser muito difícil, pois é um pavilhão em que os adeptos são muito ruidosos. Sabemos que podemos vencer qualquer equipa e acredito que vai ser um jogo difícil e divertido”, afirmou Magnus Andersson após a partida.

O FC Porto volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, às 17h45 (FC Porto TV/Porto Canal), em Bucareste (Roménia), frente ao Dínamo de Bucareste, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.

FICHA DE JOGO

PÓVOA AC-FC PORTO, 22-33

Andebol 1, 2.ª jornada

26 de setembro de 2021

Dragão Arena

Árbitros: Rúben Maia e André Nunes

PÓVOA AC: Humberto Gomes e Carlos Moreira (g.r.); Mário Silva (4), Rui Ferreira, Álvaro Rodrigues, Lourenço Santos (3), Pedro Cruz (2), Rafael Andrade (4), João Santos (1), João Cardoso, Pedro Pires (2), Rares Fodorean (2), Alan Silva (1), António Ventura (1), Tiago Teixeira e Manuel Lima (2)

Treinador: Jorge Carvalho

FC PORTO: Nikola Mitrevski e Sebastian Frandsen (g.r.); Pedro Valdés (1), Victor Iturriza (2), Pedro Cruz (4), Diogo Oliveira (2), Djibril M’Bengue (6), Rui Silva, Daymaro Salina (2), Ivan Sliskovic, Leonel Fernandes (4), Diogo Silva, António Areia (4), Miguel Alves (1), Jesus Hurtado (3) e Fábio Magalhães (4)

Treinador: Magnus Andersson

Ao intervalo: 9-16» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210926-pt-a-competencia-do-costume

F.C. do Porto Sub-17 Futebol: F.C. do Porto 7 vs Lusitânia 1 - Jogo da sexta jornada da Série B do Campeonato Nacional de Juniores B terminou com triunfo portista.


«GOLEADA DOS SUB-17 NA RECEÇÃO AO LUSITÂNIA DE LOUROSA 
26 DE SETEMBRO DE 2021 18:58

Jogo da sexta jornada da Série B do Campeonato Nacional de Juniores B terminou com triunfo portista (7-1)

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e venceu neste domingo o Lusitânia de Lourosa (7-1), no Olival, em jogo da sexta jornada da Série B do Campeonato Nacional de Juniores B. O triunfo dos Dragões, que somam 16 pontos em 18 possíveis, foi construído com golos de Tiago Andrade (2m e 51m), Rodrigo Malheiros (30m), Serif Nhaga (43m), Carlos Durães (74m), Luís Gomes (84m) e Gil Martins (85m).

Os Sub-17 portistas, orientados por Ricardo Malafaia, alinharam com Diogo Fernandes, Gonçalo Liça, Luís Gomes, Bernardo Rodrigues (Amadú Camará, 55m), Serif Nhaga, Mariano Regal, André Oliveira (João Teixeira, 66m), Martim Silva (Gil Martins, 66m), Dinis Rodrigues (Afonso Leite, 55m), Tiago Andrade e Rodrigo Malheiros (Carlos Durães, 55m).

Na sétima jornada da Série B do Campeonato Nacional de Juniores B, o FC Porto desloca-se ao terreno do Anadia (domingo, 3 de outubro, 11h00).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210926-pt-goleada-dos-sub-17-na-rececao-ao-lusitania-de-lourosa

26/09/21

F.C. do Porto Hóquei Patins: F.C. do Porto 6 vs HC Turquel 1 - O bom início de época da equipa de hóquei em patins do FC Porto teve sequência em Turquel.


«À LEI DE CARLO E GONÇALO
25 DE SETEMBRO DE 2021 22:28 

FC Porto venceu por 6-1 na pista do HC Turquel com hat-tricks de Carlo Di Benedetto e de Gonçalo Alves.

O bom início de época da equipa de hóquei em patins do FC Porto teve sequência em Turquel. Ao final da noite deste sábado, na Aldeia do Hóquei, os comandados de Ricardo Ares superiorizaram-se à formação local por claros 6-1 e somaram mais três pontos na luta pelo título nacional. O embate, relativo à segunda ronda do campeonato, começou a pender desde cedo para os azuis e brancos, que acabaram por alcançar um triunfo tranquilo e inteiramente merecido graças à pontaria de Gonçalo Alves e de Carlo Di Benedetto, que assinaram um hat-trick cada. Os avançados portistas continuam a exibir-se em grande forma, depois de já terem sido os autores dos quatro golos (dois cada um) com que os Dragões bateram o Óquei de Barcelos na ronda inaugural.

Logo ao terceiro minuto de jogo, Gonçalo Alves ergueu uma obra prima sob a forma de picadinha: o craque internacional português contornou a baliza da casa e bateu Diogo Almeida num gesto técnico sublime. Muito pressionante, o FC Porto obrigava o adversário a sucessivas perdas de bola e João Simões viu-se forçado a pedir um minuto de desconto. Na sequência do time-out, uma triangulação entre Rafa, Gonçalo e Carlo Di Benedetto deixou este último à boca da baliza e o francês só teve de encostar para o 2-0. A superioridade visitante mantinha-se, ainda que com menos fulgor, e a 90 segundos do descanso Di Benedetto bisou após nova assistência do camisola 77. Na etapa complementar a receita para o sucesso voltou a ser seguida à risca: passe de Gonçalo e finalização de Carlo para o 4-0 favorável aos forasteiros. Perante um público empolgado com o regresso ao icónico pavilhão da Aldeia do Hóquei, o HC Turquel reduziu praticamente de imediato, por Frederico Balmaceda. À entrada para os derradeiros sete minutos, os azuis e brancos beneficiaram de um penálti por bola presa do guardião adversário. Na cobrança, Gonçalo Alves rematou rasteiro e mostrou por que motivo é especialista nas bolas paradas. Do outro lado, Xavier Malián não se mostrou afetado com a falta de trabalho e negou o bis a Frederico Balmaceda desde a marca de livre direto. No minuto final, já depois de Carlo Di Benedetto ter rematado ao ferro, Gonçalo Alves imitou o companheiro de equipa na lista de marcadores, elevou a contagem até à meia dúzia e fechou o resultado em 6-1 a favor dos portistas.

No próximo sábado, dia 2 de outubro, o FC Porto regressa ao Dragão Arena para defrontar o recém-promovido SC Marinhense (21h00, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

HC TURQUEL-FC PORTO, 1-6

Campeonato Nacional, 2.ª jornada

25 de setembro de 2021

Pavilhão Gimnodesportivo de Turquel

Árbitros: Pedro Figueiredo e Fernando Vasconcelos

HC TURQUEL: Diogo Almeida (g.r.), Tiago Silva, André Pimenta, Frederico Balmaceda e Daniel Passos

Suplentes: Gonçalo Duarte (g.r.), Tiago Rafael, Vasco Luís, Xavier Lourenço e Tiago Mateus

Treinador: João Simões

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Telmo Pinto, Xavier Barroso, Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto

Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Ezequiel Mena, Rafa, Reinaldo García (cap.) e Hugo Santos

Treinador: Ricardo Ares

Ao intervalo: 0-3

Marcadores: Gonçalo Alves (3m, 43m e 50m), Carlo Di Benedetto (6m, 24m e 41m) e Frederico Balmaceda (42m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210925-pt-a-lei-de-carlo-e-goncalo

F.C. do Porto Bilhar - O FC Porto sagrou-se neste domingo pentacampeão nacional de bilhar às três tabelas ao vencer o CD Eborense (4-0), na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, na final da final 8 do campeonato.


«FC PORTO SAGRA-SE PENTACAMPEÃO NACIONAL DE BILHAR ÀS TRÊS TABELAS 
26 DE SETEMBRO DE 2021 18:48

Dragões venceram o CB Eborense, por 4-0, na final do campeonato.

O FC Porto sagrou-se neste domingo pentacampeão nacional de bilhar às três tabelas ao vencer o CD Eborense (4-0), na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, na final da final 8 do campeonato.

Depois de levar a melhor sobre Norton de Matos (3,5-1,5) nas meias-finais, o FC Porto marcou encontro com o CB Eborense e não deu qualquer hipótese à equipa que viajou de Évora, vencendo inapelavelmente em todas as mesas.

Eis os parciais do triunfo portista:

José Miguel Soares 40-16 José Baião, em 24 entradas

Rui Manuel Costa 40-10 Luís Santos, em 20 entradas

Daniel Sanchez 40-24 Paulo Andrade, em 24 entradas

Torbjörn Blomdahl 40-10 Fernando Silva, em 22 entradas

Uma vez que em 2019/20 não se disputou o campeonato até ao fim devido à pandemia de Covid-19, o tetracampeonato do FC Porto remonta a julho de 2019. Agora, em 2021, José Miguel Soares, Rui Manuel Costa, Daniel Sanchez e Torbjörn Blomdahl conduziram a equipa portista à conquista do quinto título nacional consecutivo. Em toda a final 8 do campeonato, os Dragões não perderam um único parcial.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210926-pt-fc-porto-sagra-se-pentacampeao-nacional-de-bilhar-as-tres-tabelas

25/09/21

F.C. do Porto Voleibol: AJM/F.C. Porto 3 vs Leixões 0 - Voleibolistas azuis e brancas derrotaram o Leixões e ergueram o troféu pelo terceiro ano consecutivo.


«AJM/FC PORTO FAZ O TRI NA SUPERTAÇA 
25 DE SETEMBRO DE 2021 19:32

Voleibolistas azuis e brancas derrotaram o Leixões (3-0) e ergueram o troféu pelo terceiro ano consecutivo.

A AJM/FC Porto soma e segue. No primeiro embate oficial da temporada, a equipa de voleibol feminino dos Dragões bateu o Leixões por 3-0 e conquistou a terceira edição consecutiva da Supertaça. O embate entre as campeãs nacionais e as detentoras da Taça de Portugal começou por ser equilibrado, mas com o passar do tempo o natural favoritismo das atletas agora orientadas por Carlos Carreño foi-se fazendo notar, tal como demonstra o resultado de três parciais sem resposta favorável às da Invicta.

O ponto inaugural da contenda caiu para o lado da AJM/FC Porto e foi premonitório do que estava para vir. O Leixões respondeu, beneficiou da vantagem mínima em duas ocasiões (4-5 e 5-6), mas um parcial de 6-0 favorável às azuis e brancas serviu de prova cabal da real distância entre ambos os conjuntos. As matosinhenses ainda conseguiram reduzir a desvantagem para três pontos em diversas ocasiões, mas nunca estiveram perto o suficiente para colocarem em causa a conquista do primeiro set. No segundo, as voleibolistas equipadas de vermelho reagiram e a marcha do marcador foi pautada pelo equilíbrio entre ambas as formações até ao 18-18. A partir daí, as portistas somaram cinco pontos consecutivos e fizeram o 2-0 logo na primeira bola de set. A derradeira partida foi a mais desequilibrada e a diferença entre ambas as equipas ficou patente no resultado final de 25-13, consumado ao cabo do único match point de que as azuis e brancas dispuseram.

“Estou muito contente, porque foram sete semanas de trabalho. A equipa trabalhou, muito, bem e da forma que eu queria. Chegámos aqui num bom momento. Estou feliz pelo clube e pela massa associativa. O FC Porto é um clube enorme, que nos dá muito, e temos que devolver isso sob a forma de títulos. Estou contente, sobretudo, porque o esforço despendido nos treinos foi recompensado e chegámos aqui numa ótima forma. Tivemos sempre o controlo do jogo, houve coisas que podíamos ter feito melhor, mas foi o primeiro jogo oficial da temporada. Estou satisfeito, ainda estamos em setembro, e agora vamos preparar os próximos desafios. Temos que continuar a celebrar títulos, a sensação vitoriosa é algo muito importante e há que continuar a trabalhar para a manter”, declarou Carlos Carreño já depois de a capitã Renatinha levantar o primeiro caneco da época 2021/22.

A defesa do título nacional arranca no próximo domingo. Às 15 horas do dia 3 de outubro, a AJM/FC Porto entra em campo no reduto do Ginásio Vilacondense para disputar a ronda de abertura do campeonato.

FICHA DE JOGO

AJM/FC PORTO-LEIXÕES, 3-0

Supertaça Feminina

25 de setembro de 2021

Pavilhão Municipal de Santo Tirso

Árbitros: Michelle Ferreira e Raquel Portela

AJM/FC PORTO: Joana Resende e Sofia Macedo (líberos); Aline Delsin, Bruna Gianlorenço, Renata Colombo, Carly Skjodt, Graziele Souza, Fernanda Isis, Janaína Vieira, Ana Couto, Adriani Vilvert, Magda Conceição, Ana Karina Olaya e Juliana Souza

Treinador: Carlos Carreño

LEIXÕES: Beatriz Basto e Adriana Monteiro (líberos); Fabíola Gomes, Eliana Durão, Eugenia Nosach, Viviane Isidoro, Juliana Antunes, Victória Pinto, Helena Monteiro, Carina Moura, Cláudia Vila Cova, Inês Costa, Maria Inês Peneda e Carolina Costa

Treinador: Miguel Coelho

Parciais: 25-21; 25-20 e 25-13» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210925-pt-ajm-fc-porto-faz-o-tri-na-supertaca 

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Nikola Mitrevski integra 7 ideal da Liga dos Campeões de andebol.



«NIKOLA MITREVSKI NO 7 IDEAL DA LIGA DOS CAMPEÕES 
25 DE SETEMBRO DE 2021 12:31

Guarda-redes do FC Porto eleito pela EHF para a melhor equipa da jornada europeia.

Nikola Mitrevski integra 7 ideal da Liga dos Campeões de andebol. Escolhido pela Federação Europeia da modalidade (EHF), o macedónio é representante único do FC Porto na melhor equipa da segunda ronda da maior prova de clubes do mundo.

Na passada quinta-feira, Mitrevski foi determinante na épica vitória dos azuis e brancos diante do Flensburg por 28-27. No eletrizante embate frente ao vice-campeão alemão - decidido por António Areia da marca dos sete metros no último segundo -, o número 16 portista defendeu praticamente metade dos remates que enfrentou (46,2%) e, juntamente com Sebastian Frandsen (10 defesas), esteve em grande destaque no Dragão Arena.

Além do guardião do FC Porto, Hampus Wanne (Flensburg), Eric Johansson (Elverum), Petar Nenadic (Veszprém), Alex Dujshebaev (Kielce), Mario Sostaric (Pick Szeged) e Cedric Sorhaindo (Dinamo de Bucareste) completam o 7 ideal da segunda jornada da Champions de andebol.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210925-pt-nikola-mitrevski-no-7-ideal-da-liga-dos-campeoes

(FC Porto - SG Flensburg-Handewitt | Full Game Highlights | Champions League 2021)


F.C. do Porto Sub 19 Futebol - Vitória de Guimarães 0 vs F.C. do Porto 2 - Jovens Dragões foram ao terreno do Vitória de Guimarães vencer na sétima jornada da zona Norte do campeonato.


«SUB-19 MANTÊM O PLENO DE VITÓRIAS EM GUIMARÃES 
25 DE SETEMBRO DE 2021 16:53

Jovens Dragões foram ao terreno do Vitória de Guimarães vencer por 2-0 na sétima jornada da zona Norte do campeonato.

A equipa de sub-19 do FC Porto foi à Cidade Berço somar mais três pontos, consequência de um triunfo ante o Vitória de Guimarães por 2-0 na sétima jornada da zona Norte do campeonato nacional. O resultado da sexta vitória conseguida nas seis rondas disputadas até ao momento - a terceira, no reduto do Rio Ave, foi adiada - começou a ser construído ao 38.º minuto por Benicio Baker-Boaitey. Na reta final da partida (87m), Doro Dabó fez o 2-0 com que a contenda terminou no Completo Desportivo D. Maria Teresa.

Os Sub-19 portistas, orientados por José Tavares, alinharam com Ivan Cardoso, José Macedo, David Vinhas, Gabriel Brás, Johny Sérgio, Tiago Antunes, Benicio Baker-Boaitey (Umaro Candé, 56m), Vasco Sousa (Rui Monteiro, 56m), Diogo Abreu (Gentrit Salihu, 75m), Ricardo Rei (Bruno Pires, 65m) e Jorge Meireles (Doro Dabó, 65m).

Na oitava jornada da zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A - agendada para as 15 horas do próximo sábado, dia 2 de outubro (FC Porto TV/Porto Canal) - o FC Porto recebe o Vizela no Estádio de Pedroso.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210925-pt-sub-19-mantem-o-pleno-de-vitorias-em-guimaraes

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Sérgio Oliveira, o autor do segundo golo na vitória do FC Porto em Barcelos (2-1), na sétima jornada do campeonato, foi eleito o MVP Liga Portugal, enquanto Mehdi Taremi, que abriu caminho ao triunfo azul e branco, é distinguido com o prémio Mérito e Valores Porto (MVP).


«SÉRGIO OLIVEIRA E MEHDI TAREMI EM DESTAQUE NO GIL VICENTE-FC PORTO 
24 DE SETEMBRO DE 2021 23:40

O português foi o MVP Liga Portugal, enquanto o iraniano recebe o prémio Mérito e Valores Porto (MVP).

Sérgio Oliveira, o autor do segundo golo na vitória do FC Porto em Barcelos (2-1), na sétima jornada do campeonato, foi eleito o MVP Liga Portugal, enquanto Mehdi Taremi, que abriu caminho ao triunfo azul e branco, é distinguido com o prémio Mérito e Valores Porto (MVP).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210924-pt-sergio-oliveira-e-mehdi-taremi-em-destaque-no-gil-vicente-fc-porto

Goal | Golo Sérgio Oliveira: Gil Vicente 1-(2) - FC Porto (Liga 21/22 #7)

Goal | Golo Mehdi Taremi: Gil Vicente 0-(1) - FC Porto (Liga 21/22 #7)

Primeira Liga - Gil Vicente 1 vs F.C. do Porto 2 - O FC Porto venceu nesta sexta-feira o Gil Vicente, no Estádio Cidade de Barcelos, em partida a contar para a sétima jornada do campeonato.


«DUAS OBRAS DE ARTE QUE VALERAM TRÊS PONTOS 
24 DE SETEMBRO DE 2021 23:26

Mehdi Taremi e Sérgio Oliveira marcaram golos de antologia e foram decisivos na vitória do FC Porto em Barcelos, frente ao Gil Vicente (2-1).

O FC Porto venceu nesta sexta-feira o Gil Vicente (2-1), no Estádio Cidade de Barcelos, em partida a contar para a sétima jornada do campeonato. Mehdi Taremi (9m) e Sérgio Oliveira (89m) foram os marcadores de serviço nos Dragões, que passam assim a somar 17 pontos, menos um do que o Benfica, que tem menos um jogo disputado.

Com Marcano a envergar a braçadeira de capitão no 200.º jogo com a camisola do FC Porto, pertenceu ao Gil Vicente o primeiro lance de perigo. Logo aos 48 segundos, Murilo invadiu a área portista e rematou em arco não muito longe do poste direito da baliza defendida por Diogo Costa. O FC Porto não demorou a recompor-se do susto madrugador e chegou à vantagem através de Mehdi Taremi, que apresentou desde já uma forte candidatura ao melhor golo da edição 2021/22 da Liga portuguesa: o avançado iraniano recuperou a bola no grande círculo, levantou a cabeça, viu o adiantamento de Ziga Frelih e rematou com uma perfeição milimétrica para o fundo da baliza do Gil Vicente. O número 9 dos Dragões fez a bola sobrevoar o guarda-redes esloveno de forma sublime e marcou um golo que vai correr o mundo nos próximos dias (9m).

O momento de antologia de Mehdi Taremi reforçou o ímpeto portista e Luis Díaz esteve perto de fazer o 2-0 na sequência de um cruzamento de Fábio Vieira, mas falhou o remate acrobático (13m). A superioridade azul e branca ganhava força por esta altura e a vantagem só não foi aumentada porque Ziga Frelih negou o bis a Mehdi Taremi e a recarga de Fábio Vieira foi cortada por um defesa do Gil Vicente no caminho para a baliza (18m). Na outra área, Mbemba teve a infelicidade de cortar um remate de Samuel Lino com o braço e o VAR convidou Artur Soares Dias a ver as imagens do lance. O árbitro portuense apontou para a marca dos 11 metros e Diogo Costa até defendeu o remate de Samuel Lino, mas já não foi a tempo de fazer o mesmo na recarga e os minhotos chegaram ao empate (24m), que acabaria por perdurar até ao intervalo.

Obrigado a correr atrás do prejuízo, o FC Porto partiu para cima do Gil Vicente logo após o reatamento, mas não foi fácil fazer tremer a organização defensiva dos minhotos na etapa complementar. Ainda assim, os Dragões criaram oportunidades mais do que suficientes para não terem de sofrer até ao fim, mas Otávio (59m), Matheus Uribe (60m), Marcano (60m) e Pepê (87m) não conseguiram materializar o maior domínio azul e branco. Pelo meio, Mehdi Taremi ainda fez o 2-1 na recarga a um remate de Vítor Ferreira, mas estava em posição irregular no momento em que atirou para o fundo das redes (63m). Quando o empate parecia inalterável, Sérgio Oliveira assinou a segunda obra de arte da noite: o médio, lançado entretanto por Sérgio Conceição, deu a vitória ao FC Porto com um livre direto soberbo que nem o voo de Ziga Frelih conseguiu travar (89m). Com dois golos de tamanha beleza, seria uma injustiça o FC Porto não sair de Barcelos com mais três pontos.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210924-pt-duas-obras-de-arte-que-valeram-tres-pontos

Highlights | Resumo: Gil Vicente 1-2 FC Porto (Liga 21/22 #7)

24/09/21

F.C. do Porto Bilhar - FC Porto bateu os Dragões de Lisboa por 4-0 no segundo jogo da final 8 do nacional de bilhar às três tabelas.


«NOVA VITÓRIA NA FINAL 8 DO CAMPEONATO 
24 DE SETEMBRO DE 2021 18:23

FC Porto bateu os Dragões de Lisboa por 4-0 no segundo jogo da final 8 do nacional de bilhar às três tabelas.

A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto recebeu e venceu os Dragões de Lisboa (4-0) na segunda ronda da final 8 do campeonato. Durante a tarde desta sexta-feira, os bilharistas azuis e brancos confirmaram a boa entrada na segunda fase do campeonato nacional, que decorre até ao próximo domingo na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão.

Eis os parciais da vitória portista:

Torbjörn Blomdahl 40-34 Joaquim Torres, em 41 entradas

Daniel Sánchez 40-16 Paulo Palhares, em 24 entradas

Jorge Costa 40-29 Hugo Weber, em 42 entradas

Santos Oliveira 35-20 António Coelho, em 50 entradas

Os atletas do FC Porto voltam à mesa neste sábado, a partir das 18 horas (FC Porto TV/Porto Canal), para defrontarem a formação do Amadora.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210924-pt-nova-vitoria-na-final-8-do-campeonato

23/09/21

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto 28 vs SG Flensburg-Handewitt 27 - O FC Porto somou a primeira vitória na Liga dos Campeões ao bater nesta quinta-feira o SG Flensburg-Handewitt, no Dragão Arena, em partida referente à segunda jornada do Grupo B.


«O REGRESSO DAS GRANDES NOITES EUROPEIAS AO DRAGÃO ARENA 
23 DE SETEMBRO DE 2021 21:42

Um golo de António Areia no último lance do jogo deu a vitória ao FC Porto na receção ao SG Flensburg-Handewitt (28-27).

O FC Porto somou a primeira vitória na Liga dos Campeões ao bater nesta quinta-feira o SG Flensburg-Handewitt (28-27), no Dragão Arena, em partida referente à segunda jornada do Grupo B. Na ronda inaugural da prova, os azuis e brancos perderam frente ao HC Motor Zaporozhye (30-27), na Ucrânia.

Numa primeira parte muito disputada, é justo dizer que o FC Porto esteve quase sempre por cima e na liderança do marcador, para a qual Sebastian Frandsen contribuiu e muito. O gigante guarda-redes dinamarquês fez uma mão-cheia de grandes defesas que mantiveram os Dragões na frente até ao descanso (13-12). Daymaro Salina, autor de três golos, era o melhor marcador portista após os 30 minutos iniciais.

Na outra baliza, Benjamin Buric não esteve menos inspirado do que Sebastian Frandsen e foi o grande responsável pela reviravolta do SG Flensburg-Handewitt, mas o FC Porto não permitiria a festa alemã na Invicta. A três segundos do fim, com 27-27 no marcador, Pedro Cruz sofreu falta para livre de sete metros e António Areia assumiu a responsabilidade do último remate do jogo. O ponta direita não vacilou e marcou o golo que consumou o triunfo do FC Porto perante um Dragão Arena mais efervescente do que nunca. A Nação Porto fez-se sentir como sempre e embalou os campeões nacionais para uma grande vitória em mais uma grande noite europeia.

“É fantástico. Antes de mais, quero falar sobre os adeptos e expressar a minha felicidade pelo regresso deles. Os adeptos ajudam-nos muito e dão-nos uma grande energia, são sempre incríveis. Estou muito orgulhoso da equipa e da forma como ganhámos este jogo. Na segunda parte tivemos boas chances, mas falhámos algumas e eles foram aproveitando. Esta equipa vai lutar pela vitória em todos os jogos, mas no próximo talvez possamos dar mais tempo de jogo a jogadores que hoje não jogaram tanto. Agora vamos descansar, recuperar, e no domingo estamos de volta ao Dragão Arena”, afirmou Magnus Andersson após a partida.

O FC Porto volta a entrar em campo no próximo domingo, às 15h00 (FC Porto TV/Porto Canal), no Dragão Arena, frente ao Póvoa AC, em jogo a contar para a segunda jornada do Andebol 1.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SG FLENSBURG-HANDEWITT, 28-27

Liga dos Campeões, Grupo B, 2.ª jornada

23 de setembro de 2021

Dragão Arena

Árbitros: Slave Nikolov e Gjorgji Nachevski (Macedónia)

FC PORTO: Nikola Mitrevski e Sebastian Frandsen (g.r.); Pedro Valdés (2), Victor Iturriza (2), Pedro Cruz (4), Diogo Oliveira, Djibril M’Bengue, Rui Silva (3), Daymaro Salina (6), Ivan Sliskovic (2), Leonel Fernandes, Diogo Branquinho (1), Diogo Silva (3), António Areia (3), Miguel Alves (2) e Fábio Magalhães

Treinador: Magnus Andersson

SG FLENSBURG-HANDEWITT: Benjamin Buric, Felix Backhaus e Kevin Moller (g.r.); Johannes Golla (5), Simon Hald Jensen, Lasse Svan (4), Oscar von Oettingen (2), Hampus Wanne (8), Marius Steinhauser, Mads Mensah Larsen (2), Jim Gottfridsson (3), Emil Jakobsen, Aaron Mensing Hans (3) e Anton Lindskog

Treinador: Maik Machulla

Ao intervalo: 13-12» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210923-pt-o-regresso-das-grandes-noites-europeias-ao-dragao-arena

F.C. do Porto Bilhar: F.C. do Porto 4 vs Leça 0 - A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto recebeu e venceu o Leça FC na ronda inaugural da final 8 do campeonato.


«VITÓRIA PORTISTA NO ARRANQUE DA FINAL 8 
23 DE SETEMBRO DE 2021 21:23

FC Porto bateu o Leça FC por 4-0 no início da segunda fase do nacional de bilhar às três tabelas

A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto recebeu e venceu o Leça FC (4-0) na ronda inaugural da final 8 do campeonato. Durante a tarde desta quinta-feira, os bilharistas azuis e brancos entraram da melhor forma na segunda fase do nacional de carambola, que decorre até ao próximo domingo na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão.

Eis os parciais da vitória portista:

Torbjörn Blomdahl 40-26 Jozef Philipoom, em 28 entradas

Daniel Sanchez 40-20 Vítor Fernandes, em 27 entradas

Rui Manuel Costa 40-15 José Escudeiro, em 25 entradas

José Miguel Soares 40-27 Aníbal Silva, em 31 entradas

Os atletas do FC Porto voltam à mesa esta sexta-feira, a partir das 16 horas (FC Porto TV/Porto Canal) para defrontarem a formação dos Dragões de Lisboa.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210923-pt-vitoria-portista-no-arranque-da-final-8

Amarante Poesia - Como o Poeta de Amarante, Teixeira de Pascoaes, descreve o Outono doutrora em Amarante, Gatão...



"Paisagens


Num pálido desmaio a luz do dia afrouxa

E põe, na face triste, um véu de seda roxa...

Nuvens, a escorrer sangue, esvoaçam, no poente.

E num ermo, que o outono adora eternamente,

Vê-se velhinha casa, em ruínas de tristeza,

Onde o espectro do vento, às horas mortas, reza

E o luar se condensa em vultos de segredo...

Almas da solidão, sombras que fazem medo,

Vidas que o sol antigo, um outro sol, doirou,

Fumo ainda a subir dum lar que se apagou."


Teixeira de Pascoaes

Vida Etérea (1906)

In Poesia de Teixeira de Pascoaes

22/09/21

F.C. do Porto Atletas Internacionais - O atacante, de 16 anos, Umaro Candé, descrito pelo "AS" como "um nome a seguir de muito perto", por ser "um futebolista moderno", dos que "gostam de arrancar do lado esquerdo sendo dextro".


«Jovem do FC Porto elogiado em Espanha: "Quando recebe a bola, tudo pode acontecer"

Candé comparado a Vinicius depois da exibição na Youth League.

A vitória (2-1) obtida pelos Sub-19 do FC Porto em Madrid, com o Atlético, na jornada inaugural da Youth League, chamou a atenção da Imprensa espanhola para alguns jogadores, em particular Umaro Candé.

O atacante, de 16 anos, é descrito pelo "AS" como "um nome a seguir de muito perto", por ser "um futebolista moderno", dos que "gostam de arrancar do lado esquerdo sendo dextro".

"Quando recebe a bola, tudo pode acontecer: dribles, assistências, conduções e golos", escreve o periódico sediado na capital de Espanha, que até o compara a Vinicius Júnior, do Real Madrid.

Umaro Candé assinou recentemente um contrato profissional com o FC Porto válido até 2024.» in https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/jovem-do-fc-porto-elogiado-em-espanha-quando-recebe-a-bola-tudo-pode-acontecer-14146835.html?fbclid=IwAR0jyH2WAd1z1hrWR94LowdsXdu-ndoD6mb-qQuGQdDGJVZ2aY-kgOay8wY

Umaro Candé • FC Porto • Highlights Video - (Goals, Assists, Skills)

Amarante Fregim - Flores já de outono em Rio, Fregim, Amarante, melhor dito, na transição do Verão para o Outono...

(Amarante, Fregim, Rio, Flores de Outono, na sua simplicidade e tons menos claros...)

21/09/21

Amarante Política - Amarante, Real, Vila Meã, por detrás do cartaz, em que o meu Amigo, Luís Gaspar, pede um pacto de Confiança aos amarantinos, está uma obra a decorrer que o meu Primo, Eng. Jorge Mendes, merecia ter visto!


(Meu Caro Amigo, Dr. José Luís Gaspar: muito obrigado em nome das Pessoas de Vila Meã e da memória de um Homem muito honesto, leal e determinado, meu Primo, Eng. Jorge Mendes, que adoraria ter visto esta obra realizada! Acredito e aceito o teu repto porque sei que és, sempre foste e sempre serás, uma Pessoa de confiança; Abraço Zé e vamos rumo à Vitória!

F.C. do Porto Equipamentos - A estilista Carlota Barrera, em parceria com a New Balance Football, vai levar o FC Porto à semana da moda londrina, na sua coleção Primavera / Verão para 2022.


«ESTILISTA CARLOTA BARRERA LEVA FC PORTO À LONDON FASHION WEEK 
21 DE SETEMBRO DE 2021 12:00

Parceria com a New Balance Football inspirada na atmosfera do futebol dos anos 70.

Encontrar o brasão abençoado do FC Porto na London Fashion Week? É perfeitamente possível!

A estilista Carlota Barrera, em parceria com a New Balance Football, vai levar o FC Porto à semana da moda londrina, na sua coleção Primavera / Verão para 2022. O equipamento principal do FC Porto, bem como de outros clubes New Balance como a AS Roma, Lille ou Atlético Bilbau estão integrados na proposta da estilista que pretende retratar a atmosfera relaxada do futebol dos anos 70, bem como o magnetismo natural e elegância intemporal da New Balance.

A coleção será apresentada em vídeo e captará, certamente, a atenção dos adeptos de futebol pela originalidade e inovação.

“A nossa marca tem uma perspetiva muito pessoal e, neste caso, mostramos a nossa ligação, formal e emocional, ao vestuário desportivo moderno. É também uma visão de como o desporto pode criar e nutrir comunidades. Trabalhámos em conjunto com a New Balance para apresentar uma nova versão do futebol, alinhada com valores contemporâneos e com as realidades em mutação de hoje”, explica a criadora.

A coleção tenta livrar-se de códigos demasiado rígidos e celebra a criação de comunidades baseadas na confiança e na inclusão, em todos os sentidos. Sempre houve uma ligação evidente entre futebol, moda e cultura e é essa conexão que Carolina Barrera quer explorar.

Do lado da New Balance, Nicola Jones, Diretora de Marketing, destaca que a marca está sempre em busca da “inovação”.

“Queremos criar o inesperado e entusiasmar os fãs com designs à sua medida. Ao trabalhar de perto com a Carlota Barrera, partilhámos uma visão de alargar a história do dia de jogo de um adepto de uma perspetiva cultural, fora do futebol. A ligação entre as identidades únicas dos nossos clubes e o lifestyle estão presentes em todos os detalhes da coleção”, explicou.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210921-pt-estilista-carlota-barrera-leva-fc-porto-a-london-fashion-week

20/09/21

F.C. do Porto Atletas Internacionais - O colombiano Luis Díaz foi o MVP Liga Portugal, enquanto o jovem Fábio Vieira recebe o prémio Mérito e Valores Porto (MVP).


«LUIS DÍAZ E FÁBIO VIEIRA EM DESTAQUE NO FC PORTO-MOREIRENSE 
19 DE SETEMBRO DE 2021 19:56

O colombiano foi o MVP Liga Portugal, enquanto o jovem luso recebe o prémio Mérito e Valores Porto (MVP).

Luis Díaz, o autor de dois golos e de uma exibição espetacular na vitória do FC Porto frente ao Moreirense (5-0), relativa à sexta jornada do campeonato, foi eleito o MVP Liga Portugal, enquanto Fábio Vieira, que completou um hat-trick de assistências num jogo em que começou a titular, é distinguido com o prémio Mérito e Valores Porto (MVP).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210919-pt-luis-diaz-e-fabio-vieira-em-destaque-no-fc-porto-moreirense 

Goal | Golo Luis Díaz: FC Porto (3)-0 Moreirense - (Liga 21/22 #6)

Primeira Liga: F.C. do Porto 5 vs Moreirense 0 - Para a sexta jornada da Liga, o FC Porto entrou em campo com quatro jovens da formação no onze titular, entre os quais estava Diogo Costa, que completava o 22.º aniversário.


«EXIBIÇÃO DE MÃO CHEIA GARANTE VITÓRIA EXPRESSIVA 
19 DE SETEMBRO DE 2021 19:52

Pepê estreou-se a marcar e Taremi e Luis Díaz bisaram na vitória frente ao Moreirense (5-0).

O FC Porto recebeu e goleou o Moreirense (5-0) na sexta jornada da Liga. Numa exibição de encher o olho, com especial destaque para a segunda parte, Taremi e Luis Díaz bisaram, e Pepê estreou-se a marcar pelos portistas.

Para a sexta jornada da Liga, o FC Porto entrou em campo com quatro jovens da formação no onze titular, entre os quais estava Diogo Costa, que completava o 22.º aniversário. Depois de dez minutos de equilíbrio, em que o Moreirense tentou espreitar qualquer abertura para chegar perto da baliza portista, o FC Porto assumiu as rédeas do jogo, tal como Sérgio Conceição havia pedido na conferência de imprensa de antevisão ao encontro, e partiu para cima dos Cónegos. Luis Díaz, aos 14 minutos, isolou-se e corria a caminho da baliza de Pasinato quando sofreu uma falta de Paulinho, não assinalada pelo árbitro, que o impediu de prosseguir para a área contrária. Aos 31 minutos, Taremi, quando ia controlar a bola já dentro da área para tentar faturar o primeiro dos Dragões, foi derrubado por Paulinho, António Nobre assinalou grande penalidade e o iraniano não vacilou no frente a frente com o guardião brasileiro. Estava aberta a contagem no placar e a vantagem era azul e branca. Até ao intervalo, Taremi ainda teve outra oportunidade de golo, que começou a ser construída do outro lado do campo, por Diogo Costa, com um pontapé longo para a equipa sair rápido, mas o remate do iraniano foi desviado pela defesa adversária. Soou o apito para o final dos 45 minutos e o FC Porto saía na frente para a etapa complementar.

Os Dragões entraram a todo o gás no segundo tempo e, logo aos 51 minutos, dilataram a vantagem no marcador. Após um mau alívio adversário, Fábio Vieira recuperou o esférico e assistiu Luis Díaz para o seu primeiro golo da noite. Já depois de Taremi ter visto o seu golo ser anulado aos 56 minutos depois de uma saída rápida azul e branca, foi pela mesma fórmula e com a dupla do segundo tento que se construiu o terceiro golo dos portistas frente ao Moreirense: Fábio Vieira saiu rápido com a bola colada no pé, largou para Luis Díaz, a flecha que aparecia pelo lado esquerdo, e este, como já começa a ser sua rotina, voltou a faturar no encontro. Quem viria também a bisar na partida era Taremi que, aos 71 minutos, aproveitou a defesa incompleta de Pasinato em resposta ao remate de Vitinha e, com toda a classe, picou a o esférico sobre o guarda-redes para este ir até ao fundo das redes cónegas pela quarta vez no jogo. Quem se ia destacando na partida era também Fábio Vieira, jovem que, aos 77 minutos, completou um hat-trick de assistências e deu a Pepê, para este encostar à boca da baliza, o seu primeiro golo de Dragão ao peito. Assim culminou uma exibição eficaz e espetacular dos pupilos de Sérgio Conceição perante um estádio coberto com o entusiasmo da Nação Porto.

Na próxima sexta-feira, o FC Porto desloca-se a Barcelos para defrontar o Gil Vicente na sétima jornada do campeonato nacional (sexta-feira, 24 de setembro, 21h15).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210919-pt-exibicao-de-mao-cheia-garante-vitoria-expressiva

Highlights | Resumo: FC Porto 5-0 Moreirense - (Liga 21/22 #6)

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 76 vs S.L. Benfica 68 - O FC Porto venceu, neste domingo, o Benfica e conquistou a Albufeira Cup.


«FC PORTO VENCE BENFICA E CONQUISTA A ALBUFEIRA CUP 
19 DE SETEMBRO DE 2021 20:27

Dragões triunfaram diante dos lisboetas por 76-68 e triunfaram no torneio de pré-época.

O FC Porto venceu, neste domingo, o Benfica (76-68) e conquistou a Albufeira Cup.

Rashard Odomes (7), Vlad Voytso (9), Brad Tinsley (10), Mus Barro e Charlon Kloof (18) formaram o cinco inicial escolhido por Moncho López, que também utilizou Francisco Amarante (3), João Torrie, Miguel Queiroz (6), João Soares (5), Tiago Almeida, Danjel Purifoy (15) e Miguel Correia (3).

Charlon Kloof, com 18 pontos, 7 ressaltos e 7 assistências, foi o Dragão em maior destaque na final da Albufeira Cup, seguido de Danjel Purifoy, que marcou 15 pontos, ganhou dois ressaltos e fez uma assistência.

O FC Porto focar-se-á agora na FIBA Europe Cup, prova em que vai entrar em ação no dia 29 de setembro (quarta-feira, 15h00), frente ao Keravnos, de Chipre.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210919-pt-fc-porto-vence-benfica-e-conquista-a-albufeira-cup

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: F.C. do Porto 8 vs Académico de Viseu 0 - Os Sub-17 do FC Porto receberam e golearam o Académico de Viseu num jogo em atraso da terceira jornada da Série B do campeonato nacional de juniores B.


«SUB-17 DE REGRESSO A CASA E AOS TRIUNFOS 
 19 DE SETEMBRO DE 2021 17:50

FC Porto-Académico de Viseu, em atraso da 3.ª jornada, terminou com vitória dos Dragões por 8-0.

Os Sub-17 do FC Porto receberam e golearam o Académico de Viseu (8-0)num jogo em atraso da terceira jornada da Série B do campeonato nacional de juniores B. Mariano Regal inaugurou o marcador à passagem do quarto de hora, Rodrigo Malheiros dilatou a vantagem ao 24.º minuto e, já perto do descanso (40m), Serif Nhaga fez o terceiro da tarde. Nos derradeiros quinze minutos da contenda o vendaval ofensivo azul e branco intensificou-se: Carlos Durães marcou aos 76 e aos 84 minutos, Rodrigo Malheiros aos 80, Serif Nhaga bisou aos 81 e chegou ao hat-trick no último minuto do tempo regulamentar.

Os Sub-17 portistas, orientados por Ricardo Malafaia, alinharam com Hugo Sousa, Duarte Oliveira (Gonçalo Liça, 45m), Luís Gomes (cap.), Mariano Regal, Serif Nhaga, Guilherme Belinha (Amadu Camará, 45m), Dinis Rodrigues (Afonso Leite, 56m), André Oliveira (Carlos Durães, 67m), Rodrigo Malheiros, Martim Silva e Tiago Andrade (Filipe Teixeira, 67m).

No próximo domingo (17h00, FC Porto TV/Porto Canal), os jovens portistas voltam a subir ao relvado sintético do Olival para o embate da sexta ronda diante do Lusitânia de Lourosa.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210919-pt-sub-17-de-regresso-a-casa-e-aos-triunfos

19/09/21

Desporto Canoagem - Fernando Pimenta conquistou hoje a medalha de prata em K1 5.000 metros nos Mundiais de Copenhaga.


«Mais uma medalha para Portugal. Fernando Pimenta vice-campeão do mundo nos K1 5.000 metros

Fernando Pimenta conquistou hoje a medalha de prata em K1 5.000 metros nos Mundiais de Copenhaga.

Um dia depois de ter celebrado o ouro no K1 1.000, Pimenta cumpriu os 5.000 metros em 20.03,19 minutos, sendo apenas 22 centésimos mais lento do que o vencedor, o húngaro Balint Noe, campeão europeu na distância. O dinamarquês Mads Pedersen foi terceiro, a 10,28 segundos do vencedor.

Com a prata hoje conquistada, o canoísta limiano garantiu o pleno de pódios em Mundiais e Europeus em K1 1.000 e K1 5.000 neste ciclo olímpico, fechando com chave de ouro a prestação nacional na capital dinamarquesa.

Esta é a quinta medalha de Portugal nos Mundiais de Copenhaga, o melhor resultado de sempre da representação lusa, depois do ouro conquistado por Fernando Pimenta em K1 1.000 metros, da prata de João Ribeiro no K1 500 metros, da prata de Francisca Laia e Messias Baptista em K2 200 misto e do bronze de Norberto Mourão na canoagem adaptada, em VL2.» in https://24.sapo.pt/desporto/artigos/mais-uma-medalha-fernando-pimenta-vice-campeao-do-mundo-nos-k1-5-000-metros

F.C. do Porto Sub 15 Futebol: F.C. do Porto 2 vs Boavista 0 - A equipa de Sub-15 do FC Porto bateu neste sábado o Boavista no Parque Desportivo de Ramalde, em jogo da quinta jornada da Série B do Campeonato Nacional de Juniores C.


«VITÓRIA NO DÉRBI DE SUB-15 
19 DE SETEMBRO DE 2021 12:49

FC Porto foi ao reduto do Boavista vencer por 2-0 na 5.ª jornada.

A equipa de Sub-15 do FC Porto bateu neste sábado o Boavista (2-0) no Parque Desportivo de Ramalde, em jogo da quinta jornada da Série B do Campeonato Nacional de Juniores C. O triunfo dos Dragões, que somam por vitórias todas as rondas disputadas até ao momento, foi conseguido graças aos tentos de Salvador Cardoso (10m) e de Duarte Nogueira (45m).

Os Sub-15 portistas, orientados por Nuno Pimentel, alinharam com Martim Pereira, Edgar Antunes, Duarte Nogueira, Miguel Rocha, Pedro Ribeiro (Filipe Sousa, 54m), Gonçalo Pinto (Manuel Miranda, 54m), Rodrigo Silva (Santiago Silva, 40m), Salvador Cardoso (Rodrigo Esteves, 68m), Leonardo Fajardo, Rodrigo Mora e Rodrigo Moreira (Vasco Sousa, 54m).

Na sexta jornada da Série B do Campeonato Nacional de Juniores C, os jovens Dragões recebem o Gondomar no Estádio de Pedroso (domingo, 3 de outubro, 11h00), uma partida com transmissão em direto na FC Porto TV e no Porto Canal.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20210919-pt-vitoria-no-derbi-de-sub-15

Desporto Canoagem - Os canoístas Francisca Laia e Messias Baptista conquistaram hoje a medalha de prata no K2 200 metros misto dos Mundiais de Copenhaga, somando a quarta medalha para Portugal na capital dinamarquesa.



«Canoístas Francisca Laia e Messias Baptista ganham prata em K2 200 misto dos Mundiais

Esta é a quarta medalha de Portugal nos Mundiais de Copenhaga, o melhor resultado de sempre da representação lusa.

Os canoístas Francisca Laia e Messias Baptista conquistaram hoje a medalha de prata no K2 200 metros misto dos Mundiais de Copenhaga, somando a quarta medalha para Portugal na capital dinamarquesa.

O duo luso completou a prova em 34,34 segundos, ficando a apenas 39 centésimos dos húngaros Anna Lucz e Kolos Csizmadia, enquanto o bronze foi para os polacos Marta Walczykiewicz e Bartosz Grabowski, terceiros a 41 centésimos.

Esta é a quarta medalha de Portugal nos Mundiais de Copenhaga, o melhor resultado de sempre da representação lusa, depois do ouro conquistado por Fernando Pimenta em K1 1.000 metros, da prata de João Ribeiro no K1 500 metros e do bronze de Norberto Mourão na canoagem adaptada, em VL2.» in https://desporto.sapo.pt/modalidades/mais-modalidades/artigos/canoistas-francisca-laia-e-messias-baptista-ganham-prata-em-k2-200-misto-dos-mundiais