01/09/21

História Paleontologia - Um grupo de paleontólogos descobriu um fóssil de uma baleia com quatro patas no Deserto Ocidental, no Egipto.


«Cientistas descobrem fóssil de baleia com quatro patas no Egipto

Um grupo de paleontólogos descobriu um fóssil de uma baleia com quatro patas no Deserto Ocidental, no Egipto. Trata-se de uma baleia do grupo Protocetídeos, hoje extinto, que retrata a transformação da espécie de mamífero terrestre para mamífero aquático.

A espécie foi nomeada Phiomicetus anubis, em homenagem a Anúbis, o Deus egípcio da morte. Como relatam os investigadores no estudo, o animal viveu há 43 milhões de anos, na época do Eoceno, no período Terciário, e é o exemplar da família mais primitivo de que há registo em África.

“Ao longo de cerca de 10 milhões de anos, os ancestrais das baleias transformaram-se de mamíferos terrestres herbívoros, semelhantes a veados, em cetáceos carnívoros totalmente aquáticos. Os protocetídeos são baleias eocenas que representam um estágio semiaquático único dessa dramática transformação evolutiva”, explicam os autores.

Os dados revelam que a baleia tinha cerca de 3 metros de comprimento e pesava 600 quilogramas. Devido ao tamanho de alguns dos ossos do seu crânio, como o temporal e os parietais, esta é diferente de todos os outros da família Protocetidae.

“A Phiomicetus anubis é uma nova espécie de baleia e uma descoberta crítica para a paleontologia egípcia e africana”, garante Abdullah Gohar, autor principal do estudo.» in https://greensavers.sapo.pt/cientistas-descobrem-fossil-de-baleia-com-4-patas/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover