04/12/17

Política de Educação - O Movimento Código de Portugal desafia alunos, professores, escolas e comunidades educativas de todo o país para uma ação de familiarização com a programação e o código.



«Alunos do ensino básico vão construir programas de computador
Almerinda Romeira

O Movimento Código Portugal está de volta entre 4 e 10 de dezembro, visando consciencializar para a importância da literacia digital.

O Movimento Código de Portugal desafia alunos, professores, escolas e comunidades educativas de todo o país para uma ação de familiarização com a programação e o código. Nesta edição #2 intitulada Código das Estrelas, os estudantes têm que ajudar o Astrokid a reparar o satélite que foi atingido por um meteorito e a encontrar o foguetão para regressar a casa.

Ao longo da semana o desempenho dos alunos vai sendo divulgado no portal do Movimento Código Portugal. As três escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos que consigam resolver mais desafios com menos blocos recebem um robô e a visita ao FABLAB mais próximo da sua localização no qual terão a oportunidade de produzir e imprimir no equipamento de corte a laser, a placa alusiva ao seu lugar na classificação.

Os vencedores são anunciados no domingo, dia 10 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa, entre as 11 e as 19 horas. Ao longo do dia, os presentes poderão participar em workshops e demonstrações, desenvolvidas em colaboração com especialistas de instituições científicas nas áreas da informática, programação e robótica.

O Movimento de Código visa consciencializar para a importância da literacia digital e computacional, pretendendo estimular o desenvolvimento das competências associadas ao pensamento computacional, nova forma de literacia do século XXI.

A campanha é  promovida pelo Governo, através das áreas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Economia, Trabalho, Solidariedade e Segurança, pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.» in http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/alunos-do-ensino-basico-vao-construir-programas-de-computador-239687

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover