04/01/15

Espaço - Uma imagem captada pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA no primeiro dia do ano mostra um buraco coronal de grandes dimensões junto ao pólo sul do Sol.



«Sol começa o ano com enorme 'buraco' no pólo sul

Uma imagem captada pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA no primeiro dia do ano mostra um buraco coronal de grandes dimensões junto ao pólo sul do Sol.

O buraco coronal aparece na imagem como a região mais escura a sul, explica a NASA, que, no seu site, graceja que o Sol não deu as boas-vindas a 2015 com fogo de artifício mas sim com o enorme buraco.

A agência espacial norte-americana esclarece que os buracos coronais são regiões da corona - a camada mais externa do Sol - onde o campo magnético se estende para o espaço. As partículas que se movem nesse campo magnético podem então abandonar o Sol em vez que ficarem presas junto à superfície. As partículas "presas" brilham, mas nas que deixam o Sol o brilho é muito menos intenso, dando origem ao aspeto negro que se vê na imagem.

Um buraco coronal polar pode manter-se visível durante cinco anos ou mais.» in http://visao.sapo.pt/sol-comeca-o-ano-com-enorme-buraco-no-polo-sul=f805931

Sem comentários:

Enviar um comentário