24/01/15

História - Um grupo de investigadores do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, liderados por Vito Mocella, conseguiu distinguir texto de um dos pergaminhos do Império Romano que ficaram carbonizados depois da erupção do vulcão Vesúvio, em 79 dC.



«Descoberto texto de um pergaminho romano queimado na erupção do Vesúvio

Um grupo de investigadores do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, liderados por Vito Mocella, conseguiu distinguir texto de um dos pergaminhos do Império Romano que ficaram carbonizados depois da erupção do vulcão Vesúvio, em 79 dC.

Os rolos de pergaminho, que foram encontrados no século XVIII na biblioteca de Herculano (uma das cidades mais afetadas pela erupção), foram analisados através de uma técnica de raio X que vai diferencia a forma como a luz e radiação reagem no papel e na tinta utilizada para escrever. Esta técnica vai aumentar o contraste entre as duas superfícies, que ficaram indistinguíveis depois do papel ficar carbonizado.

A análise foi feita a dois pergaminhos, um por desenrolar e outro esticado. No segundo, foram distinguidas duas palavras gregas: PIPTOIE, que significa "cairia", e EIPOI, traduzido como "diria". Já o tipo de letra é semelhante a um outro encontrado num papiro analisado no passado da autoria do filósofo Philodemus, o que faz crer que este terá sido também escrito pelo filósofo.

"Pelo menos sabemos que estas técnicas podem ser utilizadas para ler os papiros, finalmente", disse Vito Mocella ao New York Times. A equipa vai continuar a investigar, também noutros exemplares.» in http://querosaber.sapo.pt/historia/descoberto-texto-de-um-pergaminho-romano-queimado-na-erupcao-do-vesuvio


(VULCÃO VESÚVIO - OS ÚLTIMOS DIAS DE POMPEIA)


(DOC: Pompeia à Sombra do Vesúvio - Grandes Tesouros da Arqueologia [Falado PT])


(O fatídico último dia de Pompeia)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover