15/10/09

Política Nacional: Entidade Reguladora da Comunicação reprova suspensão do Jornal Nacional...

Moura Guedes: Decisão prova que suspensão foi "ilegal"
«Moura Guedes: Decisão prova que suspensão foi "ilegal"

por DNOntem

Em reacção à deliberação da ERC que reprova a suspensão do "Jornal Nacional de Sexta-feira" da TVI, Manuela Moura Guedes disse ao DN que a "decisão sustenta que foi um acto ilegal" e espera que as emissões do programa sejam retomadas.

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social deliberou, hoje, por unanimidade, “reprovar” a interferência da Administração da TVI (Televisão Independente, S.A.) nas competências da Direcção de Informação, por ser contrário à lei e “lesivo da autonomia editorial e dos direitos dos jornalistas”.
Na deliberação, o Conselho Regulador considera que “a referida decisão consubstancia uma intervenção contrária à lei e lesiva das atribuições e competências próprias da Direcção de Informação”.
O Conselho Regulador deliberou ainda “instar a Administração da TVI” a “respeitar escrupulosamente o princípio de separação entre matéria de gestão empresarial e matéria editorial” e “chamar a atenção da TVI e dos seus jornalistas para a obrigatoriedade de criação de um conselho de redacção”.
Será, por isso, iniciado um “procedimento visando o apuramento da responsabilidade contra-ordenacional”.
Na mesma reunião foi aprovada, por maioria, “a abertura de um processo de apreciação com o intuito de apurar se existiu ou não ingerência do poder político ou económico na actividade do operador relativamente à suspensão do Jornal Nacional de sexta-feira”.

Manuela Moura Guedes espera que jornal seja retomado

“Só espero que, face à decisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), o 'Jornal Nacional Sexta-feira' volte. Como a decisão sustenta que foi um acto ilegal, esse acto fica sem efeito”, afirmou ao DN Manuela Moura Guedes, depois de conhecida a decisão do organismo regulador, recusando fazer quaisquer outros comentários sobre a situação.» in http://dn.sapo.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1390625&seccao=Media

A Manuela Moura Guedes e o seu Jornal Nacional incomodava muita boa gente...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover