31/10/09

Liga Sagres: F.C. do Porto 1 vs Belenenses 1 - Dragões tropeçam, com empate caseiro muito compremetedor!

«Desfecho imerecido

Sempre o mesmo filme, velho e gasto por exibições sucessivas. Investimento portista e opositor retraído, comprimido numa estratégia de risco nulo, versão genuína da negação do futebol que não dispensa expedientes antigos, feitos de lesões súbitas e descarados exercícios de perda de tempo. Encontro no Dragão é assim mesmo, disputa-se ao sabor do mais puro género de sentido único, em que só um dos intérpretes persegue o espectáculo e cumpre o espírito e a essência do jogo.

O cenário agrava-se com um golo nascido do nada, contra a corrente e sem que seja possível estabelecer, ou sequer imaginar, uma relação de causa e efeito que o possa justificar. O adversário (no caso, o Belenenses) encolhe-se, protegendo a vantagem feliz e absolutamente inesperada. Perante a recusa assumida e reforçada do adversário em participar no jogo, o Dragão persiste, reinventando soluções.

Pressão, ainda mais pressão. É a resposta que gera a iminência do golo, entre oportunidades múltiplas que sublinham o desnível, caprichosamente invertido no placard electrónico e posteriormente atenuado num remate de Farías. Mas o equívoco gerado por um golo fortuito de Lima, aos primeiros instantes da segunda parte, não seria totalmente reparado. Do instinto argentino o mal tornou-se apenas menor, incapaz de reparar o atropelo à lógica a que cada ataque do Tetracampeão procurava acudir.

Um dia teria que ser assim. Um dia em que, para cúmulo, Nelson assistiu a um cabeceamento de Bruno Alves devolvido pela barra quando corria o minuto 90. Em noite antecipada de bruxas, na véspera do Halloween. Um dia o final teria que ser diferente. Mas não houve morte do artista, apesar de, no empate, ter vencido o anti-jogo.

FICHA DE JOGO

Liga, 9ª jornada
30 de Outubro de 2009
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 31.819 espectadores

Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Assistentes: José Cardinal e Bertino Miranda
4º Árbitro: António Augusto Costa

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves «cap» e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Raul Meireles; Mariano, Farías e Hulk
Substituições: Belluschi por Falcao (46m), Sapunaru por Rodríguez (53m) e Mariano por Guarín (79m)
Não utilizados: Beto, Nuno André Coelho, Tomás Costa e Prediger
Treinador: Jesualdo Ferreira

BELENENSES: Nelson; Mano, Rodrigo Arroz, Diakité e Barge; Gabriel Gomes, Celestino, Zé Pedro e Ivan; Fredy e Lima
Substituições: Rodrigo Arroz por Devic (45m), Zé Pedro por Fellipe Bastos (51m) e Fredy por Cândido Costa (78m)
Não utilizados: Bruno Vale, André Almeida, Igor e Adu
Treinador: João Carlos Pereira

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Lima (46m), Farías (63m)
Disciplina: cartão amarelo a Ivan (64m), Bruno Alves (74m) e Nelson (84m)» in site F.C. do Porto.

Resumo de um jogo muito fraco por parte dos Dragões, o que se reflectiu no resultado final!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover