17/10/09

Amarante: Depois da vergonha das descargas da ETAR no Rio, agora as lamas em Santa Cristina! Com esta Gestão, Amarante é mais do mesmo, é muito mau!

«A Máfia Lusitana

TVI descobriu aterros ilegais em todo o país onde são depositadas toneladas de resíduos tóxicos

Todos os dias são depositadas ilegalmente pelo país centenas de toneladas de resíduos tóxicos e de lamas de depuração em aterros clandestinos. A TVI descobriu sete aterros de norte a sul de Portugal, mas haverá muitos mais.
Os infractores poluem os solos, as águas e prejudicam a saúde das pessoas. Encontrámos compostos que provocam cianose, mutações genéticas, alteração do sistema reprodutor dos seres vivos, malformações graves, cancro e morte. (Veja aqui link externo, em formato PDF, os resultados das análises feitas a pedido da TVI).
Mesmo antes de ir para o ar, a grande reportagem «A Máfia Lusitana» suscitou reacções. À nossa redacção chegou um fax de 21 páginas, enviado pelo presidente da Junta de Castelões, do concelho de Penafiel, em que são denunciadas situações similares.
O autarca sublinha que contactou desde meados de 2008 diversas entidades – incluindo o Ministério do Ambiente, a Delegação de Saúde e a GNR – por causa do despejo de lamas de depuração de estações de tratamento na freguesia «sem que a situação se tenha resolvido». O bloqueio de um camião e uma manifestação de nada serviram: os descarregamentos continuam.
A TVI apurou que está mais uma vez em causa a empresa (associada a um ex-polícia cadastrado) que é questionada pelas mesmas razões na freguesia de Santa Cristina.
Veja a reportagem «A Máfia Lusitana» link externo.» in http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/residuos-mafia-portuguesa-mafia-residuos-ambiente-poluicao/1096328-4070.html

4 comentários:

  1. Podes crer, Grande Amigo!
    Poder Podre como essas lamas...

    ResponderEliminar
  2. Excelente jornalismo de investigação! Sobretudo porque os ambientalistas já não funcionam neste país, e no resto do Mundo... Andam todos preocupados com o CO2 e o Aquecimento Global, e depois todos nós temos que aturar isto!!!

    Ecotretas

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que o jornalismo se não for condicionado, consegue descobrir muita coisa errada, pois como se pode verificar nesta reportagem, a investigação a mais este caso, que devia envergonhar os homens que, a troco do lucro imediato, não se importar de envenenar os seus... mais nenhum animal faz isto!
    Quanto às autoridades competentes ao nível do ambiente, também lutam contra muitos poderes e com poucos recursos!
    Que a TVI não seja novamente silenciada...

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover