23/10/09

Celorico de Basto: Quinta do Prado, bem no Centro Histórico e com este Portão imponente!


«Quinta do Prado



Casa do Prado, uma “Joia” em pleno centro de Celorico de Basto
Quinta do Prado Casa nobre do século XVIII, foi posteriormente remodelada no século XIX, apresentando um aprazível conjunto de lindíssimos jardins, dos mais belos desta vila. Foi propriedade inicial da família Pinto Dá Mesquita, tendo sido adquirida pela Câmara Municipal há alguns anos atrás, de modo a integrar um projecto de reabilitação urbana e cultural.

Construída, segundo os hábitos locais, de modo a tirar partido do forte desnível do terreno, apresenta diversas fachadas de configuração muito diferente, todas elas pintadas de amarelo. A norte, uma esplanada permite o acesso direto ao andar nobre, a sul, em nível inferior, ergue-se uma torre ameada (provavelmente do século XVIII), e voltada a leste, ergue-se a imponente fachada nobre (destaca-se, sobre a entrada, uma varanda corrida decorada com azulejos de excelente qualidade) aparentada com o estilo da “Antiga Casa Portuguesa” que o arquiteto Raul Lino desenvolveu na década de 1900, e que ilustra uma conceção de solar senhorial que não é próprio da região de Basto, mas que mais faz lembrar, as célebres casas nobres citadinas, onde se estabelecia uma ligação dos salões com os jardins, que eram célebres, numa associação de conforto e beleza.» in http://www.celoricobasto.com/turismo/patrimonio/quinta-do-prado/

2 comentários:

  1. Quando fui para o Parque do Alvão passei por aqui e andei nestes jardins. Belo conjunto, sem dúvida. Uma pergunta: Por acaso já foste à Praia do Vau?

    ResponderEliminar
  2. Já sim senhor, é linda!
    Aliás o Tâmega sem mer... é sempre lindo!
    A região de basto é muito bela, tanto em património natural, como construído!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover