01/02/08

Amarante Gondar - Freguesia de Gondar, umas das mais belas da margem esquerda do Tâmega!



Imagens da Igreja e Cemitério de Gondar, Amarante.


Biblioteca de Gondar e Monumento aos soldados de Gondar que morreram na guerra de ultramar.

Edifício da Junta de Freguesia de Gondar.


«Gondar (Amarante)
Localização no concelho de Amarante
Gondar é uma freguesia portuguesa do concelho de Amarante, com 9,63 km² de área e 1 693 habitantes (2001). Densidade: 175,8 hab/km².» in Wikipédia.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Gosto muito da Freguesia de Gondar, no Concelho de Amarante, pertencente à margem esquerda do Rio Tâmega, atravessada pelos Rios Ovelha e Carneiro que se juntam no Lugar de larim da mesma Freguesia. É notável o progresso que esta freguesia, nas fraldas da Serra do Marão, tem evidenciado nos últimos anos. Há muita coisa que tenho a dizer sobre esta Freguesia, até porque o meu amigo, Dr. Luís Coutinho, infelizmente já falecido, em temos históricos trabalhou bastante, na busca e aprofundamento dos inúmeros dados e factos históricos que compilou e de que me cedeu amavelmente, o que muito apreciei, estando-lhe ternamente grato, dado que tudo o que diga respeito à história do meu Concelho, é algo que me fascina. Passando ao Gondar atual, nota-se um grande desenvolvimento desta freguesia em todas as vertentes, facto pouco comum nas Freguesias da margem esquerda do Rio Tâmega. Este ano no âmbito do Curso Tecnológico de Informática, do qual sou Diretor de Curso e da Disciplina de ATINF, da qual sou professor, na Escola Secundária/3 de Amarante, tenho a estagiar dois alunos na Biblioteca de Gondar, Cristiano e Ivo, e mais dois alunos numa empresa Metalomecânica de Gondar, a Alumimarante, o Paulo e o Pedro, todos naturais de Gondar e a tentar dar um contributo pessoal para a sua Freguesia, no seu percurso de formação em contexto de estágio. Bom trabalho para todos e desde já o meu agradecimento a estas instituições desta Freguesia que tão bem nos receberam e tão colaborantes se mostraram. Bem hajam!

Mais informações sobre esta freguesia, podem ser encontradas no seguinte link:
http://www.jfgondar.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover