05/02/08

Amarante - Grandioso Desfile de Carnaval de Gondar, do ano de 2008!






A Beatriz lá foi pela segunda vez ao carnaval de Gondar e adorou!


«Gondar


Gondar fica situada a uns 5 Km da sede da cidade de Amarante e é constituída pelos lugares de Areias, Bailadouro, Cabana, Cancela, Cavalinho, Chedas, Corujeiras, Crespelos, Escondidinho, Igreja, Larim, Mosteiro, Outeirinho, Ovelhinha, Palmazões, Portela, Real, Sumidas, Valinhas, Vilela, Vila Seca e Vinhateiro.
Com uma área de 963 hectares, a freguesia de Gondar terá sido fundada no século XII, por D. Mem Gundar, (daí o seu nome) fidalgo natural das Astúrias que veio para Portugal com o Conde D. Henrique.
Situada nas fraldas da Serra do Marão, a freguesia de Gondar é cortada por dois rios que se juntam em Larim: o rio Ovelha e o rio Fornelo.
Na freguesia de Gondar há legados da época Romana e da Idade Média. Dos romanos, resta a "Necrópole de Tubirei", no lugar de Vila Seca datado dos séc. III e IV dC e os "lagares escavados na rocha" no lugar de Aldeia.
Esta freguesia é muito rica em solares: " Casa de Vila Seca", "Casa do Ribeiro" e a "Casa de Ovelhinha". Esta última, situa-se na aldeia de Ovelhinha e data do séc. XVII. Segundo dizem, foi construída sobre rochas e a beijar o leito do rio Carneiro na sua margem direita. Ainda, neste lugar é possível encontrar ruínas das casas incendiadas pelo General Loison, durante a invasão francesa.
A freguesia de Gondar é muito conhecida pelo seu Carnaval. Este teve o seu início de forma muito restrita, pois foi praticamente organizado pela escola de Chedas. No entanto, a Junta de Freguesia passou a patrociná-lo, dando-lhe outra dimensão. Desta forma, outras escolas e Jardins de Infância, bem como coletividades, empresas e particulares, começaram a participar. O desfile termina com a "Queima do Entrudo" e a leitura do testamento.» http://www.eb1-chedas.rcts.pt/regiao.htm
-----------------------------------------------------------------------------
Gente muito dinâmica esta, que numa época de crise e em que ficar estagnado é muito mais fácil e cómodo, sabem encontrar meios e energias para organizar um corso, que é maioritariamente constituído pelas escolas e jardins de infância da Freguesia, atraindo no dia de Carnaval milhares de pessoas a esta terra tão bonita e com tanta história. Parabéns Gondar, não intempérie, não há crise que pare esta gente. Parabéns e que para o ano se repita! Os meus filhotes, mormente a Beatriz adoraram participar de uma forma espontânea!
Mais informações sobre Gondar, no site da Junta de Freguesia, no seguinte link:

2 comentários:

  1. Adorei e gostaria de pedir um grande favor para vocês. Meu avô materno Alfredo Pereira Teixeira nasceu em Gondar/Valinhas no dia 24/06/1899 e foi registrado na Igreja Católica no dia 25 do mesmo mês. Filho de Victorino Pereira com Virgínia Pereira. Eu gostaria muito de receber algumas fotos de Valinhas, pois fiz um álbum de genealogia e desejo ilustrar. Sou Brasileira e meus avós faleceram quando minha mãe tinha somente 5 aninhos, por isso não os conheci e, só agora consegui uma foto deles o que me deixou muito emocionada. Caso posa peço remeter para o meu email lilicamartins1953@hotmail.com ficarei eternamente grata.

    ResponderEliminar
  2. Ok, quando me for possível tirarei as fotografias!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover