13/02/08

Começaram os Estágios dos Alunos Finalistas do Curso Tecnológico de Informática, da ESA!


Uma dupla muito organizada e proficiente, Ricardo Rafael e Simão, para já o grupo com mais poder de organização e cumprimento de todos os quesitos iniciais, no estágio na Junta de Freguesia da Lomba, em Amarante!

Temos aqui o Dr. Micl e o José, em grande estilo no Ginásio "Amarante Health Club", no Clube Residencial da Madelena, em Amarante!

O Marco e o Renato estão com grande aplicação e competência a trabalhar na CLAP (Centro Local de Animação e Promoção Rural), em Vila Chã do Marão, Amarante!
-----------------------------------------------------------------------------
Começaram os estágios doa alunos finalistas do Curso Tecnológico de Informática, na Escola Secundária/3 de Amarante. Estes alunos depois de toda a componente de formação em sala de aulas/laboratório que tiveram ao longo dos três anos deste curso e será assim uma oportunidade excelente, para tomar conhecimento da realidade com que se vão ter que confrontar a partir de agora: a vida activa. Pelo menos é o que espero, para aqueles alunos que não vão prosseguir estudos a nível superior. Num primeiro balanço, penso que com maior ou menor dificuldade, todos os grupos se estão a integrar nos novos ambientes e parece-me que os seus projectos vão ser úteis, para ambas as partes, como será desejável. As instituições/empresas estão a ser muito colaborativas e o ensino assim, de facto, é bastante mais integral, dado que a Escola tem uma função estruturante de construção de conhecimentos e de desenvolvimento de capacidades diversas, tendo agora uma oportunidade fantástica de aplicar o seu conhecimento, no meio envolvente. Além disso, penso que é uma mais valia para os alunos, o facto de estarem maioritariamente, a desenvolver os seus estágios nas suas Freguesias de origem, o que contribui para uma maior abertura das entidades e motivação extra para os estagiários, dado que a adaptação dos alunos é mais fácil e rápida. Agora, força malta, vamos mostrar ao mundo do que vocês são capazes... e força nas "canetas"! Estes alunos além de finalistas da sua formação enquanto estudantes, são igualmente os últimos alunos a frequentar este curso, dado que os Cursos Tecnológicos, acabam igualmente, para muita pena minha que gostava deste modelo, embora ache que deveriam ser feitos alguns ajustamentos ao mesmo. Mas os políticos portugueses teimam em fazer experiências com as comunidades lectivas, abrindo e fechando cursos a esmo, consoante as marés... lamentável!

3 comentários:

  1. Esta é, como tu dizes, uma excelente oportunidade para estes alunos fazerem a transição entre a escola e o "mundo real".
    Boa sorte para todos eles, especialmente para os que também já foram meus um dia, Ricardo e Marco. E para o dr Micl, que eu já conheço tão bem do teu blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Pois foi exactamente neste dia 13 de Fevereiro que o teu blogue fez um ano de existência. Como tu és um despassarado, e eu, pelo contrário, sou bastante atenta a estes pormenores, aqui te deixo os meus parabéns por um ano de trabalho constante e sem interrupções. Acompanhei-o desde a hora do seu nascimento baldando-me, confesso, nas postagens sobre futebol. De resto fui lendo e escutando o teu trabalho diário que continua criativo. E pronto, aqui ficam os meus parabéns. Resta-me esperar por mais um ano de postagens!! Bom trabalho. :)

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover