25/10/07

Política Educativa - Ranking das Escolas Portuguesas, será piada?


Cada vez fico mais espantado com a nossa agenda mediática, embora, com tanto bombardeamento, acho que já deveria estar preparado, para tal. Eu, na qualidade de professor profissionalizado, desde o ano de 2003, onde concluí a Profissionalização em Serviço, na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto, sempre aprendi, com os excelentíssimos professores universitários, formadores de professores, coisas tão simples e lógicas como estas: "Avaliar não é medir"; "Projecto Educativo de Escola - Cada Escola, um projecto pedagógico diferente"; "Projecto Curricular de Turma - Cada turma, um projecto pedagógico diferente"; e em última análise: "Um aluno - um projecto educativo único". Pois, mas vai daí, aparece a herdada obsessão orçamental, antes muito contestada, mas actualmente, estranhamente entranhada, e toca a meter tudo na gaveta... houve um político bem conhecido do passado recente que, também tinha este estranho hábito; quando dava jeito, metiam-se as ideologias na gaveta! Depois de eu ter sido formado e informado, pensava eu que bem, os eloquentes governantes medem tudo pelo mesmo padrão, tanto faz ser escola ou colégio de meninos ricos, ou uma escola de um bairro degradado, ou do interior esquecido. Medir e atirar números, isso é o que está a dar, com os famosos rankings, palavra usada para classificar atletas, numa qualquer prova desportiva. Ensinaram-nos e formataram-nos a respeitar os projectos individuais e considerar a diversidade. Até nos ensinaram que o meio condiciona o conhecimento, pois é, mas agora vão fazer tábua rasa de tudo isso; tipo lavagem cerebral! Afinal avaliar é medir, afinal o que conta são os números! E então comparar colégios que só aceitam alunos com notas superiores a catorze valores, com escolas de bairros sociais... queria ver os professores dos colégios de gente bem posta na vida, a trabalhar nesses projetos educativos, seria um desafio muito motivador e rico para eles e para as suas carreiras. Penso que o facto dos média lançarem estes números e ninguém discutir estas coisas com profundidade, só tem um objetivo partilhado; acabar e liquidar com a Escola Pública, a tal conquista de Abril, mais uma que se vai acabar... Os problemas familiares e sociais que a escola pública remedeia e mitiga, isso não interessa nada; eles, os burocratas dos gabinetes da capital, capitalista, querem é números, reduzir tudo a números! Não, não é uma obsessão, é uma ideológica contradição!


2 comentários:

  1. Concordo, Helder. Este ranking de facto ordena o que não deveria ser ordenado induzindo-nos a comparar o que não é comparável. Parafraseando alguém nosso conhecido "É um" ranking "manhoso"!

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  2. Concordo com o Helder,e seus mestres, que bem o ensinaram, que avaliar, no que respeita ao humano, n�o � medir.
    Quem mede ou pretende medir o humano, e todo o acto pedag�gico � ou n�o ser� pedag�gico um humano acto. Quem mede o alcance de um sentimento um afecto um pensamento um acto. S� se se pretender Deus...
    Mas este cientificismo at�vico que domina o burocrat�s normativo ministerial volta-nos uns contra os outros desune-nos magoa-nos e frustra-nos. Quem querer� tal absurdo se somos queiramos ou n�o, n�s professores, fautores modeladores libert�rios de um futuro de uns milhares de jovens que queremos porque naturalmente eles tamb�m isso querem vivam uma dignidade feliz mas a bem a s�rio.
    www.angeloochoa.net/

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