29/10/07

F.C. Porto 3 vs Leixões S.C. 0 - E vão 8 vitórias seguidas!




«Lisandro dissolve
Abriu e fechou, ao pontapé e à cabeçada. O inevitável Lisandro, melhor marcador da Liga, ficou íntima e novamente ligado a mais uma vitória do campeão, a oitava em oito possíveis, farta em momentos mágicos, assistências valiosas e passes inestimáveis. Houve Tarik, Quaresma, Lucho, Raul Meireles e, sobretudo, uma equipa hábil e sábia, capaz das mais arrojadas combinações entre espectáculo e gestão.
Sem espaço reservado a preâmbulos, nem tempo para formular mais do que um par de ameaças, ao jeito do tradicional pré-aviso, a vantagem nasceu de forma quase espontânea, na sequência lógica dos primeiros exercícios de uma supremacia implacável fadada a provocar danos irreparáveis. O estorvo da oposição leixonense não foi muito mais do que um caso em suspenso, a prazo, que o incontornável protagonista argentino fez questão de abreviar.
Um nada mais de pressão, uma espécie de persistência, um espécime de teimosia, e o campeonato, colorido por um tom celeste, ficou um pouco mais azul, assumindo já uma tonalidade marinha. Ao sexto minuto, a tenacidade de Lisandro deixava-o a sós com Beto, pronto para escolher o lado e pintar a malha. Foi o que fez, dissolvendo a resistência.
Como que impulsionado por um fabuloso automatismo de efeitos surpreendentes, o golo gerou o espaço, sem, no entanto, prever direito de resposta ao Leixões. Antes mesmo de o adversário poder recompor-se, Tarik servia um exemplar de genialidade, cocktail de técnica e velocidade, discretamente preparado por Lucho, num passe preciso, numa solicitação preciosa. Um «túnel», uma simulação e a baliza ao dispor.
Entre outros modelos de aproximação ao golo, o Dragão revelou sagacidade e sapiência de sobra para fazer uma gestão sóbria e sem mácula da vantagem. Correndo, fazendo correr e desacelerando, servindo desequilíbrios que justificaram uma vitória mais ampla. Mais ainda do que os números selados pelo obstinado Lisandro, a pouco mais de dez minutos do final. De cabeça, assistido por Quaresma, fez o seu oitavo golo em sete jogos disputados.

FICHA DE JOGO
Liga 2007/08, 8ª jornada
29 de Outubro de 2007
Estádio no Dragão, no Porto
Assistência: 36.509 espectadores

Árbitro: Rui Costa, do PortoAssistentes: José Cardinal e Celso Pereira
4º árbitro: Jorge Sousa

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Stepanov, Bruno Alves e Fucile; Lucho González «cap», Bolatti e Raul Meireles; Tarik, Lisandro e Quaresma
Substituições: Bosingwa por Cech (15m), Tarik por Hélder Postiga (60m) e Lucho por Mariano (71m)
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Leandro Lima e Edgar
Treinador: Jesualdo Ferreira

LEIXÕES: Beto; Marco Cadete, Nuno Silva, Élvis «cap» e Ezequias; Bruno China; Jorge Gonçalves, Pedro Cervantes, Paulo Machado e Vieirinha; Roberto
Substituições: Jorge Gonçalves por Filipe Oliveira (46m), Marco Cadete por Tales (73m) e Vieirinha por Livramento (80m)
Não utilizados: Jorge Baptista, Nuno Diogo, Jorge Duarte e Nuno Amaro
Treinador: Carlos Brito

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Lisandro (6m e 79m), Tarik (8m)
Disciplina: cartão amarelo a Ezequias (26m), Fucile (33m) e Mariano (90m)» in site F.C. Porto.

O F.C. Porto continua a vencer, já são oito vitórias seguidas, e as exibições, não sendo exuberantes, têm sido o quanto baste. Não devemos, porém, embandeirar em arco, pois a época anterior deverá servir de exemplo para todos, dado que, depois de muito amealhar, fizemos como na fábula da cigarra e da formiga, quase perdendo o lucro acumulado, devido a uma letargia e adormecimento, levados a limites inadmissíveis. Neste inicio de época, temos a defesa muito bem, ao seu melhor nível, quase imbatível, o meio campo pendular, com Lucho Gonzalez e Raúl Meireles em grande forma, como se não via há uns tempos e o ataque implacável, com a criatividade habitual de Ricardo Quaresma e uma excelente forma de Tarik. Mas, passadas oito jornadas, impõe-se destacar um homem; o pequeno Lisandro Lopez, que está muito eficaz, trabalhador como sempre e um avançado avassalador para as defesas contrárias, dado que, pela sua mobilidade, é muito difícil de marcar. Vamos F.C: Porto, vamos ganhar, nós somos os maiores!

Imagens de mais uma fantástica vitória do F.C. Porto, num dérbi do Norte, com muita tradição!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover