O Mito rebelde que deixou sementes indeléveis!
Janis Joplin - "Summertime" (Live Gröna Lund 1969) - Ano em que nasci e música sempre com uma grande actualidade e qualidade; isto não era arte efémera!
Janis Joplin - "Maybe".
Janis Joplin - "Cry Baby" (live in toronto 1970)
Janis Joplin- "Try" (Live at Woodstock, 1969) - Bela colheita, a de 1969!
Janis Joplin - "Piece of my heart"
Janis Joplin - "Mercedes Benz"
Janis Joplin - "Me and Bobby Mc Gee"
Tom Jones with Janis Joplin
Janis Joplin - "To Love Somebody" - um original dos Bee Gees!
JANIS JOPLIN - "Tell mama"
Janis Joplin - "Little Girl Blue"
Janis Joplin - "Work Me Lord" - (Woodstock 1969) - 1969, Ano da luz Criadora!
«Janis Joplin
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A cantora Janis Joplin, numa ilustração feita por um fã.Janis Lyn Joplin (19 de janeiro de 1943 - 4 de outubro de 1970) foi uma cantora norte-americana de blues, influenciada pelo rock e pelo soul com uma voz marcante e que também chegou a compor. Joplin lançou quatro álbuns, desde 1967 até o lançamento póstumo em 1971.
Janis nasceu na cidade de Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos. Ela cresceu ouvindo músicos de blues, tais como Bessie Smith e Big Mama Thornton e cantando no côro local. Joplin concluiu o curso secundário na Jefferson High School em Port Arthur no ano de 1960, e foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com amigos.
Cultivando uma atitude rebelde, Joplin se vestia como os poetas da geração beat, mudou-se do Texas para San Francisco em 1963, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira, e sua preferida era a bebida Southern Comfort. O uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar, e chegou a arruinar sua saúde.
Depois de retornar a Port Arthur para se recuperar, ela voltou para San Francisco em 1966, onde suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brother & The Holding Company, que estava ganhando algum destaque entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. A banda assinou um contrato com o selo independente Mainstream Records e gravou um álbum em 1967. Entretanto, a falta de sucesso de seus primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até seu sucesso posterior.
O destaque da banda foi no Festival Pop de Monterrey, com uma versão da música "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis. Seu álbum de 1968 Cheap Thrills fez o nome de Janis.
Ao sair da banda Big Brother, Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969). O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte, e que teve como destaque as músicas "Me and Bobby McGee" (de Kris Kristofferson), e "Mercedes-Benz", escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.
Joplin morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia, com apenas 27 anos. Foi cremada no cemitério-parque memorial de Westwood Village, na cidade de Westwood, Califórnia, e suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico numa cerimônia. O álbum Pearl foi lançado 6 meses após sua morte. O filme The Rose, com Bette Midler no papel de Janis Joplin, baseou-se em sua vida.
Ela hoje é lembrada por sua voz forte e marcante, bastante distante das influências folk mais comuns em sua época, e também pelos temas de dor e perda que escolhia para suas músicas.
Disse: "Não faça compromissos, você é tudo o que você tem".» in Wikipédia.
Janis Joplin, faz parte do conhecido clube dos 27. Aquele grupo de músicos Rock que não sobreviveu à idade dos 27 anos. Todos viveram muito, com demasiada intensidade. Eles não sabiam viver devagar, foi toda uma explosão de liberdade, daquela década, de grandes lutas sociais, políticas, culturais e de grandes conquistas, à custa de rupturas fracturantes com a geração anterior. Eu bem sei, que eles não deveriam ter exagerado tanto, que deveriam ter vivido mais devagar. No entanto, também compreendo que, no caldo social que se criou à data, nem sempre foi possível resistir a tantos apelos, não sendo todos os mais adequados. No entanto é a arte musical que mais me interessa e sem dúvida que, Janis Joplin, era um vulcão em violenta ebulição, em cada palco em que actuava. A sua rebeldia extravasava em cada letra que cantava. Janis Joplin, constituiu uma verdadeira marca geracional, que se tornou indelével no tempo.
Mais matéria sobre Janis Joplin, no seguinte site:
http://whiplash.net/materias/bandas/janisjoplin.html
"Mercedes Benz
Janis Joplin
Composição: Bob Neuwirth / Janis Joplin / Mike McClureIt goes like this
Oh Lord, won't you buy me a Mercedes-Benz?
My friends all drive Porsches, I must make amends
Worked hard all my lifetime, no help from my friends
So Lord, won't you buy me a Mercedes-Benz?
Oh Lord, won't you buy me a color TV?
'Dialing for Dollars' is trying to find me
I wait for delivery each day until three
So Lord, won't you buy me a color TV?
Oh Lord, won't you buy me a night on the town?
I'm counting on you, Lord, please don't let me down
Prove that you love me and buy the next round
Oh Lord, won't you buy me a night on the town?
Everybody
Oh Lord, won't you buy me a Mercedes-Benz?
My friends all drive Porsches, I must make amends
Worked hard all my lifetime, no help from my friends
So Lord, won't you buy me a Mercedes-Benz?
That's it!"
Uma belíssima escolha. Recordei uma voz excepcional que já não ouvia faz tempo. Obrigada.
ResponderEliminarJanis Joplin !!! Inesquecivel !!!!! Vc conheçe o blog rock in roll ? visitem aew fallow abraço
ResponderEliminarhttp://www.israelrockinroll.blogspot.com/
Não conhecia mas já conheço e vou divulgar! Obrigado!
ResponderEliminarJanis Joplin lives forever!