"Plágio" - Maria de Vasconcelos!
"Vítima de plágio" - Rábula dos Gatos Fedorentos!
«Maria de Vasconcelos (psiquiatra)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
[editar] Ligações externas
- Site discográfico oficial de Maria de Vasconcelos» in Wikipédia.
«Maria de Vasconcelos
A Maria nasceu a 14 de Dezembro de 1970.
A infância:
A sua infância foi passada «na praia e na piscina do Tamariz, na mata do Estádio Nacional, no Cinema Restelo, nos Pastéis de Belém, na Escola de Música e Bailado de Linda-a-Velha, nos campos de férias na Quinta da Cardiga, na Baixa Lisboeta, no Chiado, no Bairro Alto, na Torre de Belém, nos croissants de Algés, nos gelados do Windsurf, no parque infantil da Inatel em Oeiras alguns locais já não existem e quase todos se modificaram», segundo palavras da própria.
Quando tinha 7 anos, e depois de ter andado uns aninhos a dizer que quando fosse grande «não queria fazer nada», decidiu que queria ser ginecologista obstetra. Porém quando a mãe dela lhe disse que os bebés nasciam a qualquer hora a Maria, muito amante do seu descanso desde tenra idade decidiu que isso de andar a ser acordada pelos bebés dos outros a qualquer hora não era para ela, mas ficou com a ideia de ser médica.
A juventude foi passada também na escola de música. A Maria aprendeu violino e guitarra clássica (por isso a ouvimos tocar durante o Programa da Manhã), cantou em vários coros, ia para a praia (e deixava a guitarra ao sol...), e foi sempre uma excelente aluna.
A Psiquiatria:
Quando andava no 10º ano um professor distribuiu trabalhos pela turma e a ela calhou-lhe dar uma aula sobre doenças mentais. Apaixonou-se pelo tema. A partir desse momento decidiu que queria ser Psiquiatra e para isso estudou.
Terminou o 12º com boa média que desceu devido à sua atrapalhação na prova específica de Química.
Entrou em Medicina Veterinária e, no final do ano, pediu transferência para Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, onde ingressou logo no 2º ano (com duas cadeiras atrasadas). Nesse ano deixou uma das cadeiras para Setembro e jurou «para nunca mais», porque adora as férias.
No final desse mesmo ano terminou a cadeira de histologia e embriologia com média de 19 e foi imediatamente convidada para ser assistente da cadeira (ainda hoje dá aulas na FCML).
Apesar de tudo o que a ocupava a Maria terminou o curso de medicina com média de 18 e a especialidade com média de 18.8.
Actualmente é psiquiatra numa clínica privada de Cascais.
A moda:
Quando tinha 22 anos, a filha da dona do clube de video que a Maria frequentava diariamente, disse-lhe que ia fazer um curso de modelos e perguntou-lhe se não queria ir também: «já sou muito velha para isso», disse. Mas foi. Adorava a parte de fotografia, mas a passerelle não era para ela. No entanto, quando teve de fazer o teste do final do curso foi a melhor classificada na Passerelle. Assim ficou logo a trabalhar e quando abriu a Elite em Portugal ingressou na mesma onde esteve até ao ano de 2001.
A Televisão:
Apresentou o Companhia dos Animais |
Estava ela na Elite quando a mandaram à RTP fazer um Casting para apresentadores em geral. Ela foi. Uns meses depois, estava a Maria a gozar uma rara tarde de sol na piscina e ligam-lhe a convidá-la para apresentar a metereologia da Estação e ela lá foi (mais uma vez porque «não gosta de dizer que não a projectos que podem ser engraçados»), apesar de estar na altura a estudar para o concurso da especialidade e a trabalhar no hospital. Depois apresentou o «Companhia dos Animais» durante um ano e meio e posteriormente o «Guia Dia a Dia».
Talvez volte à televisão em breve com o Homem que Mordeu o Cão.
E a Rádio:
Conheceu o Pedro Ribeiro, em 2000, num dia em que foi à Edipim gravar o genérico do Guia Dia a Dia. Quando o viu (apresentava ele o Top +) foi ter com ele, não lhe disse nem bom dia, nem olá, nem nada das coisas habituais: como grande fã do Programa da Manhã da Comercial, Maria disse: «Pedro Ribeiro tu tens o melhor programa de rádio de todos os tempos». Ficaram amigos. Uma amizade que dura até hoje «firme e hirta como uma barra de ferro».
Quando a Ana Lamy e o José Carlos Malato deixaram o programa o Pedro lembrou-se, e muito bem, da nossa Maria. Assim, mandou-lhe uma mensagem para o telemóvel a dizer: «alguma vez pensaste em fazer rádio na tua vida?». Ao que a Maria respondeu com uma mensagem cheia de pontos de interrogação.
O resultado: uma Maria de Outubro de 2001 a 2003 a animar as nossas manhãs na Best Rock FM. Programa que terminou a Julho de 2003.
Actualmente:
Actualmente é mãe de uma menina linda chamada Mathilde. Para além de continuar a dedicar-se à psiquiatria, a Maria entrou num novo projecto. Ser cantora. O seu primeiro Cd sairá em breve e terá o nome "Era uma vez...» in http://mariadevasconcelos.tripod.com/id1.html
"Plágio
----------------------------------------------------------------------------------------
Maria de Vasconcelos, além de ser uma excelente apresentadora, que eu conheci no excelente programa de humor "O Homem que mordeu o cão", revelou-se, nesta música de nome "Plágio", uma excelente cantora. Gosto desta música suave, desta voz doce e quente!
Não resisti a colocar uma rábula dos Fatos Fedorentos, igualmente de nome plágio e, como este tema é recorrente na humanidade, penso que a sátira e o humor são óptimas formas de lidar, com este delicado assunto! Grandes Gatos Fedorentos e Maria de Vasconcelos! O humor bom é sinónimo de grande inteligência e perspicácia!
Sem comentários:
Enviar um comentário