21/09/07

Ainda o problema da Educação em Portugal!


«O problema das dezenas de milhares de candidatos a professores que não obtiveram emprego, não é, como é óbvio, um problema só do Ministério da Educação. Também o é em parte, mas como diz e bem a ministra é um problema de desemprego mais global do país. E tem acrescentado, com uma rara frontalidade, que não se prevê tão cedo que esses licenciados possam obter emprego com as qualificações que tem. Os 40000 rejeitados da educação são apenas a face mais visível do desemprego de jovens qualificados, que apenas uma minoria supera e uma minoria da minoria resolve indo para fora de Portugal.

Ora, no mesmo momento em que o Governo diz às pessoas no seu programa das Novas Oportunidades que se “tivesses estudado não serias balconista mas locutora de televisão”, tem que admitir que muitos que estudaram para serem professores, engenheiros, advogados, psicólogos, sociólogos e outras profissões, que implicam esse mesmo “estudos” e qualificações que se propagandeiam nas “Novas Oportunidades”, acabem por ser balconistas, na melhor das hipóteses, quando não desempregados. Uma mão dá, outra mão tira.» in http://abrupto.blogspot.com/

Notável artigo do Dr. José Pacheco Pereira sobre o problema dos jovens diplomados, que nos deve fazer reflectir um pouco, sobre o status quo da Educação em Portugal!

2 comentários:

  1. São dois os problemas principais da educação: os ministros incompetentes, e o paradigma ideologicamente distorcido. Por este andar, vamos levar outros 30 anos para desfazer as asneiras já feitas.

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente, estamos a viver um retrocesso muito acentuado, ao nível do novo paradigma da Educação em portugal!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover