16/09/07

Liga Portuguesa - F.C. Porto 1 vs Marítimo 0 - Isolados na frente!



«F.C. Porto-Marítimo, 1-0
Orgulhosamente só

O Bicampeão já está só. É líder, depois inverter e ampliar diferenças cifradas num golo à escala mais rigorosa de uma vitória e três pontos. Assim não restam dúvidas ou confusões, desfeitas à cabeçada num instante de bravura argentina. Lisandro, aquele que nunca pára, fez o golo, definindo novas distâncias que fazem do Dragão um caso à parte, deixando-o isolado. Na frente, óbvia e orgulhosamente.

A abordagem portista ao encontro de líderes revelou muito mais determinação e audácia do que reservas e cuidados, razão pela qual o Dragão já se havia aproximado seriamente do golo por cinco vezes quando o Marítimo definiu os primeiros indícios de perigo, quase sempre relativo e resultante de gestos de contra-ataque de elaboração fortuita, que prescindiram de método e de meio-campo.

Em 15 minutos, Lisandro e Tarik colocaram repetidamente o golo na boca do estádio, sem, no entanto, alvejarem o lado certo das redes, absolutamente esquivo ao longo de mais de meia hora de insistência e invulnerável num último assalto antes de o árbitro autorizar o descanso, fase em que um trabalho notável do marroquino falhou os festejos por pouco. Por pouco menos do que o remate pronto de Bruno Alves, a livre cobrado por Quaresma, à direita.

Apesar do rendimento nulo de tanto investimento, o campeão persistiu no ataque, induzindo novas doses de velocidade ao processo, que lhe permitiram, por fim, chegar à vantagem, numa acelerada reacção à iminência do golo, que se desmantelara num cruzamento excessivamente longo, proveniente da direita.

Quando o «bruá» já ecoara, quando a imprecisão da assistência já havia devolvido os adeptos aos seus lugares, Cech não desistiu. Nem ele, nem Lisandro. Do lado oposto à primeira investida, por onde a bola parecia perder-se, o eslovaco cruzou e o argentino, cara a cara com Marcos, cabeceou, fulminante, sem reservar espaço ou tempo a um esboço de reacção ou defesa. No 150º jogo de Quaresma na Liga, brilhava Licha, argentino bravo, para quem um lance nunca está perdido. Raro exemplo de oportunidade e coragem, assinou o golo 4499 do F.C. Porto na competição.

Só então o Marítimo foi, verdadeiramente, a jogo, mas obrigando Nuno a uma única intervenção de vulto, enquanto, no extremo inverso do relvado, Leandro Lima, recém-entrado, acrescentava amplitude e variedade ao ataque portista, antes de falhar as medidas da baliza de Marcos num remate fortíssimo e surpreendente, entre uma relação de ameaças que continuaram a fazer dos Dragões os principais investidores na partida, apesar do risco envolvente. Pouco depois, ainda ciente da taxa de juro subjacente à atitude atacante, o F.C. Porto podia festejar a quarta vitória em quatro jogos e a liderança isolada.

FICHA DE JOGO

Liga 2007/08, 4ª jornada
15 de Setembro de 2007
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 38.519 espectadores

Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)
Assistentes: Venâncio Tomé e Paulo Ramos
4º árbitro: Nuno Roque

F.C. PORTO: Nuno; Bosingwa, João Paulo, Bruno Alves e Cech; Lucho «cap», Paulo Assunção e Raul Meireles; Tarik, Lisandro e Quaresma
Substituições: Tarik por Farías (46m), Raul Meireles por Leandro Lima (71m) e Paulo Assunção por Bolatti (90m)
Não utilizados: Ventura, Stepanov, Mariano e Edgar
Treinador: Jesualdo Ferreira

MARÍTIMO: Marcos; Briguel, Ediglê, Antoine e Evaldo; Bruno «cap» e Olberdam; Marcinho, Mossoró e Fábio Felício; Kanu
Substituições: Marcinho por Bruno Fogaça (77m), Fábio Felício por Edder (88m)
Não utilizados: Marcelo, Wénio, Gregory, Luís Olim e Sidnei
Treinador: Sebastião Lazaroni

Ao intervalo: 0-0
Marcador: Lisandro (56m)
Disciplina: cartão amarelo a João Paulo (20m), Olberdam (34m), Fábio Felício (59m) e Quaresma (67m)» in site F.C.P.


Algumas imagens do Estádio do Dragão, no F.C. Porto vs Maritimo!

Lances mais importantes e golo de Lisandro Lopez aos 55 minutos de jogo!

Vídeo que realizei no Topo Norte do Estádio do Dragão, neste jogo!

Gostei muito deste jogo, não propriamente pela exibição do F.C. Porto que não foi brilhante, mas pelo fantástico ambiente das bancadas. Muitos jovens, muitos casais, muito saber estar num estádio de futebol, com urbanidade! Uma palavra de apreço pelo Maritimo que joga um futebol muito bonito, muito à imagem do seu técnico, Sebastião Lazaroni, um futebol de passe curto, muito "abrasileirado", rendilhado epor isso, muito bonito de se ver. E adorei ver o estádio com muita cor azul, o que me enche sempre a alma! Viva o F.C. Porto, viva o futebol, viva o Porto, carago!


Lisandro Lopez, mais uma vez decisivo, mais três pontos!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover