08/09/07

Amarante Canadelo - Último dia de Verão 2007, em Canadelo!













Última ida à Praia Fluvial de Canadelo, neste Verão de 2007!
----------------------------------------------------------------------------------------
Nesta última ida a banhos do Verão de 2007, tive a oportunidade de conhecer o dono da casa muito bonita, já anteriormente referenciada neste blog, construída com os materiais típicos da zona, com que os antigos habitantes construíam as suas casas, em xisto e lousa, numa sobreposição de pedras pequenas que dá um efeito, muito bonito e que não fere, em nada, a paisagem local e natural. O dono da casa, acompanhado naquele momento pelo grande canoísta Amarantino, Joaquim Queiroz, é um jovem muito dinâmico que está a mudar as mentalidades das pessoas da aldeia, designadamente, na tentativa de que construam e reconstruam as casas de Canadelo, com os materiais típicos da zona. Noto com agrado, que já se notam resultados dos esforços deste jovem, já se vêem reconstruções de casas e de muros, à moda antiga. Reparei na sua preocupação ambiental de combater o lixo, que os "selvagens" da cidade teimam em deixar espalhado pela praia... Conversamos do desaparecimento de trutas, javalis e cabras de montanha. É destes jovens que Portugal e, neste caso, Amarante, muito necessitam. Pude constatar que a estrada até Canadelo já está repavimentada, o que aumenta o conforto, para chegarmos ao Paraíso Amarantino, Aldeia de Canadelo. Parabéns para a Câmara Municipal de Amarante que, deste modo, diminuem o degredo a que estas aldeias de montanha tem sido votadas. Até para o ano banhos em Canadelo, porque àquela aldeia irei sempre que puder. Viva Canadelo, o Paraíso terrestre de Amarante!


8 comentários:

  1. Não o conheç0 pessoalmente, para mal dos meus pecados, mas pelo que tem feito e escrito desta aldeia, tem já um lugar no meu coração. Canadelo foi em tempos o lugar onde rumava para férias de verão, e nesta época de Natal onde me reunia com parte da minha familia que, alguma, ainda aí vive.É portanto um lugar mitico que conservo com muita saudade e amor e que levarei comigo para o além.
    O tempo em que faziamos a caminhada de Amarante para Canadelo, era hoje impensável. Três horas de caminhada não isenta de perigos que se faziam com prazer em gritaria de miudos sempre a acossar as burras, conduzidas pela Clementina,são parte dessa história que talvez um dia contarei. Não vou alongar este post, a não ser para dar os parabéns ao autor do blog e também a quem se interessa por esta aldeia e que quer conservar aquilo que de bom sempre teve. Boas Festas e bem ajam pelo que teem feito

    ResponderEliminar
  2. Caro Zeblino:

    Fico contente que os meus relatos sinceros e de prazer que faço das minhas idas a banhos ao Rio Ôlo em Canadelo, deixem outras pessoas com boas recordações desta terra. Faço-lhe desde já o desafio de contar essas histórias que, duras na altura, são agora quase épicas. Imaginar o percurso entre canadelo a Amarante, a pé de cavalo, de bois ou de Burro, deve ser riquissímo. Conte-me por favor essas histórias. Sei que nós no nosso conforto, falo por mim, só conheço a parte mágica, a paisagem, não conheço a miséria, trabalho, isolamento e fome que esta aldeia mineira do Marão já sofreu e em parte, a população resistente ainda vai sofrendo. Mas fico sempre emocionado quando lá vou, as pessoas não me conhecem , mas saudam-me todas e dizem vá com Deus. Há muita humanidade naquela Aldeia. A tia Custódia tam,bém me contou que era ela a pe que ia a Amarante trazer e levar o correio para toda a gente. Amigo, peço-lhe em nome do património humano daquela Freguesia, conte essas histórias da sua juventude. Grato por ler o meu blog simples que fala de gente simples. Bem haja e Bom Natal, Helder Barros, sempre ao dispor! Quando quiser vamos a Canadelo os dois fazer uma viagem no presente, mas com as memórias do passado!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Helder e obrigado por tudo que fala da minha terra, abraço.

    ResponderEliminar
  4. Grande Zeblino se não estou errado deves conhecer a Quinta do Barreiro, eu sou o Tiago Covelo(canadelo) um grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Eu é que agradeço, Tiago e estou sempre disponível para Canadelo.
    Enviem-me fotografias antigas e histórias, se tiverem, claro!
    Fico-vos muito agradecido pela participação!
    Todos somos poucos para valorizar as Aldeias de Amarante!

    ResponderEliminar
  6. Olá Tiago, olá familia. Como foram as vossas Festas?. Espero que todos estejam bem.
    Se me quiseres contactar para uma conversa mais intimista, de familia envia para o meu E-mail, jarsardoeira@hotmail.com. Para o Helder Barros, um ano completo, já agora com mais reportagens sobre Canadelo. Um abraço do Zéblino

    ResponderEliminar
  7. SENHOR HELDER BARROS MUITO OBRIGADO PELAS BELISSIMAS FOTOS DA ALDEIA QUE ME VIU NASCER E CRESCERESSE RIO A ONDE EU PASSEI 18 VERAO ESTAS FOTOS QUASE QUE PERECO QUE ESTOU AI E AO VER ESTAS VERDURAS O CHEIRO DA MINHA INFANCIA ESTA PRESENTE E POR ISSO LHE AGRADECO IMENSO BOA CONTINUATION CHAMO ME CELIA DA COSTA ESTOU EM FRANCA

    ResponderEliminar
  8. Olá Cristina:

    Nem imagina o prazer que me dá levar um bocadinho de Canadelo a um habitante que está emigrado.
    Sei que quem viveu a melhor período da vida em Canadelo como a Cristina, 18 anos, jamais esquecerá esta terra e ainda bem!
    Desejo-lhe tudo de bom e se calhar vemo-nos no Verão em Canadelo,

    Au revoir,

    Helder Barros

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover