01/05/22

História e Arqueologia - A arte que retratava cenas eróticas estava presente em todos os estratos sociais de Pompeia.


«Exposição de arte erótica de Pompeia viaja até uma cultura que celebrava abertamente a sexualidade

A arte que retratava cenas eróticas estava presente em todos os estratos sociais de Pompeia. A exposição vai estar aberta ao público até Janeiro de 2023.

As peças de arte erótica encontradas no meio das ruínas de Pompeia podem fazer-nos corar hoje, mas estavam presentes em todos os estratos da sociedade da comunidade que foi abalada pela erupção do Vesúvio em 79 D.C — e vão agora ser expostas para todos.

São cerca de 70 obras, entre elas dois medalhões decorados com imagens de sátiros e ninfas, que foram recolhidas de uma carruagem cerimonial encontrada no sítio no ano passado. A exposição vai abrir ao público no parque arqueológico de Pompeia a partir de 21 de Abril e pode ser visitada até 15 de Janeiro de 2023.

Para além das obras, os visitantes vão também poder fazer uma visita guiada ao local com a ajuda de uma aplicação para poderem ver as casas ao longo da Via del Vesuvio que têm frescos nas paredes, incluindo uma pintura encontrada em 2018 que representa o deus da fertilidade, Priapus, a pesar o seu pénis numa balança, e outra descoberta em 2019 que mostra Leda a ser engravidada pelo deus romano Júpiter, que estava disfarçado sob a forma de um cisne.

“Obviamente, as casas das pessoas ricas tinham mais pinturas, mas as imagens eróticas eram muito comuns em Pompeia”, revela Gabriel Zuchtriegel, diretor do parque arqueológico. “Tinham muito a ver com a forma como os romanos usaram a cultura grega como um código cultural, e muita da arte reflete o mitos e histórias gregas retiradas das suas tradições”.

Os cientistas tinham uma tendência para achar que os locais onde estas obras de arte erótica foram encontradas eram bordéis, de acordo com Zuchtriegel, mas “também havia espaços para prostitutas dentro das casas”.

“Parece que temos imagens destas em cima de todas as casas, mas é sempre muito arriscado fazer este tipo de simplificação. A vida quotidiana antiga era tão complexa como a nossa e é arriscado reconstruir o que acontecia nestes lugares apenas com base nas imagens”, acrescenta.

A exposição também vai incluir arte com cenas homossexuais e inclui uma estátua encontrada na Casa Del Bracciale d’oro, uma das casas mais ricas de Pompeia, que representa um jovem que servia o seu mestre durante banquetes e que também o servia sexualmente.

“As pessoas olham para as imagens eróticas de Pompeia e veem libertação, mas eles também tinham regras escritas e não escritas e não era só este mundo de grande liberdade. Por exemplo, a homossexualidade era tolerada, mas isso não significa que era aceitada da forma como nós esperamos hoje em dia”, remata.» in https://zap.aeiou.pt/exposicao-arte-erotica-pompeia-474288

(COMO ERAM AS RELAÇÕES DE UM CASAL E OUTROS PRAZERES EM POMPEIA NA ROMA ANTIGA!)

#historia

#arqueologia

#pompeia

#sexualidade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover