31/10/19

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto Sofarma 41 vs ADA Maia 29 - FC Porto Sofarma bateu o ADA Maia, no Dragão Arena, na décima jornada do Andebol 1.



«DRAGÕES CHEGAM À DEZENA DE VITÓRIAS NO CAMPEONATO
30 DE OUTUBRO DE 2019 22:36

FC Porto Sofarma bateu o ADA Maia (41-29), no Dragão Arena, na décima jornada do Andebol 1.

O FC Porto Sofarma venceu esta quarta-feira o ADA Maia Ismai (41-29), no Dragão Arena, em partida referente à décima jornada do campeonato nacional. Os campeões nacionais continuam invictos no campeonato e somam por vitórias todos os jogos disputados, contabilizando assim 30 pontos.

O FC Porto entrou a toda a velocidade na partida e aos dez minutos já vencia por 10-3. Distância volumosa de sete golos, a maior da primeira parte. A equipa de Magnus Andersson saiu para o intervalo a vencer por 19-14.

Após o intervalo, o FC Porto Sofarma manteve a quinta velocidade engatada e com 13 minutos decorridos o marcador apontava 30-20. Uma diferença de dez golos a separar Dragões e ADA Maia, que se repetiu em mais quatro ocasiões. O FC Porto Sofarma avolumou os números perto do fim (40-27), com Rui Silva a protagonizar a maior vantagem do jogo: 13 golos. Leonel Fernandes esteve de mira afinada e foi o melhor marcador dos campeões nacionais, apontando oito golos. 

O FC Porto Sofarma volta agora a centrar as atenções na Liga dos Campeões. A equipa de Magnus Andersson defronta no próximo sábado, no Dragão Arena, os franceses do Montpellier HB. O duelo da sexta jornada do Grupo B arranca às 18h30 (Porto Canal e FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

FCPORTO SOFARMA-ADA MAIA, 41-29 
Andebol 1, 10.ª jornada
30 de outubro de 2019
Dragão Arena

Árbitros: Fernando Costa e Diogo Teixeira

FC PORTO SOFARMA: Alfredo Quintana e Thomas Bauer (g.r.); Victor Iturriza (2), Yoan Balazquéz (3), Miguel Martins (1), Djibril M’Bengue (2), Francisco Oliveira, Ángel Hernández (6), Rui Silva (4), Daymaro Salina (5), Rúben Ribeiro (4), Leonel Fernandes (8), Diogo Branquinho, António Areia (3), André Gomes (3) e Fábio Magalhães
Treinador: Magnus Andersson

ADA MAIA: Manuel Borges (1), João Edra e Ricardo Castro (g.r.); Afonso Lima (2), Manuel Lima (1), João Carvalho, João Xavier, Manuel Lima (3), João Pimentel, Délcio Pina (8), Oleksandr Nekrushets (1), Miguel Pinto (6), André Azevedo (3), Ricardo Mourão (3), Hugo Santos e Tiago Teixeira (1)
Treinador: Alexandre Melo

Ao intervalo: 19-14» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191030-pt-dragoes-chegam-a-dezena-de-vitorias-no-campeonato

30/10/19

Liga NOS: Marítimo 1 vs F.C. do Porto 1 - Jogo entre Marítimo e FC Porto, da nona jornada da Liga NOS, terminou empatado a um golo.



«DOIS PONTOS PERDIDOS NA ILHA
30 DE OUTUBRO DE 2019 21:00

Jogo entre Marítimo e FC Porto, da nona jornada da Liga NOS, terminou empatado a um golo.

O FC Porto empatou esta quarta-feira diante do Marítimo (1-1), na Madeira, em partida referente à nona jornada do campeonato. O golo portista foi apontado por Pepe, aos 84 minutos.

Mesmo sem protagonizar uma entrada em jogo autoritária, pertenceu ao FC Porto o primeiro lance de perigo: na sequência de um canto cobrado por Corona, Mbemba cabeceou à figura de Amir (6m). Do outro lado, e sem nada ter feito para o justificar, o Marítimo ganhou vantagem no marcador por intermédio de Bambock, que contou com um desvio infeliz de Danilo para desfeitear Marchesín (11m). Obrigados a correr atrás do prejuízo, os Dragões estiveram muito perto do empate, mas Amir negou o golo a Luis Díaz com uma defesa a dois tempos (19m).

Já perto do intervalo, o guarda-redes iraniano voltou a destacar-se ao defender um cabeceamento de Matheus Uribe (44m), segurando o 1-0 favorável aos maritimistas com que as duas equipas foram para o descanso. O FC Porto aumentou a pressão na etapa complementar, mas as constantes paragens e o ínfimo tempo útil de jogo não favoreceram em nada as intenções portistas. O Marítimo nunca deixou de colocar os 11 jogadores atrás da linha da bola e limitou-se a defender durante todo o segundo tempo, tentando travar de todas as maneiras o ímpeto portista.

Aos 84 minutos, o FC Porto chegou ao empate por Pepe, que o fez quase de forma inadvertida. Na sequência de um canto cobrado por Alex Telles, Soares cabeceou contra a nuca de Pepe e a bola acabou mesmo por entrar na baliza do Marítimo. Os Dragões ainda forçaram a reviravolta e quase o conseguiram, mas Danilo atirou por cima quando foi solicitado por Alex Telles (90m+1). No derradeiro lance do jogo, Soares falhou o cabeceamento por milímetros em posição privilegiada (90m+6). Num relvado que mais parecia um batatal, era difícil fazer muito melhor.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191030-pt-dois-pontos-perdidos-na-ilha


Highlights | Resumo: Marítimo 1-1 FC Porto - (Liga 19/20 #9)

LigaPro: Académico de Viseu 0 vs F.C. do Porto 2 - Dragões triunfaram em casa do Académico de Viseu, na oitava jornada da LigaPro.



«"BÊS" REGRESSAM ÀS VITÓRIAS
30 DE OUTUBRO DE 2019 16:58

Dragões triunfaram em casa do Académico de Viseu, por 2-0, na oitava jornada da LigaPro.

O FC Porto B venceu esta quarta-feira no terreno do Académico de Viseu (2-0), em jogo referente à oitava jornada da LigaPro, regressando assim aos triunfos na prova. Com este resultado, os “bês” portistas passam a somar dez pontos.

A vitória azul e branca em Viseu começou a construir-se na primeira parte, quando Vítor Ferreira inaugurou o marcador com um remate rasteiro e cruzado desferido já dentro da área (40m). Na etapa complementar, já em período de compensação, Madi Queta sofreu uma falta dura na área viseense e o árbitro João Gonçalves apontou para a marca de penálti. Chamado a bater o castigo máximo, Vítor Ferreira não perdoou e bisou no encontro, estabelecendo o 2-0 final favorável aos Dragões (90m+3).

Na próxima jornada, a nona, o FC Porto B recebe o Leixões, no Estádio de Pedroso (domingo, 3 de novembro, 11h15, Porto Canal e FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

ACADÉMICO DE VISEU-FC PORTO B, 0-2
LigaPro, 8.ª jornada
30 de outubro de 2019
Estádio Municipal do Fontelo

Árbitro: João Gonçalves
Assistentes: Rui Amaral e Rui Eiras
Quarto árbitro: João Carvalho

ACADÉMICO DE VISEU: Ricardo Janota; Tiago Almeida, Steven Pereira, Mathaus, Lucas Silva, Fernando Ferreira (cap.), Kelvin, Jean Patric, Latyr, Luisinho e Facundo
Substituições: Fernando Ferreira por Johnatan (77m) e Lucas Silva por Bruninho (83m)
Não utilizados: Ricardo Fernandes, Filipe Soares, João Oliveira, Bruno Loureiro e Edgar Abreu
Treinador: Paulo Monteiro

FC PORTO B: Ricardo Silva; Tomás Esteves, Nahuel Ferraresi, Pedro Justiniano, Luis Mata (cap.), Mor Ndiaye, Sérgio Oliveira, Vítor Ferreira, Afonso Sousa, Madi Queta e Marius 
Substituições: Sérgio Oliveira por Fábio Vieira (24m), Tomás Esteves por Musa Yahaya (62m) e Madi Queta por Tony Djim (90m+4)
Não utilizados: Francisco Meixedo, Diego Landis, Boris Enow e João Mário
Treinador: Rui Barros

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Vítor Ferreira (40m e 90m+3, de g.p.)
Disciplina: cartão amarelo a Afonso Sousa (45m), Madi Queta (58m), Johnatan (78m), Steven Pereira (90m+2)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191030-pt-bes-regressam-as-vitorias

Politica Ambiental - A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem em mãos 21 processos de multa ambiental contra a empresa pública Águas do Norte, apenas no concelho de Guimarães.



«Águas do Norte tem 21 processos de multa por descargas em rios

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem em mãos 21 processos de multa ambiental contra a empresa pública Águas do Norte, apenas no concelho de Guimarães.

Os dados revelados ao JN por fonte da APA mostram que a maioria dos processos, ainda em instrução, são referentes a "infrações em 2018 e 2019", nas quais se inclui a grande descarga ocorrida no rio Selho há duas semanas, na freguesia de Aldão.

O rio Selho, afluente do rio Ave, é uma das linhas de água mais afetadas no município. Segundo o tenente-coronel Hélder Barros, porta-voz do Comando Geral da GNR, foram elaborados oito "autos de contraordenação na sequência de infrações ambientais, na freguesia de Aldão", nos últimos dois anos, que têm a Águas do Norte como infrator identificado.

Para além dos 21 processos que estão em instrução na APA, existe um processo referente a uma descarga deste ano que foi remetido para tribunal porque a Águas do Norte contestou a multa, e outro que foi arquivado, referente a uma anomalia no funcionamento de uma estação de tratamento.

DESCARTA RESPONSABILIDADES

A Águas do Norte, tutelada pelo Ministério do Ambiente, "confirma a existência de 21 ocorrências", porém descarta responsabilidades. Na resposta enviada ao JN, a empresa adianta que quando chove "verifica-se uma afluência excessiva de águas pluviais" à rede de saneamento que faz com que "o volume descarregado nas infraestruturas em alta ultrapasse em muito a capacidade".

Recorde-se que a Águas do Norte faz o transporte do saneamento em alta até à estação de tratamento, mas o transporte em baixa está sob alçada da empresa municipal Vimágua. Por um lado, muitos autarcas têm pedido o reforço da rede da Águas do Norte, mas esta empresa responde que as condutas estão "corretamente dimensionadas" e que o caudal é que deve baixar.

Na base do problema está o facto de muitas construções de casas, até aos anos 80, terem as águas da chuva misturadas com o saneamento, o que ainda hoje se reflete no caudal de águas residuais. A Vimágua termina, em 2020, a identificação de todos os pontos de Guimarães e Vizela com redes misturadas. Sendo casas privadas, a Vimágua notifica os donos para a correção e, caso não haja, avança ela própria com a obra. Esta é uma prioridade da Vimágua mas o seu presidente, Armindo Costa e Silva, salienta que a Águas do Norte também tem de "fazer mais e melhor" para resolver o problema, pois "há pontos de obstrução" na rede em alta "que ocorrem quando não chove".» in https://www.jn.pt/local/noticias/braga/guimaraes/aguas-do-norte-tem-21-processos-de-multa-por-descargas-em-rios-11456540.html

29/10/19

Empreendedorismo - O número de funcionários da empresa que organiza a Web Summit multiplicou-se por dez desde 2009.



«Web Summit prevê mais contratações em Portugal

O número de funcionários da empresa que organiza a Web Summit multiplicou-se por dez desde 2009. Eleanor McGrath, employee engagement manager, espera que número de trabalhadores continue a crescer.

Numa década, a empresa que organiza a Web Summit teve um crescimento exponencial. De um pequeno evento na Irlanda, passou para a realização de cimeiras com dezenas de milhares de participantes em Portugal, EUA, Canadá e Hong Kong. Com esse crescimento, o número de trabalhadores da empresa passou de 23 para 235 desde 2009. E o número deverá crescer, com especial foco em Portugal.

“Esperamos mais contratações, sobretudo na área de engenharia”, disse Eleanor McGrath, employee engagement manager da Web Summit, na conferência sobre o Futuro do Trabalho, realizada no âmbito do evento Melhores Empresas para Trabalhar, uma iniciativa da EXAME em parceria com a everis e a AESE-Business School. Atualmente, 9% dos funcionários da Web Summit estão alocados a esta área. Além do escritório em Lisboa, onde espera ter uma equipa de 100 pessoas, a empresa prevê agora também abrir um outro no Porto, focado na área tecnológica, revelou recentemente o fundador da empresa, Paddy Cosgrave, numa entrevista à rádio Observador.

A Web Summit deverá continuar em Portugal até 2028, após a empresa ter fechado um acordo com o Governo e com a Câmara Municipal de Lisboa. A primeira edição no País tinha sido realizada em 2016. Este é o maior evento da empresa, que organiza também o Collision (com 30 mil participantes) e o Rise (16 mil), conferências de tecnologia na América do Norte e em Hong Kong. O evento em Portugal inicia-se já na próxima semana, entre 4 e 7 de novembro.

Além de Portugal, a Web Summit teve também de abrir escritórios naquelas geografias. A passagem de um negócio local para uma presença internacional criou “desafios significativos” na gestão das equipas, reconhece Eleanor McGrath. A responsável pelo envolvimento dos funcionários e por manter a equipa coesa e motivada diz que o segredo para manter “tudo ligado” é ter uma “visão clara” e implementar “ideias que podem mudar o mundo”. E conclui que “a cultura é o que motiva e retém talento”.» in http://visao.sapo.pt/exame/2019-10-29-Web-Summit-preve-mais-contratacoes-em-Portugal

28/10/19

Campeonato de Portugal: S.C. Vila Real 0 vs Amarante F.C. 2 - Grande vitória dos alvinegros de cá do Marão...

Liga NOS: F.C. do Porto 3 vs Famalicão 0 - O FC Porto assumiu a liderança do campeonato, ainda que em igualdade pontual com o Benfica (21), depois de receber e bater o Famalicão, no Estádio do Dragão, em partida relativa à oitava jornada da prova.



«FAMA E PROVEITO
28 DE OUTUBRO DE 2019 09:58

Grande exibição e vitória indiscutível do FC Porto frente ao Famalicão (3-0), no Estádio do Dragão, na oitava jornada da Liga NOS.

O FC Porto assumiu a liderança do campeonato, ainda que em igualdade pontual com o Benfica (21), depois de receber e bater o Famalicão (3-0), no Estádio do Dragão, em partida relativa à oitava jornada da prova. Luis Díaz (45m), Soares (72m) e Fábio Silva (88m) foram os marcadores de serviço no sétimo triunfo consecutivo dos portistas na Liga NOS.

Foi preciso esperar até ao minuto 45 para ver um golo do FC Porto, mas os azuis e brancos fizeram por o conseguir muito antes disso, tal foi a grande primeira parte que protagonizaram. Os Dragões entraram com tudo e aos 24 segundos já Soares testava a atenção de Defendi. O guarda-redes do Famalicão foi a figura maior da etapa inicial, negando ao FC Porto uma mão-cheia de oportunidades claras para marcar: Soares (24s e 42m), Matheus Uribe (4m e 14m) e Wilson Manafá (23m).

A avalanche ofensiva do FC Porto criou inúmeras dificuldades à defesa do Famalicão, que só quebrou mesmo já em cima do intervalo: após uma recuperação de bola, Luis Díaz soltou para Corona e este devolveu a gentileza ao avançado colombiano, que não perdoou na cara de Defendi (45m). Terceiro jogo consecutivo a marcar para Luis Díaz e todos em competições diferentes: Coimbrões (Taça de Portugal), Rangers (Liga Europa) e Famalicão (Campeonato). Ao intervalo, o 1-0 só pecava por escasso.

A segunda parte começou como acabou a primeira, com o FC Porto em cima do Famalicão e sempre a ameaçar o golo. Corona foi o principal destaque no arranque da etapa complementar, dispondo de duas boas ocasiões para ampliar a diferença (48m e 57m). Em abono da verdade, ao longo de praticamente todo o jogo, o Famalicão nunca chegou com verdadeiro perigo à baliza de Marchesín e o 2-0 sempre pareceu uma questão de tempo, até que aconteceu mesmo.

Numa jogada de insistência e com alguma sorte à mistura, Soares ficou na cara de Defendi e contornou o guarda-redes famalicense antes de rematar para a baliza deserta, aumentando a vantagem portista (72m). Até final, ainda houve tempo para Fábio Silva fazer o gosto ao pé e tornar-se o jogador mais jovem da história do FC Porto a marcar em jogos do campeonato (88m). Desde que entrou até marcar, o avançado precisou de apenas dois minutos. Tudo contado sobre uma vitória indiscutível abrilhantada com uma exibição de grandíssimo nível.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191028-pt-fama-e-proveito


Highlights | Resumo: FC Porto 3-0 Famalicão - (Liga 19/20 #8)

F.C. do Porto Voleibol: AJM/FC Porto 3 vs Sporting de Braga/U. Minho 0 - A AJM\FC Porto arrecadou a quarta vitória em quatro encontros na 1.ª fase do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão feminina de voleibol.



«INVENCIBILIDADE MANTIDA
27 DE OUTUBRO DE 2019 18:15

AJM\FC Porto derrotou o Sporting de Braga/U. Minho por 3-0, na quarta ronda do Campeonato Nacional.

A AJM\FC Porto arrecadou a quarta vitória em quatro encontros na 1.ª fase do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão feminina de voleibol. O conjunto portista derrotou este domingo o Sporting de Braga/U. Minho, por 3-0, no Pavilhão Desportivo Centro Luso-Venezolano, em Santa Maria da Feira.

Apesar de ter sido o mais desequilibrado, o primeiro set, ganho pelas portistas por 25-14, foi aquele em que as visitantes mais vezes estiveram à frente: fizeram-no por seis vezes, mas a partir do 10-10 a formação azul e branca controlou os acontecimentos. No segundo, a AJM/FC Porto esteve sempre por cima, acabando por triunfar por 25-16. Já no terceiro e último set, embora o Sporting de Braga/U. Minho se tenha adiantado em quatro ocasiões, as azuis e brancas cedo fizeram a reviravolta e aos 5-3 deram início a um ciclo em que dispuseram sempre de vantagem no placar até ao 25-17 final.

Na próxima jornada, a 5.ª, o grupo orientado por Rui Moreira desloca-se ao Pavilhão Acácio Rosa, em Lisboa, para defrontar o Belenenses. O embate começa às 15h00.

FICHA DE JOGO

AJM/FC PORTO-SPORTING DE BRAGA/U. MINHO, 3-0
1.ª fase do Campeonato Seniores Femininos, 4.ª jornada
27 de outubro de 2019
Pavilhão Desportivo Centro Luso-Venezolano, Santa Maria da Feira

Árbitros: Hugo Oliveira e Luís Meireles

AJM/FC PORTO: Jordane Tolentino, Bárbara Gomes, Beatriz Lourenço Santos, Beatriz Santos, Viviane Isidoro, Juliana Antunes, Ana Vale, Victória Pinto, Tânia Oliveira, Célia Almeida, Carina Moura, Bruna Guedes, Joana Resende e Marlene Pereira
Treinador: Rui Moreira

SPORTING DE BRAGA/U. MINHO: Joana Silva, Francisca Braga, Eva Monteiro, Isabel Martins, Raquel Sousa, Catarina Ribeiro, Ana Rita Barros, Beatriz Passos, Isabel Silva, Ana Macedo, Mariana Lopes, Maria João Santos, Inês Silva e Joana Castro
Treinador: João Paulo Pereira

Parciais: 25-14; 25-16; 25-17» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191027-pt-invencibilidade-mantida

27/10/19

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Agustín Marchesín recebeu no Estádio do Dragão o galardão de Melhor Guarda-Redes da Liga NOS durante o mês de setembro.



«MARCHESÍN RECEBE PRÉMIO DE MELHOR GUARDA-REDES DA LIGA EM SETEMBRO
27 DE OUTUBRO DE 2019 17:44

Guarda-redes argentino do FC Porto foi distinguido antes do FC Porto-Famalicão, da oitava jornada do campeonato.

Agustín Marchesín recebeu no Estádio do Dragão o galardão de Melhor Guarda-Redes da Liga NOS durante o mês de setembro. O prémio foi entregue por Sónia Carneiro, diretora executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, antes do FC Porto-Famalicão, relativo à oitava ronda do campeonato.

O guardião argentino dos Dragões foi o preferido dos técnicos principais das equipas do principal escalão do futebol português (33,30% dos votos), sendo que já tinha sido também o mais votado em relação ao mês de agosto.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191027-pt-marchesin-recebe-premio-de-melhor-guarda-redes-da-liga-em-setembro


(DEBUT de Agustín Marchesin con PORTO)

F.C. do Porto Sub 15 Futebol: Salgueiros 0 vs F.C. do Porto 2 - A equipa de Sub-15 do FC Porto venceu este domingo em casa do Salgueiros, na nona jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C



«SUB-15 TRIUNFAM EM CASA DO SALGUEIROS
27 DE OUTUBRO DE 2019 15:38

Vitória por 2-0 na nona jornada da 1.ª fase do Nacional de Juniores C.

A equipa de Sub-15 do FC Porto venceu este domingo em casa do Salgueiros, por 2-0, na nona jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C, somando assim o nono triunfo em outros tantos jogos. Serif Nhaga (17m) e Mariano Regal (37m) foram os marcadores de serviço nos Dragões, que são líderes isolados da Série B, com 27 pontos (42-1 em golos).

Os Sub-15 portistas, comandados por Sérgio Ferreira, alinharam com Hugo Sousa, Duarte Oliveira (Gonçalo Liça, ao intervalo), Mariano Regal, Bernardo Ferreira, Serif Nhaga (Miguel Amorim, 45m), João Freitas (Filipe Teixeira, ao intervalo), Dinis Rodrigues (Carlos Durães, 56m), André Oliveira, Martim Silva (Afonso Leite, ao intervalo), Tiago Campas e Rodrigo Malheiros.

Na próxima jornada, a décima, o FC Porto recebe o Sporting de Espinho, no Olival (domingo, 3 de novembro, 11h00).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191027-pt-sub-15-triunfam-em-casa-do-salgueiros

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: F.C. do Porto 4 vs Sporting Espinho 0 - Dragões golearam o Sporting de Espinho, no Olival, na décima jornada da 1.ª fase do Nacional de Juniores B.



«SUB-17 REGRESSAM ÀS VITÓRIAS
27 DE OUTUBRO DE 2019 12:53

Dragões golearam o Sporting de Espinho (4-0), no Olival, na décima jornada da 1.ª fase do Nacional de Juniores B.

A equipa de Sub-17 do FC Porto venceu este domingo o Sporting de Espinho (4-0), no Olival, em partida referente à décima jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Vasco Sousa (8m), Martim Tavares (11m), Umaro Candé (14m) e Adoulai Candé (56m) foram os marcadores de serviço nos Dragões, líderes isolados da Série B, com 28 pontos (42-2 em golos).

Os Sub-17 portistas, orientados por Ricardo Malafaia, alinharam com Ivan Cardoso, Diogo Ribeiro, Rafael Dias, Tiago Carvalho, João Barros, Tiago Antunes (David Vieira, 68m), Porfírio Gomes (Adoulai Candé, 56m), Vasco Sousa, João Magalhães (Rúben Candal, 55m), Umaro Candé (Lucas Gomes, ao intervalo) e Martim Tavares (Joel Carvalho, 68m).

Na próxima jornada, a 11.ª, o FC Porto desloca-se ao terreno do Seia (sexta-feira, 1 de novembro, 15h00).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191027-pt-sub-17-regressam-as-vitorias

F.C. do Porto Voleibol: AJM/FC Porto 3 vs Castêlo da Maia 0 - Mais uma vitória para a equipa da AJM\FC Porto, que já soma três em outros tantos jogos na 1.ª fase do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão feminina de voleibol.



«TRÊS VITÓRIAS EM TRÊS JOGOS DO CAMPEONATO
26 DE OUTUBRO DE 2019 20:38

AJM\FC Porto venceu o Castêlo da Maia, por 3-0, na terceira jornada do Campeonato Nacional.

Mais uma vitória para a equipa da AJM\FC Porto, que já soma três em outros tantos jogos na 1.ª fase do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão feminina de voleibol. A equipa portista bateu este sábado o Castêlo da Maia, por 3-0, no Pavilhão Desportivo Centro Luso-Venezolano, em Santa Maria da Feira.

No primeiro set o domínio foi portista: a AJM\FC Porto esteve sempre à frente do marcador e chegou ao final a vencer por 25-18. Nos outros dois sets o desenrolar da história foi diferente: no segundo as duas equipas estiveram várias vezes empatadas, mas sempre com as jogadoras portistas na frente e no final as azuis e brancas venceram por 25-23. Já no último set as maiatas conseguiram estar na frente do marcador por uma vez (18-19), mas as portistas reagiram e venceram pela mesma diferença do segundo (25-23).

Este é um fim de semana de jornada dupla e por isso as portistas voltam a entrar em campo este domingo. O jogo da quarta jornada , frente ao Sporting de Braga (16h00), também se disputa no Pavilhão Desportivo Centro Luso-Venezolano, em Santa Maria da Feira.

FICHA DE JOGO

AJM/FC PORTO-CATÊLO DA MAIA, 3-0
1.ª fase do Campeonato Seniores Femininos, 3.ª jornada
26 de outubro de 2019
Pavilhão Desportivo Centro Luso-Venezolano, em Santa Maria da Feira

Árbitros: Raquel Portela e Daniel Silva

AJM/FC PORTO: Jordane Tolentino, Bárbara Gomes, Beatriz Lourenço Santos, Beatriz Santos, Vanda Pinto, Viviane Isidoro, Juliana Antunes, Ana Vale, Victória Pinto, Tânia Oliveira, Célia Almeida, Carina Moura, Joana Resende e Marlene Pereira
Treinador: Rui Moreira

CASTÊLO DA MAIA: Inês Sousa, Sashiko Heredia, Juliana Rodrigues, Eunice Xavier, Catarina Duarte, Inês Martins, Andreia Cruz, Rita Araújo, Carolina Maia, Ajejandra Segura, Beatriz Cruz, Maria Gluhu, Margarida Maia e Catarina Oliveira
Treinador: Hélder Andrade

Parciais: 25-18; 25-23; 25-23» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191026-pt-tres-vitorias-em-tres-jogos-do-campeonato

26/10/19

F.C. do Porto Hóquei Patins: F.C. do Porto 13 vs Valongo 2 - O FC Porto Fidelidade venceu a equipa do Valongo por 13-2 na terceira jornada do campeonato nacional que se realizou este sábado, em Fânzeres.



«GOLEADA PORTISTA EM FÂNZERES
26 DE OUTUBRO DE 2019 19:45

FC Porto Fidelidade venceu o Valongo, por 13-2, na terceira jornada do campeonato.

O FC Porto Fidelidade venceu a equipa do Valongo por 13-2 na terceira jornada do campeonato nacional que se realizou este sábado, em Fânzeres. Os Dragões terminaram com a série de vitórias consecutivas da equipa valonguense e garantiram assim mais três pontos.

A entrada dos portistas no jogo foi muito forte e Gonçalo Alves aos 10 minutos já tinha feito um hat-trick. A vencer por 3-0, o FC Porto queria mais e Poka juntou dois golos à contagem (15m e 19m). Ainda antes do intervalo, o Valongo reduziu a vantagem dos azuis e brancos para 5-1, por intermédio de Nuno Araújo (19m).

Na segunda parte, os visitantes entraram melhor e foram os primeiros a mexer nas contas, por Diogo Abreu, aos 31m. Mas os portistas reagiram à aproximação e dilataram a vantagem, aproveitando todos os segundos até ao apito final para vencer o Valongo por 13-2.

Os azuis e brancos voltam a entrar em campo no próximo dia 3 de novembro. O FC Porto Fidelidade desloca-se ao Pavilhão João Rocha para enfrentar o Sporting, na quarta jornada do Campeonato Nacional (15h00).

FICHA DE JOGO

FC PORTO FIDELIDADE-AD VALONGO, 13-2
Campeonato Nacional, 3.ª jornada
26 de outubro de 2019
Pavilhão Municipal de Fânzeres

Árbitros: Ricardo Leão e Miguel Guilherme

FC PORTO FIDELIDADE: Xavier Malián (g.r.), Reinaldo García (cap.), Rafa, Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Poka, Sergi Miras, Hugo Santos e Giulio Cocco
Treinador: Guillem Cabestany

AD VALONGO: Leonardo Pais (g.r.), Nuno Araújo, Guilherme Silva, Diogo Fernandes e Pedro Mendes
Suplentes: Bernardo Mendes (g.r.), João Pedro, Diogo Abreu, Miguel Moura e Carlos Ramos
Treinador: Miguel Viterbo

Ao intervalo: 5-1
Marcadores: Gonçalo Alves (4m, 8m, 10m e 40m), Poka (15m, 19m e 33m), Nuno Araújo (19m), Diogo Abreu (31m), Carlo Di Benedetto (48m e 50m), Reinaldo García (37m), Hugo Santos (40m e 49m), Giulio Cocco (41m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191026-pt-goleada-portista-em-fanzeres

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 87 vs S.L. Benfica 79 - O FC Porto bateu este sábado o Benfica, no Dragão Arena, na quarta jornada da 1.ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, mantendo assim o pleno de triunfos na prova.



«CLÁSSICO AZUL E INVENCIBILIDADE SEGURA
26 DE OUTUBRO DE 2019 16:59

FC Porto levou a melhor sobre o Benfica (87-79), no Dragão Arena, na quarta jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.

O FC Porto bateu este sábado o Benfica (87-79), no Dragão Arena, na quarta jornada da 1.ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, mantendo assim o pleno de triunfos na prova.

O primeiro quarto teve o equilíbrio como nota dominante (16-14 favorável ao FC Porto), mas os segundos dez minutos tiveram indiscutivelmente um ascendente azul e branco. Ao intervalo, os Dragões dispunham da maior vantagem até aqui (42-35), com uma individualidade em destaque no coletivo portista: Max Landis (16 pontos).

O descanso fez bem às duas equipas, mas fez ainda melhor ao FC Porto, que terminou em grande o terceiro quarto, com 13 pontos de vantagem (72-59). A excelência da exibição portista continuou nos derradeiros dez minutos, apesar da reação do Benfica, e o quarto triunfo consecutivo no campeonato ficou devidamente carimbado.

Numa fantástica exibição coletiva dos Dragões, há várias performances individuais a destacar: Max Landis (28 pontos), Tanner McGrew (14 pontos, 9 ressaltos e 7 assistências), Sasa Borovnjak (11 pontos), João Soares (10 pontos e 11 ressaltos) e Pedro Pinto (10 pontos).

“Estamos muito contentes por termos vencido mais um jogo. O mais importante é que a equipa tem margem de crescimento e acredito que vamos ser ainda melhores do que fomos hoje. Apenas não ganhámos o último período pois houve alguma desconcentração pela grande diferença no marcador. A equipa esteve irrepreensível em termos de atitude e muito bem taticamente”, afirmou Moncho López, no final da partida, em declarações ao Porto Canal.

Os azuis e brancos voltam a entrar em campo no dia 2 de novembro (sábado), às 16h00, no Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo, nos Açores, frente ao Lusitânia, na quinta jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 87-79
Liga Portuguesa de Basquetebol, 4.ª jornada
26 de outubro de 2019
Dragão Arena

Árbitros: Fernando Rocha, Luís Lopes e Tiago Perdigão

FC PORTO: Brad Tinsley (4), Max Landis (28), Preston Purifoy (2), Tanner McGrew (14) e Sasa Borovnjak (11)
Suplentes: João Soares (10), Pedro Pinto (10), Vlad Voytso, Francisco Amarante, Miguel Queiroz (8) e Keven Gomes
Treinador: Moncho López

BENFICA: Khalid-Murry Touré (11), José Silva (4), Micah Downs (29), Eric Coleman (8) e Arnette Hallman (3)
Suplentes: Tomás Barroso (5), Fábio Lima (1), Rafael Santos (2), Gonçalo Delgado, Damian Hollis (4), João Gomes (2) e Gary McGhee (10)
Treinador: Carlos Lisboa

Ao intervalo: 42-35
Parciais: 16-14, 26-21, 30-24, 15-20» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191026-pt-classico-azul-e-invencibilidade-segura

LigaPro: F.C. do Porto B 1 vs Vilafranquense 1 - O FC Porto B empatou este sábado frente ao Vilafranquense, no Estádio de Pedroso, em jogo referente à sétima jornada da LigaPro.



«"BÊS" CEDEM EMPATE NOS DESCONTOS
26 DE OUTUBRO DE 2019 17:13

Dragões empataram com o Vilafranquense (1-1), no Estádio de Pedroso, na sétima jornada da LigaPro.

O FC Porto B empatou este sábado frente ao Vilafranquense (1-1), no Estádio de Pedroso, em jogo referente à sétima jornada da LigaPro. Com este resultado, os “bês” portistas passam a somar sete pontos.

A primeira parte deste FC Porto B-Vilafranquense esteve longe de ser um grande espetáculo de futebol, mas é justo dizer que os Dragões estiveram quase sempre por cima antes do intervalo. Mesmo com mais posse de bola e com mais remates, a equipa portista não conseguiu transformar a supremacia em golos até ao intervalo.

O FC Porto B manteve-se por cima na etapa complementar e ganhou vantagem aos 64 minutos: Marius recebeu a bola à entrada da área, enquadrou-se com a baliza e rematou sem hipóteses para Maringá. No derradeiro lance do jogo, quando já nada o fazia prever, o Vilafranquense chegou ao empate por intermédio de Wilson (90m+6).

Na próxima jornada, a oitava, o FC Porto B desloca-se ao terreno do Académico de Viseu (quarta-feira, 30 de outubro, 15h00).

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-VILAFRANQUENSE, 1-1
LigaPro, 7.ª jornada
26 de outubro de 2019
Estádio de Pedroso

Árbitro: Fábio Melo
Assistentes: Sérgio Costa e Hugo Santos
Quarto árbitro: Xavier Gomes

FC PORTO B: Mouhamed Mbaye; Musa Yahaya, Nahuel Ferraresi, Gonçalo Brandão, Luis Mata (cap.), Boris Enow, Mor Ndiaye, Vítor Ferreira, João Mário, Madi Queta e Marius  
Substituições: João Mário por Ángel Torres (56m), Boris Enow por Afonso Sousa (60m) e Gonçalo Brandão por Pedro Justiniano (77m)
Não utilizados: Ricardo Silva, Tiago Lopes, Fábio Vieira e Tony Djim
Treinador: Rui Barros

VILAFRANQUENSE: Maringá; Brigues, Dénis Martins, Kássio, China, Diogo Izata (cap.), Pepo, Filipe Oliveira, Ulisses, João Vieira e Onyekachi
Substituições: Brigues por Wilson (68m), Pepo por Marco Grilo (68m) e Kássio por Alan Bidi (78m)
Não utilizados: Josviaki, Polidoro, Leandro e Gustavo Tocantins
Treinador: Filipe Moreira

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Marius (64m), Wilson (90m+6)
Disciplina: Cartão amarelo a Mor Ndiaye (39m), Kássio (45m+2), Nahuel Ferraresi (45m+2), Boris Enow (50m), Marius (79m), Filipe Oliveira (89m), Ángel Torres (90m+1), Alan Bidi (90m+3), Mouhamed Mbaye (90m+4)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191026-pt-bes-cedem-empate-nos-descontos

Ambiente e Ecologia - A iniciativa “Deixe a Estrela Brilhar” reuniu vários voluntários para recolher lixo no ponto mais alto da Serra da Estrela e entre os vários resíduos encontrados, estava uma embalagem de margarina de 1982.



«EMBALAGEM DE MARGARINA COM 37 ANOS ENCONTRADA NA SERRA DA ESTRELA DURANTE AÇÃO DE RECOLHA DE LIXO

A iniciativa “Deixe a Estrela Brilhar” reuniu vários voluntários para recolher lixo no ponto mais alto da Serra da Estrela. Entre os vários resíduos encontrados, estava uma embalagem de margarina de 1982.

"Deixe a Estrela brilhar" é o mote do manifesto ambiental pela Serra da Estrela e do seu parque natural. Nesta sábado, dia 26 de outubro, vários voluntários reuniram-se junto à torre para a recolha de lixo. Cada um de nós, equipados com luvas e sacos de serapilheira, "metemos mãos à obra" e recolhemos diversos resíduos existentes, especialmente junto às linhas de água.

Uma, entre as muitas embalagens recolhidas, chamou à atenção e surpreendeu-nos pela longevidade. Enquanto eu olhava para a embalagem de Planta que tinha encontrado junto a uma pedra, sem nunca ter visto outra igual, os voluntários mais velhos exclamavam surpreendidos: "Essas embalagens já nem existem! Isso é dos anos 80". Limpando o fundo foi possível confirmar a data de validade: 13 de julho de 1982.

Há 37 anos, 11 anos antes de eu nascer, alguém deixou embalagem que eu tinha nas mãos, na Serra da Estrela. Passado todo esse tempo, a embalagem permaneceu intacta, quase imune à passagem do tempo.

Em 1982, alguém decidiu "deitar fora" uma embalagem de margarina que já não era útil mas, não existe "fora", fica tudo cá dentro, mesmo após 37 anos. Esta embalagem foi apenas um dos milhares de resíduos encontrados durante à ação, mas ilustra com clareza a dificuldade de decomposição do plástico e a necessidade de medidas para combater esta que é uma das maiores ameaças ao ambiente.

No final da ação, que durou pouco mais de 1 hora, os sacos de lixo multiplicavam-se tendo sido encontrados todos os tipos de resíduos por quem o tempo parece não ter passado.

Esta iniciativa foi promovida pelo Grupo NATURA IMB Hotels, maior grupo hoteleiro da região das Beiras, em conjunto com a Associação Geopark Estrela, os Guardiões da Serra e contou com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Os voluntários foram, essencialmente, colaboradores de todos as unidades do grupo, assim como dos Guardiões da Serra da Estrela, da Associação Geopark Estrela além dos amigos e clientes dos hotéis que se juntaram para fazer "a Estrela Brilhar".» in https://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-portugal/artigos/embalagem-de-margarina-com-37-anos-encontrada-na-serra-da-estrela-durante-acao-de-recolha-de-lixo

25/10/19

Mundo - A proibição permanente de escalar o Uluru - também conhecido como Ayers Rock - entra em vigor este sábado, indo ao encontro dos pedidos de longa data dos tradicionais proprietários aborígenes da terra, os Anangu.




«Uluru: Turistas rumaram ao icónico monte australiano para a última escalada

Foi hoje a última oportunidade. O famoso monte Uluru, na Austrália, recebeu esta sexta-feira os últimos turistas. A partir de amanhã já é proibida a subida ao monólito vermelho, um lugar considerado sagrado, situado no deserto do centro do país e uma das suas principais atrações turísticas.

A proibição permanente de escalar o Uluru - também conhecido como Ayers Rock - entra em vigor este sábado, indo ao encontro dos pedidos de longa data dos tradicionais proprietários aborígenes da terra, os Anangu.

A decisão foi tomada há dois anos pela direção do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta. “É um lugar extremamente importante, não uma zona de recreio ou um parque temático do tipo Disneylândia”, afirmou na altura Sammy Wilson, um dos representantes da direção.

Desde que o anúncio foi feito, o número de turistas a visitar o monte escalou.

"Vim aqui apenas para vê-lo, mas é o último dia possível [para escalar Uluru], por isso decidi tentar", disse hoje à AFP o turista polonês Matt Oswiecimiki.

A passagem das centenas de pessoas que aguardavam para subir foi bloqueada ao início da manhã, esta sexta-feira, por questões de segurança, devido à ocorrência de ventos fortes. O The Guardian publicou um vídeo com a entrada e início da subida dos turistas, assim que os seguranças permitiram a passagem.

Mais de 395 mil pessoas visitaram o Parque Nacional Uluru-Kata entre junho de 2018 e junho de 2019, cerca de 20% mais do que nos 12 meses antecedentes, segundo a Parks Australia.

Cerca de 13% dos visitantes durante este período subiram o monte, disseram as autoridades do parque.

Os povos autóctones há muito que incentivam as pessoas a absterem-se de subir à montanha, para o proteger de danos ambientais e para garantir a segurança dos visitantes.

Lidar com as encostas do monte Uluru não é um exercício fácil e pelo menos 35 pessoas morreram ao tentar subir.

Uluru, com 600 milhões de anos, chega aos 348 metros de altura e tem um grande valor espiritual para os Anangu, cuja terra inspira as histórias sobre a criação, e o seu folclore.» in https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/uluru-turistas-rumaram-ao-iconico-monte-australiano-para-a-ultima-escalada

(Uluru: Australia's rock of ages - Lonely Planet travel video)


24/10/19

Liga Europa: F.C. do Porto 1 vs Rangers 1 - Jogo entre FC Porto e Rangers, da terceira jornada do Grupo G da Liga Europa, terminou empatado a um golo.



«MAIS TRANSPIRAÇÃO DO QUE INSPIRAÇÃO
24 DE OUTUBRO DE 2019 19:58

Jogo entre FC Porto e Rangers, da terceira jornada do Grupo G da Liga Europa, terminou empatado a um golo.

O FC Porto empatou esta quinta-feira diante do Rangers (1-1), no Estádio do Dragão, em partida a contar para a terceira jornada do Grupo G da Liga Europa. Luis Díaz (36m) fez o golo dos azuis e brancos, que passam a somar quatro pontos após as três rondas já disputadas.

As duas equipas entraram muito encaixadas uma na outra, mas foi o FC Porto o primeiro a criar perigo: logo aos oito minutos, Zé Luís não conseguiu dar o melhor seguimento a um cruzamento bem medido de Corona. Do outro lado, só aos 27 é que o Rangers deu um ar da sua graça, com o capitão James Tavernier a rematar muito por cima. Os azuis e brancos, superiores, quase inauguraram o marcador por intermédio de Zé Luís que, servido por Alex Telles, cabeceou ao poste (33m).

Foi uma espécie de aviso para o golo que aí vinha. E que golo! Luis Díaz ganhou espaço à entrada da área, descaído para a esquerda do ataque, e desferiu um remate indefensável para Allan McGregor, abrindo o ativo com um momento fantástico de pura inspiração (36m). O golo soberbo do internacional colombiano teve resposta do lado escocês, com o compatriota de Luis Díaz, Alfredo Morelos, a não perdoar o empate na cara de Marchesín (44m). Tudo igual à ida para o intervalo.

A etapa complementar não foi tão animada quanto a inicial e começou com o Rangers a ameaçar a reviravolta, mas Marchesín impôs-se em grande estilo ao cabeceamento de Alfredo Morelos (53m). Já na reta final do encontro, o FC Porto dispôs de duas grandes oportunidades no mesmo lance, ambas negadas por Allan McGregor, a primeira a Soares e a segunda a Matheus Uribe (86m). Foram os derradeiros momentos dignos de registo numa noite em que foi maior a transpiração do que a inspiração.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191024-pt-mais-transpiracao-do-que-inspiracao


FC Porto vs Glasgow Rangers 1-1 - (All Goals & Extеndеd Hіghlіghts - 2019)

F.C. do Porto Hóquei Patins: Paços de Arcos 1 vs F.C. do Porto Fidelidade 4 - O FC Porto Fidelidade triunfou esta quarta-feira no reduto do Paço de Arcos, por 4-1, na segunda jornada do campeonato, somando assim a primeira vitória na prova



«PRIMEIRA VITÓRIA PORTISTA NO CAMPEONATO
23 DE OUTUBRO DE 2019 22:22

FC Porto Fidelidade venceu em casa do Paço de Arcos, por 4-1, na segunda jornada do campeonato.

O FC Porto Fidelidade triunfou esta quarta-feira no reduto do Paço de Arcos, por 4-1, na segunda jornada do campeonato, somando assim a primeira vitória na prova depois do empate caseiro com a Juventude de Viana (3-3) na ronda inaugural.

Com uma primeira parte de grande nível, os campeões nacionais rapidamente tornaram fácil um jogo que se perspetivava difícil, chegando ao intervalo com uma diferença de três golos e com a baliza inviolada. Rafa (2m), Carlo Di Benedetto (6m) e Giulio Cocco (17m) foram os marcadores de serviço nos 25 minutos iniciais.

O Paço de Arcos surgiu mais atrevido na etapa complementar e conseguiu mesmo reduzir a diferença por intermédio de Rafael Lourenço (40m), mas Sergi Miras fez um grande golo na jogada seguinte e voltou a dar maior conforto ao FC Porto Fidelidade, que se estreou a vencer no campeonato. De regresso à normalidade.

Os azuis e brancos voltam a entrar em campo no próximo sábado (18h00, Porto Canal e FC Porto TV), no Pavilhão Municipal de Fânzeres, frente ao Valongo, na terceira jornada do Campeonato Nacional.

FICHA DE JOGO

PAÇO DE ARCOS-FC PORTO FIDELIDADE, 1-4
Campeonato Nacional, 2.ª jornada
23 de outubro de 2019
Pavilhão Gimnodesportivo de Paço de Arcos

Árbitros: Luís Peixoto e João Duarte

PAÇO DE ARCOS: Diogo Rodrigues (g.r.), Nélson Ribeiro (cap.), Rafael Lourenço, Pedro Vaz e Filipe Fernandes
Suplentes: Énio Abreu (g.r.), Tiago Gouveia, Bruno Frade, Diogo Silva e Pedro Batista
Treinador: Luís Duarte

FC PORTO FIDELIDADE: Xavier Malián (g.r.), Reinaldo García (cap.), Rafa, Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Poka, Sergi Miras, Hugo Santos e Giulio Cocco
Treinador: Guillem Cabestany

Ao intervalo: 0-3
Marcadores: Rafa (2m), Carlo Di Benedetto (6m), Giulio Cocco (17m), Rafael Lourenço (40m), Sergi Miras (41m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191023-pt-primeira-vitoria-portista-no-campeonato

23/10/19

Youth League: FK Liepaja 0 vs F.C. do Porto 3 - A equipa de sub-19 do FC Porto bateu esta quarta-feira o Liepaja, na Letónia, e garantiu a presença na 2.ª eliminatória do Caminho dos Campeões Nacionais da Youth League.



«FC PORTO AVANÇA NA YOUTH LEAGUE
23 DE OUTUBRO DE 2019 17:59

Vitória por 3-0 frente ao Liepaja, na Letónia, na segunda mão da primeira eliminatória do Caminho dos Campeões Nacionais.

A equipa de sub-19 do FC Porto bateu esta quarta-feira o Liepaja por 3-0, na Letónia, e garantiu a presença na 2.ª eliminatória do Caminho dos Campeões Nacionais da Youth League. Os dois golos de Afonso Sousa e a grande penalidade convertida por Fábio Vieira acabaram com as esperanças do emblema letão e permitem aos Dragões continuarem a defesa do título europeu.

A equipa de Tulipa tomou o controlo do encontro desde o primeiro minuto e foi a equipa mais ameaçadora em toda a primeira parte. Prova disso foi a liderança em todas as estatísticas, permitindo apenas um remate não enquadrado à baliza de Francisco Meixedo. Os Dragões tentaram por dez vezes fazer a festa do golo e, entre remates ao lado e na direção das redes, o guarda-redes Marcis Mazurs não conseguiu parar um: o de Afonso Sousa, aos 28 minutos, que colocou os campeões europeus em vantagem.

O domínio azul e branco manteve-se na etapa complementar, com o FC Porto a controlar a posse de bola e a tentar aumentar a diferença. Tomás Esteves (55m), Pedro Justiniano (63m) e Gonçalo Borges (70m) estiveram perto do golo, mas foi Afonso Sousa novamente a concretizar (70m), ao rematar de primeira após passe de Tomás Esteves. À procura do hat-trick, o extremo ainda acertou no poste (75m), antes de Fábio Vieira fechar as contas do encontro (78m), através de uma grande penalidade.

Os azuis e brancos carimbam, desta forma, a presença na 2.ª eliminatória do Caminho dos Campeões Nacionais da Youth League. Os sub-19 do FC Porto regressam à competição este domingo, às 11h00, na deslocação ao terreno do Sporting de Braga, em jogo a contar para a décima jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A.

FICHA DE JOGO

FK LIEPAJA-FC PORTO, 0-3
UEFA Youth League, 2.ª mão da 1.ª eliminatória do Caminho dos Campeões Nacionais
23 de outubro de 2019
Daugava, na Letónia

Árbitro:  Rahim Hasanov (Azerbaijão)
Assistentes: Mubariz Hashimov e Rza Mammadov
Quarto árbitro: Edgars Malcevs (Letónia)

FC PORTO: Francisco Meixedo (g.r.), Tomás Esteves, Pedro Justiniano, Levi Faustino, Rodrigo Ferreira, Manuel Mané, Gonçalo Borges, Diogo Abreu, Duarte Moreira, Fábio Vieira (cap.) e Afonso Sousa
Substituições: Diogo Abreu por Rafa Pereira (35m), Manuel Mané por Tiago Matos (73m), Gonçalo Borges por Francisco Conceição (73m), Tomás Esteves por Danilo Veiga (81m) e Afonso Sousa por Johan Gomez (81m)
Não utilizados: Ivan Cardoso (g.r.) e João Pinto
Treinador: Tulipa

FK LIEPAJA: Marcis Mazurs (g.r.), Roberts Zelmanis, Edgars Bite, Deivids Draznieks, Raivis Vilumsons, Gatis Luks, Kristians Rozentals (cap.), Kristers Volkovs, Kristers Libeks, Viktors Ziemelis e Alekss Andersons
Substituições: Deivids Draznieks por Maksims Sidorovs (38m) e Alekss Andersons por Roberts Melkis (82m)
Não utilizados: Klavs Lauva, Gustavs Grasis, Krists Jurjevs e Roberts Arsauskis
Treinador: Janis Intenbergs

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Afonso Sousa (28m e 70m)

Disciplina: cartão amarelo para Alekss Andersons (43m), Rafa Pereira (45m), Maksims Sidorovs (84m), Pedro Justiniano (84m), Kristians Rozentals (84m), Danilo Veiga (86m) e Raivis Vilumsons (86m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20191023-pt-fc-porto-avanca-na-youth-league

22/10/19

Amarante Fregim - A nossa freguesia reveste-se de grande importância no concelho de Amarante e tem sido um autêntico farol do desenvolvimento local...




«Fregim, nobre Freguesia

Pretendo aqui falar da minha terra, que não o é de nascença, mas de vivência. Costuma-se dizer que pai não é só quem faz um filho, mas, mais importante, quem o cria. Assim, não tendo nascido em Fregim, tenho fortes raízes familiares nesta terra, que me acolheu desde muito miúdo. Pude assim passar os anos mais belos da minha vida, os da minha mocidade, nesta terra, percorrendo os seus caminhos, montes e campos, a pé ou de bicicleta, sempre em bandos de rapazes que passavam os dias a jogar à bola, enquanto acompanhávamos o pastoreio das ovelhas e cabras.

Esta terra foi sempre um local de passagem e de encruzilhada de viajantes, por muitos anos as estradas que a atravessaram, designadamente a estrada pombalina, que liga o Alto Douro à cidade do Porto e que foi igualmente, por décadas, uma via alternativa à estrada nacional N.º 15, entre Amarante e Vila Meã, que fazia a ligação de Trás-os-Montes ao Porto e vice-versa, traziam à freguesia um movimento importante, mormente, nos anos oitenta, que recordo com muita saudade.

Além disso, por ter sido por ter sido uma comenda da Ordem do Hospital de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, teve em tempos remotos uma tradição de apoio aos peregrinos de São Tiago e de apoio a doentes e famintos, com a existência presumível de uma gafaria ou hospital da respetiva Ordem de Malta no Lugar de Fregim, da freguesia com o mesmo nome. Por isso, os cidadãos de Fregim, ou fregueses de Fregim são conhecidos como “malteses”. A freguesia de Fregim, pela sua localização central e privilegiada foi sempre atravessada por essas vias muito importantes do passado, daí ter sido escolhida pela Ordem de Malta para instituir jurisdição. 

Consta que na história administrativa/biográfica, “a freguesia de Santa Maria de Fregim era Vigararia e Comenda da Ordem de Malta, no antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, na antiga comarca de Guimarães, passando mais tarde a reitoria. Pertenceu ao antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, extinto pelo Decreto de 24 de Outubro de 1855, tendo passado para o de Amarante pelo Decreto de 31 de Dezembro de 1853. Da diocese de Braga passou para a do Porto em 1882. Comarca eclesiástica de Amarante - 4º distrito (1907). Primeira Vigararia de Amarante (1916; 1970).”

Camilo Castelo Branco na sua obra literária - “20 horas de liteira” - fala das suas passagens por Fregim e da personagem do Zé da Mó, que teria emigrado para o Brasil no final do século XIX na ânsia de ficar rico e que regressou ainda mais pobre.

É remota a povoação por humanos nesta freguesia, como se pode comprovar pelo castro da serra de São Jorge.

A festa anual é em meados de agosto, quando Fregim é invadida pelos seus filhos emigrados um pouco por todo o mundo, com uma bela procissão em homenagem à Imaculada Conceição, mais uma das muitas freguesias ligadas a Nossa Senhora, Santa Maria de Fregim.

Fregim foi igualmente palco da passagem das tropas de Napoleão, que invadiram a Casa da Capela pertencente à família do Capitão Augusto Casimiro e a incendiaram à partida. Capela que já não foi reconstruída por ter sido considerada profanada.

Os malteses de Fregim também ficaram conhecidos por montarem algumas emboscadas aos franceses que atravessaram a freguesia, rumo ao cerco da ponte de Amarante.

Esta freguesia possui inúmeras casas com interesse arquitetónico, tais como as já referidas Casas da Capela e da Mó, da Lage, da Obra, da Pedra, do Amarantinho, de São Miguel e as de Pousada, a do Visconde da Granja e a da Dona Emília de Sousa Ribeiro. Este nome, Pousada, tem a ver com o facto de este ser um local de paragem das antigas diligências e viajantes a cavalo, que pretendiam um excelente local de repasto e de repouso.

Na Casa da Pousada, originalmente do Comendador da Granja, viveu durante largos anos o Comendador José de Abreu, dono das antigas fábricas do Tabopan e nessa casa existia um enorme jardim, pomares de maças, de laranjas, vinhas, com produção própria de vinhos e aguardentes em lagares e alambiques da quinta. A nossa freguesia reveste-se de grande importância no concelho de Amarante e tem sido um autêntico farol do desenvolvimento local... em Fregim existem grandes empresas na área da metalurgia, como a Metalocardoso, a Metalúrgica do Tâmega e a Bertim. Existe também uma das maiores fábricas de fabrico de urnas funerárias, a Joricastro. Ainda no setor das madeiras, temos a José Vitorino da Silveira & Filhos Lda., uma serração e transformadora de madeira, histórica na freguesia. Temos também um centro de abate de veículos motorizados em fim de vida, a Resource.

A freguesia é delimitada a sudeste pelo rio Tâmega e é atravessada pela ribeira de Fregim, conferindo-lhe uma frescura única nos dias de verão, pelo vale onde ela corre em curvas e contracurvas sinuosas, por entre penedias e saltando nas rochas alisadas pelo desgaste das correntes de inverno em degraus nas zonas de declive.

Junto ao Rio Tâmega existe um dos maiores e mais reputados parques aquáticos de toda a península ibérica, o RTA. Lá existe também o conceito de “A Aldeia do Tâmega” que está inserida no complexo RTA Tâmega Clube, situado num local privilegiado da freguesia de Fregim, sobre a margem do Rio Tâmega, situada a cerca de 5Km do centro da cidade de Amarante. Existe igualmente a Casa do Rio, que é um local fantástico para a realização de festas e grandes eventos, embora seja também um restaurante reputado. No mesmo complexo, está um dos mais famosos campos de golfe de montanha do país, pelo que é mais uma possibilidade de praticar desporto, em ótimas condições, na nossa freguesia.

Além disso, em Fregim há inúmeros locais onde se come muito bem: Tony, Aposta Delirante, Cala o Bico, o Picadeiro, Casa do Rio, Varandas do Tâmega, o Mirante, o Reis, Restaurante do Campo de Golfe. Assim, a nossa freguesia poderá ser uma bela aposta gastronómica para passar uns bons momentos de lazer e de contraponto com o passado. De referir que Fregim é conhecida pela qualidade do seu vinho verde branco e pelos tintos de Ribeira de Cabra, outro curso de água da freguesia.

Para terminar, um poema do Poeta Popular de Fregim José Diniz:


"À minha aldeia

Na minha aldeia solitária e triste,
Que o sol beija por entre os pinheirais,
Sagrado é para mim tudo o que existe,
E vós meus tristes olhos contemplais.

Sagrada é a paz da tarde que declina,
Pela vertente íngreme do Outeiro,
Sagrado é o terno rouxinol que trina,
Sobre o galho franzino do amieiro.

Sagrado é o chão que piso em passos leves,
Dentro e fora do povo e dos casais,
E aquelas orações doces e breves,
No silêncio das tardes outonais.

Sagrados são os raios de luar,
Que a enchem de luz em noites calmas,
E das fontes o doce murmurar,
Na solidão que envolve as nossas almas.

É a canção do regato cristalino,
Na melindrosa e eterna melodia,
E no alto da torre lá no cimo,
A cruz que o sol afaga todo o dia."

Sintam-se convidados!» in https://24.sapo.pt/vida/artigos/fregim-nobre-freguesia