26/10/19

Ambiente e Ecologia - A iniciativa “Deixe a Estrela Brilhar” reuniu vários voluntários para recolher lixo no ponto mais alto da Serra da Estrela e entre os vários resíduos encontrados, estava uma embalagem de margarina de 1982.



«EMBALAGEM DE MARGARINA COM 37 ANOS ENCONTRADA NA SERRA DA ESTRELA DURANTE AÇÃO DE RECOLHA DE LIXO

A iniciativa “Deixe a Estrela Brilhar” reuniu vários voluntários para recolher lixo no ponto mais alto da Serra da Estrela. Entre os vários resíduos encontrados, estava uma embalagem de margarina de 1982.

"Deixe a Estrela brilhar" é o mote do manifesto ambiental pela Serra da Estrela e do seu parque natural. Nesta sábado, dia 26 de outubro, vários voluntários reuniram-se junto à torre para a recolha de lixo. Cada um de nós, equipados com luvas e sacos de serapilheira, "metemos mãos à obra" e recolhemos diversos resíduos existentes, especialmente junto às linhas de água.

Uma, entre as muitas embalagens recolhidas, chamou à atenção e surpreendeu-nos pela longevidade. Enquanto eu olhava para a embalagem de Planta que tinha encontrado junto a uma pedra, sem nunca ter visto outra igual, os voluntários mais velhos exclamavam surpreendidos: "Essas embalagens já nem existem! Isso é dos anos 80". Limpando o fundo foi possível confirmar a data de validade: 13 de julho de 1982.

Há 37 anos, 11 anos antes de eu nascer, alguém deixou embalagem que eu tinha nas mãos, na Serra da Estrela. Passado todo esse tempo, a embalagem permaneceu intacta, quase imune à passagem do tempo.

Em 1982, alguém decidiu "deitar fora" uma embalagem de margarina que já não era útil mas, não existe "fora", fica tudo cá dentro, mesmo após 37 anos. Esta embalagem foi apenas um dos milhares de resíduos encontrados durante à ação, mas ilustra com clareza a dificuldade de decomposição do plástico e a necessidade de medidas para combater esta que é uma das maiores ameaças ao ambiente.

No final da ação, que durou pouco mais de 1 hora, os sacos de lixo multiplicavam-se tendo sido encontrados todos os tipos de resíduos por quem o tempo parece não ter passado.

Esta iniciativa foi promovida pelo Grupo NATURA IMB Hotels, maior grupo hoteleiro da região das Beiras, em conjunto com a Associação Geopark Estrela, os Guardiões da Serra e contou com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Os voluntários foram, essencialmente, colaboradores de todos as unidades do grupo, assim como dos Guardiões da Serra da Estrela, da Associação Geopark Estrela além dos amigos e clientes dos hotéis que se juntaram para fazer "a Estrela Brilhar".» in https://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-portugal/artigos/embalagem-de-margarina-com-37-anos-encontrada-na-serra-da-estrela-durante-acao-de-recolha-de-lixo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover