22/11/16

Tecnologia - Um grupo de cientistas criou uma bateria que tem uma autonomia 20 vezes superior às convencionais baterias de lítio e pode ser recarregada em alguns segundos.



«Cientistas estão a desenvolver bateria que é carregada em segundos e dura dias a fio

Um grupo de cientistas criou uma bateria que tem uma autonomia 20 vezes superior às convencionais baterias de lítio e pode ser recarregada em alguns segundos. Esta investigação está ainda em fase de “prova de conceito”, mas pode vir a revolucionar a indústria tecnológica.

Uma preocupação transversal à maior parte dos utilizadores de dispositivos móveis – senão mesmo a todos – é a duração da bateria. Quem nunca viu o telemóvel “morrer-lhe” nas mãos e sentiu que o mundo lhe caía aos pés?

Pois bem, um grupo de investigadores da Universidade da Flórida Central (UCF) desenvolveu uma bateria que garante redesenhar o mundo como hoje o conhecemos.

Ainda é um mero protótipo e está numa fase embrionária do desenvolvimento, mas o conceito já foi testado e os resultados são promissores. Dizem os cientistas responsáveis que esta nova bateria pode ser carregada em segundos e durar dias, até 20 vezes mais que as tradicionais baterias de ião de lítio comummente usadas em dispositivos móveis.

Além disso, os investigadores avançam que mesmo após 30.000 recargas esta bateria continua a funcionar como nova, sem se degradar.

Segundo consta, o que demarca esta bateria das restantes é o facto de integrar um material bidimensional com amplas superfícies que têm uma elevada capacidade de retenção de iões.

Esta bateria não está ainda em processo de produção em massa, nem tão pouco pronta para ser comercializada, mas Yeonwoong Jung, o principal investigador deste projeto, afirma que a equipa está agora a tentar patentear a tecnologia, o que já um passo mais próximo de uma realidade em que os smartphones vão poder ser carregados em segundos e durar dias a fio.» in http://tek.sapo.pt/mobile/equipamentos/artigo/cientistas_estao_a_desenvolver_bateria_que_e_carregada_em_segundos_e_dura_dias_a-49672fqe.html

Sem comentários:

Enviar um comentário