«Água em Marte? Marcianos? Astrónomo português explica tudo
29 Set, 2015 - 02:39 • Liliana Monteiro
Educador científico Carlos Oliveira fala sobre a descoberta histórica anunciada pela agência espacial norte-americana NASA.
A NASA revelou a descoberta de sais de hidratos, vestígios da passagem de água líquida em Marte. A Renascença falou com o astrónomo português Carlos Oliveira sobre a importância deste anúncio.
As evidências recolhidas levam os investigadores da NASA a dizer que acreditam que essa mesma água terá corrido nos desfiladeiros e crateras do “Planeta Vermelho” durante os meses de Verão. A descoberta foi anunciada em conferência imprensa e é mais um passo na probabilidade da existência de alguma forma de vida em Marte.
O astrónomo português Carlos Oliveira explica que a água não foi descoberta em grande quantidade, nem na forma como nós a conhecemos na terra em mares ou rios, mas em “sítios muito localizados”.
“Não estamos a falar de grandes partes do planeta. São quatro sítios que os investigadores analisaram. Estamos a falar de corrimento nas paredes das crateras, ou seja, pontos muito localizados, são fiozinhos de água. Não estamos a falar, por exemplo, do rio Douro ou rio Tejo”, refere o divulgador científico.
Para Carlos Oliveira, a questão agora é saber qual a origem dessa água marciana e, basicamente, só há duas possibilidades.
“Ela pode surgir de fontes subterrâneas ou pode ser o condensar da molécula de água de vem da própria atmosfera. O mais provável é que seja água no estado liquido. O próximo passo será saber se é agua e o outro ainda a seguir é saber de onde vem e como se forma.”
Esta descoberta significa que há vida no “Planeta Vermelho”? O astrónomo português diz que a existência de água aumentará as probabilidades de haver “marcianos”, não como nos filmes, mas sob a forma de micro-organismos.
“No percurso da ciência e das evidências, essa é uma questão que se coloca só mais à frente. Neste momento, não se consegue dar resposta. A única coisa que se pode dizer é que a vida como a conhecemos depende de água. Se por acaso estas evidências revelarem água líquida a correr em Marte, como sabemos que a vida depende de água, torna-se mais provável a existência de vida, mas de bactérias, micro-organismos, não estamos a falar de seres humanos.”
Carlos Oliveira, que desenvolve actividade nos Estados Unidos, diz que esta ainda não é “a grande descoberta” sobre Marte, mas prepara terreno para que isso seja anunciado mais tarde ou mais cedo.» in http://rr.sapo.pt/noticia/35411/agua_em_marte_marcianos_astronomo_portugues_explica_tudo
(ÁGUA EM MARTE - Cientistas descobrem que pode existir água líquida em Marte!)
David Bowie - "Life on Mars"
David Bowie - "Life on Mars"
David Bowie - Life on Mars (Live-HQ)
David Bowie - "Life on Mars" - (VH1 Storytellers)
"Life On Mars?
David Bowie
It's a God-awful small affair
To the girl with the mousy hair
But her mummy is yelling no
And her daddy has told her to go
But her friend is nowhere to be seen
Now she walks through her sunken dream
To the seat with the clearest view
And she's hooked to the silver screen
But the film is a saddening bore
For she's lived it ten times or more
She could spit in the eyes of fools
As they ask her to focus on
Sailors fighting in the dance hall
Oh man look at those cavemen go
It's the freakiest show
Take a look at the lawman
Beating up the wrong guy
Oh man wonder if he'll ever know
He's in the best selling show
Is there life on Mars?
It's on America's tortured brow
That Mickey Mouse has grown up a cow
Now the workers have struck for fame
'Cause Lennon's on sale again
See the mice in their million hordes
From Ibiza to the Norfolk Broads
Rule Britannia is out of bounds
To my mother, my dog, and clowns
But the film is a saddening bore
'Cause I wrote it ten times or more
It's about to be writ again
As I ask you to focus on
Sailors fighting in the dance hall
Oh man look at those cavemen go
It's the freakiest show
Take a look at the lawman
Beating up the wrong guy
Oh man wonder if he'll ever know
He's in the best selling show
Is there life on Mars?"
Sem comentários:
Enviar um comentário