01/09/15

Arte Património - Imagens de satélite, divulgadas pelas Nações Unidas, confirmam que o principal templo da cidade síria de Palmira foi amplamente destruído.




«ONU confirma destruição do Templo de Bel na Síria

Imagens de satélite, divulgadas pelas Nações Unidas, confirmam que o principal templo da cidade síria de Palmira foi amplamente destruído.

As Nações Unidas (ONU) confirmaram esta terça-feira que a maior parte do templo de Bel, considerado o mais importante da cidade síria de Palmira, foi destruído.

“As imagens [de satélite] mostram que o principal edifício do templo foi destruído”, disse à BBC Einar Bjorgo, da Unosat (centro de operações de satélite da ONU), acrescentando que algumas colunas que se encontravam junto ao edifício também colapsaram.

Na segunda-feira, os jiadistas do autoproclamado Estado Islâmico (Daesh) anunciaram que tinham destruído o templo de Bel. Testemunhas locais relataram, por seu turno, que ouviram uma forte explosão.

No entanto, o diretor do departamento de Antiguidades e Museus na Síria, Maamoun Abdulkarim, disse acreditar que a maior parte do templo tivesse resistido à explosão.

Esta foi a segunda vez que o Daesh destruiu monumentos em Palmira, desde maio, quando a cidade síria passou a ser controlada pelos jiadistas. No passado dia 23 de agosto, membros do grupo terrorista fizeram explodir também o templo de Baalshamin, um dos mais antigos de Palmira.

A cidade-museu da Síria, que é considerada património Mundial da UNESCO, é reconhecida pelos seus templos e colunas da arquitetura greco-romana, e conta com uma média anual de 150 mil turistas.» in http://expresso.sapo.pt/internacional/2015-09-01-ONU-confirma-destruicao-do-Templo-de-Bel-na-Siria


(Síria: Palmyra ainda sob ameaça do Estado Islâmico)


(Síria: UNESCO receia destruição da cidade de Palmira)


(Estado Islâmico Destrói Patrimônio Histórico Iraque e causa indignação)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover