03/09/15

Ambiente e Ecologia - Kerstin Langenberger é uma das centenas de turistas que, todos os anos, viajam pelo fiórde de Svalbard, um dos mais conhecidos do árctico norueguês, para observar os ursos polares.



«A FOTO DO URSO POLAR QUE ESTÁ A CHOCAR O MUNDO 

Kerstin Langenberger é uma das centenas de turistas que, todos os anos, viajam pelo fiórde de Svalbard, um dos mais conhecidos do árctico norueguês, para observar os ursos polares. O que ela viu este ano, porém, deixou-a perplexa: vários dos animais estavam esfomeados, tendo pouco mais que pele e osso.

Na segunda-feira, a fotógrafa publicou no Facebook a imagem de um urso polar raquítico, atrás de algum alimento. “Tenho visto gelo recuar dezenas e centenas de metros por ano, vejo blocos a desaparecer em tempo recorde. Sim, vi ursos em boa forma, mas também vi outros mortos ou a morrer de fome”, explicou Kerstin. “Vi ursos à procura de comida, a tentar caçar renas, comer ovos de pássaro, musgo e algas”.

Não é novidade que a diminuição do gelo do Árctico reduz a oferta de comida para os animais – o principal alimento dos ursos são as focas. Em Junho, explica a Exame Meio Ambiente, um grupo de cientistas observou ursos polares a comer golfinhos-de-bico-branco, pela primeira vez, neste mesmo fiórde norueguês.

“Eu não tenho dados científicos para provar as minhas observações, mas tenho olhos para ver – e um cérebro para tirar conclusões. As alterações climáticas estão a acontecer aqui, no Árctico. E cabe a nós tentar mudar isso. Vamos fazer algo sobre a maior ameaça do nosso tempo. Talvez não possamos salvar este urso aqui, mas cada pequena acção que façamos para mudar os nossos caminhos é um passo na direção certa. Nós apenas temos que começar e seguir em frente”, concluiu Kerstin no Facebook.» in http://greensavers.sapo.pt/2015/09/03/a-foto-do-urso-polar-que-esta-a-chocar-o-mundo-com-fotos/


(A beleza do Urso-Polar)


(Incrível video mostra como vivem os ursos polares)


(CARA A CARA COM O URSO POLAR)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover