23/06/11

Desporto Automobilismo - Juan Manuel Fangio nasceu há 100 anos!

«Juan Manuel Fangio nasceu há 100 anos


Em sete temporadas completas na Fórmula 1 (falhou uma no processo de recuperação de um grave acidente que sofreu em Monza, em 1952) ganhou o título Mundial por cinco vezes, em quatro equipas diferentes (Alfa Romeo, Maserati, Mercedes e Ferrari) e foi vice campeão nas duas restantes.

O mito de Juan Manuel Fangio, considerado por muitos como o melhor piloto da história da Fórmula 1 (F1), volta esta sexta-feira a ser lembrado, quando se assinala o centenário do nascimento do argentino.
Estreante tardio, o “Maestro” teve de esperar até 1947 para ter a sua oportunidade na Europa, depois de anos de corridas no continente americano. Aos 36 anos, com o passaporte para o circo da F1 pago pelo presidente argentino Juan Peron, Fangio rapidamente mostrou as habilidades únicas para o desporto motorizado.
Mas os números impressionantes do argentino, filho de imigrantes italianos, que começou a sua carreira com apenas 11 anos a trabalhar como mecânico, não se esgotam nos cinco campeonatos ganhos (o primeiro em 1951, os outros quatros entre 1954 e 1957): em 51 grandes prémios, começou na fila da frente 48 vezes, 29 das quais da “pole position”, e estabeleceu 23 voltas mais rápidas na rota para 35 pódios, 24 dos quais no lugar mais alto.
Em 1958, sem mais nada para provar, o “Velhote”, alcunha dada pelos seus rivais, alguns dos quais tinham idade para serem seus filhos, abandonou a competição abruptamente, com um simples “acabou-se”.
Fangio retirou-se no mesmo ano em que foi raptado em Cuba, durante o GP Havana, por 12 guerrilheiros cubanos do Movimento 26 de Julho, liderado pelo antigo presidente Fidel Castro. O susto não passou disso mesmo e foi libertado pelos sequestradores sem qualquer exigência.
Após a sua retirada, Fangio voltou à sua terra natal, Balcarce, onde construiu um autódromo. Foi nomeado presidente da Mercedes Benz no seu país e passou a dirigir os grandes prémios da Argentina.
Vítima de diversos acidentes ao longo da sua carreira, o piloto declarou, na altura da sua retirada: "A minha maior vitória foi ter sabido conservar a vida".
E soube fazê-lo até 17 de Julho de 1995, quando, aos 84 anos, morreu onde nasceu a 24 de Junho de 1911. 
"A grandeza humana e a extraordinária façanha de ter conquistado cinco títulos de campeão do mundo de Fórmula 1 são os pilares sobre os quais se levanta o mito Fangio", afirmou nesse dia o presidente da Mercedes, Helmut Werner.» in 
http://desporto.sapo.pt/motores/artigo/2011/06/23/manuel_fangio_nasceu_h_100_anos.html
Fangio and Brabham - (1978)


Fórmula 1 - 1956 Nurburgring Juan Manuel Fangio

Fangio wins Sebring 1957 whit Ferrari

FANGIO EN MONZA
------------------------------------------------------------------------------------------

Nesta altura era preciso ter unhas e muita coragem para ser piloto de F1... um simples erro era a morte do artista, só os valentes aguentavam este ritmo... e estas emoções...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover