06/06/11

Amarante - I Feira do Mel e produtos locais da serra do Marão é já no próximo fim-de-semana!




«I Feira do Mel e produtos locais da serra do Marão é já no próximo fim-de-semana


É já no próximo domingo, dia 12, que Ansiães acolhe a I Feira do Mel e produtos locais da Serra do Marão. Estão já confirmadas 14 freguesias e mais de 20 expositores, numa iniciativa da Associação Viver Canadelo e Serra do Marão financiada pela Dólmen e conta com o apoio da CLAP e Progredir.


A I Feira do Mel e produtos é a primeira do género deste concelho, e tem como principal objectivo criar um espaço, onde gratuitamente, os artesãos e produtores locais possam divulgar e comercializar os seus produtos. O lugar de destaque será dado ao mel que têm vindo, ao longo dos anos, a ter uma crescente relevância na economia doméstica de muitos agregados familiares da nossa região.


A I Feira do Mel e produtos locais, para além da mostra e venda de produtos locais, vai acolher também outros sabores e saberes locais. Assim e durante a feira, os visitantes terão a oportunidade de aprender como se processa todo o processo de produção do mel numa palestra orientada por Francisco Brochado, apicultor e produtor de mel de longa data.
Mas nem só se mel se falará e degustará. Também nesta Feira estarão presentes alguns artesãos locais que vão mostrar a técnica de trabalhar o barro, a cestaria e a tecelagem e produzir algumas peças no decorrer da feira.


Feira anual e itinerante


Ideia inovadora deste evento é também a pretensão de tornar uma feira anual e itinerante, desafiando as freguesias da Serra do Marão e Serra da Meia Via a acolher este certame nos anos seguintes.
A Associação Viver Canadelo e Serra do Marão tem o apoio da Junta de Freguesia de Ansiães e Conselho Directivo dos Baldios desta freguesia, na organização desta primeira edição. Uma iniciativa financiada pela Dólmen, e conta com a colaboração da CLAP e da Progredir, tem já confirmada a presença de 14 freguesias e de mais de 20 expositores.


Um dia cheio


O dia 12 começa com uma marcha de montanha, pelas 10h00, que levará os caminheiros a conhecer a Rota do Mel, com visita a algumas colmeias e mostra de algumas plantas arbustivas que dão o sabor ao mel produzido nesta região e o tornam diferente das restantes zonas. Ainda durante a manhã, a farmácia Central oferecerá um rastreio gratuito também aberto à população. A abertura oficial da Feira terá lugar pelas 12h00, seguindo-se a palestra sobre o Mel. A tarde será animada pela Tuna de Ansiães e pelos Gaiteiros Andarilhos.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiIzNjc0Ijt9
-----------------------------------------------------------------------------------
Aqui está o exemplo de um evento muito importante para Amarante e para a Serra do Marão e a sua boa gente, em particular. Esta feira vai permitir divulgar o que de melhor se produz naquele serra, que afinal produz muito mais que palha e grão...
A Feira conta com a qualidade organizativa, entre muitos, do meu Amigo Matos e Guedes, eternos amantes do Marão, como eu...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover