04/06/10

Educação em Portugal - "Ministério da Educação quer que os alunos retidos no 8º ano podem concluir de imediato Ensino Básico"

«Alunos retidos no 8º ano podem concluir de imediato ensino básico
Hoje às 07:19

Os alunos com mais de 15 anos e que estão retidos no 8º ano de escolaridade vão poder queimar um etapa e concluir de imediato o ensino básico.
Os alunos com mais de 15 anos, retidos no 8º ano de escolaridade, podem agora concluir de imediato o ensino básico.
O jornal I conta, esta manhã, que o Ministério da Educação consagrou essa possibilidade num despacho emitido em Março, mas para que estes alunos não tenham de frequentar o 9º ano, já este mês, vão ter de submeter-se a uma série de exames.
Em primeiro lugar, precisam de se auto propor às provas nacionais de Português e Matemática do final do terceiro ciclo em Julho.
Depois têm de fazer os exames a nível de escola em todas as disciplinas do 9º ano.
Cumpridos com êxito estes dois requisitos, os alunos, com mais de 15 anos, podem assim dar o salto do 8º para o 10º ano e ver terminado o ensino básico.
O processo não é obrigatório e para que se realize precisa sempre da autorização do Encarregado de Educação.
O Ministério da Educação já tinha dado a possibilidade aos alunos do 9º de passar para o ano seguinte se conseguissem realizar, com aproveitamento, as provas nacionais e os exames escolares das disciplinas em que tinham chumbado.
A novidade surge em Março, num despacho normativo publicado em Diário da República, que dá acesso directo ao 10º ano, eliminando assim uma etapa.
A primeira chamada das provas nacionais começa no dia 16 deste mês, mas os alunos retidos no 8º ano com mais de 15 anos só as vão poder realizar durante a época extraordinária de 23 de Junho a 14 de Julho.» in http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1585505
-----------------------------------------------------------------------------------------
Mas tantos relatórios, tanta papelada em Escolas inundadas de Burocracia para isto... palhaçada!
Acabem com as reprovações e passem todos os alunos, se é sucesso a todo o custo que querem...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover