18/06/10

Amarante Mancelos - "A Banda Musical de S. Martinho de Mancelos é uma Instituição Musical, que me diz muito e à Família da Minha Mãe do Convento!"



«Banda de S. Martinho de Mancelos

Esta coletividade não tem propriamente uma data de fundação dado que surgiu junto do desenrolar de vários acontecimentos.

Em 1900 o Padre José Vitorino Carvalho formou uma tuna. Após alguns anos o Padre Manuel Tavares formou um grupo coral. Este grupo coral começou a ter um certo êxito e começa a ser acompanhado por alguns músicos na freguesia e que na sua maior parte derivavam da referida tuna.

Estes acontecimentos desenrolaram-se até 1919, altura em que definitivamente era formado o actual agrupamento musical. A orientação deste grupo estava sob a responsabilidade de José Fonseca. Em Junho de 1971 esta BANDA passou a ser orientada por António Fonseca, filho do anterior maestro e nessa altura já musico da BANDA.

No dia 8 de Novembro de 1976 surge a publicação dos estatutos no «Diário da República» - III Série n°. 261. Os objectivos mencionados são a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados.

A família da Casa do Convento em Outubro de 1978 faz uma oferta de um terreno para a construção de uma sede. No decorrer dos anos 80 inaugurou-se o Centro Social e Cultural da Banda de S. Martinho de Mancelos, situado no lugar de Nogueira.

Em Novembro de 2003 a orientação da BANDA passa a cargo do jovem Nuno Penetro.

Actualmente a BANDA DE S. MARTINHO DE MANCELOS é composta por 55 músicos, incluindo o maestro.

Durante todos estes anos muitos foram os êxitos desta BANDA de Música, tornando-a numa BANDA de referência a nível nacional.

Contactos:

S. Martinho de Mancelos - Amarante
4605 VILA MEÃ
Porto
Portugal


-------------------------------------------------------------------------------
Como se pode constatar esta grande Instituição de Mancelos foi ajudada pela Família da minha Mãe, os Babo's do Convento, doaram o terreno onde se construiu a sede da banda. Fico feliz porque adoro esta Freguesia de Mancelos e tudo a que ela diz respeito.
(Banda Musical de S. Martinho Mancelos)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover