29/06/08

Cidade de Felgueiras - Hoje é Dia de S. Pedro e de Sta. Quitéria em Felgueiras!


































«Segundo consta do hagiológio português, na história de Braga, Quitéria foi uma das nove filhas nascidas de pato único de Cálsia Lúcia, mulher de Lúcio Caio Otílio, governador de Portugal e Galiza, sob o Império Romano no II século da nossa era.
Quitéria nasceu no ano de 120, em Braga, na região do Minho em Portugal por ocasião em que seu pai acompanhava o imperador romano Adriano em viagem peã península ibérica. Naquela época predominavam as supertições, a ponto de represália do marido, homem de procedimento muito rígido, instruiu a parteira de nome Cilia que matasse as nove crianças. Movida pelos sentimentos cristãos de piedade e amor ao próximo, Cilia desobedeceu a patroa entregando as meninas ao arcebispo de Braga, Santo Ovídio que, batizando-as encomendou os seus cuidados e educação a diversas famílias cristãs, tudo sob, tudo sob suas expensas.
Anos mais tarde, tomando conhecimento da existência de suas filhas e estados comprometidos com um cortesão de nome Germano, desejou que a filha Quitéria com ele se cassasse. Ante a recusa da filha, Otílio condenou-a à morte cuja execução foi perpetrada pelo próprio Germano no dia 22 de maio do ano de 135. Quitéria estava com 15 anos de idade. Conta-se que os soldados que a prenderam ficaram cegos. Diz ainda a tradição que após ter a cabeça decepada, Quitéria tomou em suas mãos e caminhou até a cidade vizinha onde caiu e foi sepultada.» in http://www.santaquiteria.ce.gov.br/?op=pagina&sessao=72&pagina=178


Interiores da Capela de Sta. Quitéria em Felgueiras, em vésperas da festa em sua Honra e de S. Pedro!

Mais informações sobre a Santa Quitéria no seguinte link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Quit%C3%A9ria


9 comentários:

  1. Amigo Helder Barros, vai perdoar meu reparo, mas, tendo clicado a fotografia, suposta de Santa Quitéria, no post aqui, vejo que mais lembra o ícone-escultura do Coração de Maria Imaculado. Como pouco (pouco ou quase nada) entendo de iconografia, desafiava-o, e perdoe não o fazer por si, a que investigasse, como já noutra muita vez nos habituou, ou na Wilquipédia ou noutro dos seus lugares Web, de quem foi Quitéria.
    Já que o S. Pedro esse é pelas chaves inconfundível. Como é que Santa Quitéria aparece de exposto coração é enigma para mim e certamente o será para os muitos frequentadores de seu blog, um dos meus poucos de visita diária, e mais do que uma vez. S´
    o se não é de Santa Quitéria a «imagem» em florido e reflorido andor.
    Abraça-o, perto que o sei do meu «coração povo», este seu também « po vo », e «por tu guês», Ochoa.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Helder:
    «Voltando à vaca fria» como diz povo, só consegui averiguar de Santa Quitéria o seguinte (via Lexicoteca e Wilkipédia, Encioclopédia Verbo é omissa):
    Virgém e Mártir Peninsular Ibérica do sec. v. São Gregório de Tours, historiador e hagiógrafo franco pretendeu escrever sua biografia, Fama de muitos milagres. Representada no sec. xviii no Brasil com uma palma na mão -- donde -- desfeita minha dúvida do anterior comment -- presumo ser representada na fotografia sua de imagem dormente jacente (com verde palma.) Deu nome a cidade de Santa Quitéria do Maranhão e a grupo desportivo melhor Futebol Clube Santa Quitéria do Maranhão, clube cujas cores do equipamento são as mesmas da brasileira Bandeira. (Sem a inscrição Ordem e Priogresso, naturalmente.) Que viva pois Santa Quitéria, calendário litúrgico a 22 de Maio, mas festa em Felgueiras a 29 (ontem) de Junho. Terá sido pelo que vi depois de seu blog festa bonita. E viva também o Santa Quitéria Futebol Clube não sei se com motivos de júbilo tantos quantos os outros nossos irmãos, peninsulares...

    ResponderEliminar
  3. Amigo -- depois de ler seu artigo escrito amesma hora que meu anterior comment -- verifico que falamos de duas Santas Quitérias de dois séculos diferentes uma do sec. ii de próximo da braga augusta outra do sec. v -- a virgem e mártir parece-me ser a do sec- v a casada e bracarense parece-me será a so ii século.
    Tudo bem. Saberemos refazer a pouco e pouco nossa ignorância.
    Abraço-o e obrigado pelo esforço tão simpatico da sua parte helder de diluicidação do assunto que nos interessa natural mente como quanto é humano.

    ResponderEliminar
  4. Nota breve, engano meu ter suposto duas Santas Quit+eria provavelmente são a mesma não interessa se de v ou ii sec. Viva Santa Quitéir, Virgem e Mártir, e vivanos também nós Helder Amigo.

    ResponderEliminar
  5. Caro Ôchoa:

    A Santa Quitéria de Felgeuras é a martir que nasceu em bracara Augusta, conprovei isso através dos folhetos que de lá trouxe. Quanto ao facto de muitos intelectuais principalmente os de esquerda criticarem o facto de no norte do país em cada alto haver um Santo ou uma Santa, eu só digo que a Fé salva e antes venerar um santo do que fazer guerras e quejandos. Aliás quem sou eui para estar a filosofar, filosofia do senso comum, com um Filósofo como o Senhor. Só digo que pessoas da minha terra em Fregim seguem em caminhadas a pé todos os anos em romaria a esta Santa, agradecer a melhorias na saúde, as mulheres o facto de terem leite para os bébes, etc. Quem sou eu para criticar tanta Fé, tantas gerações de Fé! Eu sei porque já assisti que a Fé cura... e não chamo ignorante ao povo como fazem os intelectuais de esquerda, que andam sempre com o Povo na boca e criticam as suas manifestações mais simples! Todas as civilizações necessitaram do Sagrado e por isso eram mais humanas; será que a crise de valores que vivemos não será por falta de Sagrado?

    Viva o meu amigo Ôchoa e Sta. Quitéria!

    ResponderEliminar
  6. SANTA QUITERIA É A MARTIR DA FE E DOS PERSEGUIDOS!!!

    ResponderEliminar
  7. E de todos os que sentem a injustiça dos Homens e do Demo!

    ResponderEliminar
  8. Soi un gran devoto de Santa Quiteria virgen y martir,y estoy haciendo una investigacion sobre su vida,agradeceria mucho a quien me pueda ayudar mandandome estampas y todo lo relacionado con esta Santa martir y de los lugares donde se le da culto o es patrona,os lo agradeceria mucho,mi e mail: sanblaslinares3@hotmail.es

    ResponderEliminar
  9. Tudo o que precisar, estou à sua disposição!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover