18/08/07

Rodrigo Leão, uma certa estética cinéfila da musica!




Rodrigo Leão - "A casa", sempre regressamos a uma, à nossa, real ou não!



Rodrigo Leão - "Mar meu" - que privilégio ver o mar todos os dias!



Rodrigo Leão - "Passion", quem nunca se apaixonou por alguém, ou por algo!



Rodrigo Leão - "Jeux d'Amour", jogos intrincados estes!



Rodrigo Leão - "Voltar", tema sóbrio mas espectacular!



Rodrigo Leão - "Nos silêncios da Lua o apelo do Mar!"



Excelente entrevista a Rodrigo Leão, talentoso músico português!
«Rodrigo Leão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rodrigo Leão nasceu em Lisboa, em 1964. Foi em 1982 co-fundador dos Sétima Legião e em 1985, em conjunto com Pedro Ayres Magalhães e Gabriel Gomes dos Madredeus.
Como artista a solo explora um caminho instrumental que combina teclados electrónicos e instrumentação de cordas clássica, inspirado a um tempo pela música erudita e pela música minimalista contemporânea . Suspende temporariamente os Sétima Legião entre 1993 e 1996 devido ao sucesso crescente do seu primeiro álbum a solo e às múltiplas solicitações do seu tempo; Abandona definitivamente os Madredeus em 1994 para se poder dedicar inteiramente à sua carreira a solo e às obras EP "Mysterium", 1995 e o CD "Theatrum", 1996. A solo começa a explorar a combinação das suas composições clássicas-modernas com formas de canção e instrumentação mais tradicional, com a presença de Lula Pena ou Adriana Calcanhotto, no CD "Alma Mater" e correspondente digressão. Entre os eleitos seus convidados constam ainda Sónia Tavares e Nuno Gonçalves dos The Gift e Rui Reininho dos GNR que participou na gravação do seu álbum ao vivo intitulado "Passion". Quer o disco "Alma Mater" quer o próprio músico receberam dois importantes títulos de reconhecimento público, o de Disco do Ano e o de Artista do Ano. Em 2004 editou "Cinema" e foi considerado pelo editor da revista americana Billboard um dos melhores discos editados nesse ano. Neste trabalho participaram Beth Gibbons e Ryuichi Sakamotoin Wikipédia
De facto este músico, Rodrigo Leão, arredado completamente do mainstream musical, tem a seu favor, além dessa mistura harmoniosa entre o clássico e a música de vanguarda, o sentido estético muito cuidado que se pode constatar nos vídeos-clips produzidos, nos cenários que produz para os seus espectáculos ao vivo, na grande ligação ao cinema que levou à participação em bandas sonoras de filmes, muito bem conseguidas, devido, indubitavelmente, ao seu grande sentido profissional, proficiência, sentido estético apurado e muito bom gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover