18/08/07

Amarante - Freguesia de Fregim e a sua ligação à Ordem de Malta!


Marco de Freguesia (Fregim, Mancelos e Freixo de Baixo)
---------------------------------------------------------------------------------------
Há já alguns tempos que este marco de Freguesia, que esteve muito tempo escondido no monte, até a abertura de uma estrada de terra, que quase o levou a rastos, me deixa um pouco curioso. Ainda falei com o Dr. Luís Coutinho, pouco antes do seu falecimento, para ver se com o seu conhecimento nesta matéria, conseguiria saber o significado mais fiável deste marco. Infelizmente o Doutor já se encontrava muito debilitado, devido à doença que o haveria de matar. A preservação e protecção deste marco pelas entidades competentes é, a todos os níveis lamentável, como se pode ver na fotografia. Pode ser que um dia acordem para o valor que aquela pedra encerra! Sabe-se que a Freguesia de Fregim está ligada à Ordem de Malta, havendo algumas referências históricas sobre esse facto. Aliás no brasão da Freguesia, consta lá a referida Cruz de Malta, como se pode verificar:



Heráldicas - marcas actuais de uma presença passada
Fregim é uma freguesia do concelho de Amarante, com 8,47 km² de área e 2 507 habitantes (2001). Densidade: 296,0 hab/km².

http://www.fisicohomepage.hpg.ig.com.br/amt-fregim.htm

Agora, quanto a mim o referido marco parece ter a cruz de malta esculpida, mas se não for verdade, peço a alguém entendido no assunto, que me esclareça se o referido marco, presente na fotografia que tirei, demarca um território pertencente à Ordem de Malta. É um assunto que quando tiver mais disponibilidade, hei-de investigar com mais acuidade! Além de ser a freguesia da família do meu falecido pai, foi a freguesia onde passei a minha adolescência na casa dos meus pais, assim como a fase de adulto solteiro! Deste modo, são grandes os laços que tenho com esta Freguesia do Concelho de Amarante, Fregim. Na minha investigação pessoal, ao nível da Internet, a maior referência que encontrei, da ligação da Freguesia de Fregim, à Ordem de Malta, foi no seguinte blog, ligado à referida Ordem:

http://ordemdemalta.blogspot.com/2006_06_01_archive.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover