09/08/07

Música - Vanessa da Mata, a menina da voz doce e quente!




Brilhante interpretação ao vivo da música "Por enquanto!"





Vanessa da Mata e Ben Harper "Boa Sorte/Good Luck" - Quando tudo acaba... Excelente música!



Uma das Músicas que a Beatriz adora! Música alegre de Verão, boa para dançar!"Ai, ai, ai" - Vanessa da Mata!



Outra das preferidas da Beatriz - "Não me deixe só!"



"Eu sou neguinha" - Música de Caetano Veloso reinventada por Vanessa da Mata!



"Música" - Sempre a paixão da música, que também partilho!



"Ainda bem" - A história feliz de um encontro!

«Vanessa da Mata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vanessa da Mata
Vanessa da Mata.jpg
Vanessa da Mata em digressão, ao vivo no Coliseu dos Recreios, Lisboa, a 15 de Novembro de 2007.
Informação geral
Nome completo Vanessa Sigiane da Mata Ferreira
Data de nascimento 10 de Fevereiro de 1976 (34 anos)
Origem Alto Garças, Mato Grosso
País Brasil
Gêneros MPB, Pop alternativo
Ocupação cantora, compositora, modelo
Instrumentos Vocal
Período em atividade 2002 — presente
Gravadora(s) Sony Music
Afiliações Chico César, Maria Bethânia, Daniela Mercury, Ana Carolina, Milton Nascimento, Baden Powell, Ben Harper, Black Uhuru
Página oficial www.vanessadamata.com.br
Vanessa Sigiane da Mata Ferreira (Alto Garças, 10 de fevereiro de 1976) é uma cantora e compositora brasileira. Lançou três álbuns e seus maiores sucessos até o presente momento são Ai, Ai, Ai, Boa Sorte/Good Luck, Baú e Amado.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

[editar] Vida infantil e inspiração musical

Vanessa da Mata nasceu em 10 de fevereiro de 1976, em em Alto Garças, no Mato Grosso – uma pequena cidade a 400 quilômetros de Cuiabá, cercada de rios e cachoeiras. Possui ascendência, através da avó materna, de índios Xavantes.
Ouviu de tudo na infância. De Luiz Gonzaga a Tom Jobim, de Milton Nascimento a Orlando Silva. Ouviu também ritmos regionais, como o carimbó, dos discos trazidos das viagens de um tio à Amazônia. Ouviu samba, música caipira e até música brega italiana, sons que chegavam pelas ondas da rádio AM.

[editar] Adolescência: momento de independência

Em 1990, aos 14 anos, Vanessa se mudou para Uberlândia, em Minas Gerais, cidade a mil e duzentos quilômetros de distância de Alto Garças. Foi para lá sozinha, morar em um pensionato: se preparava, então, para prestar vestibular em medicina. Mas já sabia o queria: cantar. Aos 15, começou a se apresentar em bares locais.
Em 1992, foi para São Paulo, onde começou a cantar na Shalla-Ball, uma banda feminina de reggae. Três anos depois, com 19 anos, excursionou com a banda jamaicana Black Uhuru. Em seguida, fez parte do grupo de ritmos regionais Mafuá. Neste período, ainda dividia seu tempo entre as carreiras de jogadora de basquete e de modelo.

[editar] Vida adulta e começo da fama

Em 1997, com 21 anos, conheceu Chico César: com ele, compôs "A força que nunca seca". A música foi gravada por Maria Bethânia, que a colocou como título de seu disco de 1999. A gravação concorreu ao Grammy Latino e também foi gravada no CD de Chico, "Mama Mundi". O Brasil descobria uma grande compositora. Bethânia voltou a gravar Vanessa: "O Canto de Dona Sinhá" esteve no CD Maricotinha – com participação de Caetano Veloso - e em sua versão ao vivo. Já "Viagem" foi gravada por Daniela Mercury em Sol da Liberdade. Com Ana Carolina compôs "Me Sento na Rua", do CD Ana Rita Joana Iracema e Carolina (2001).
A voz e a presença de Vanessa começavam também a chamar atenção. Fez participações em shows de Milton Nascimento, Bethânia e nas últimas apresentações de Baden Powell: estava pronta para estrear em carreira solo.

[editar] Sucesso comercial

Vanessa da Mata em Lisboa (2007)
Em 2002, aos 26 anos, Vanessa lançou seu primeiro CD, Vanessa da Mata, pela Sony – que teve produção conjunta de Liminha, Jaques Morelenbaum, Luiz Brasil, Dadi e Kassin. Entre os sucessos deste disco estão "Nossa Canção" (trilha sonora da novela Celebridade), "Não me Deixe só" - que estourou nas pistas com remix de Ramilson Maia - e "Onde Ir" (trilha da novela Esperança).
O segundo disco, Essa Boneca Tem Manual, foi lançado em 2004 pela Sony e teve produção de Liminha, com quem também dividiu as composições. Além de suas próprias canções – como "Ai, Ai, Ai..." (tema da novela Belíssima), "Ainda Bem" (tema da novela Pé na Jaca) e "Não Chore, Homem" - Vanessa regravou "Eu Sou Neguinha" de Caetano Veloso (versão que integrou a trilha da novela A Lua me Disse) e "História de Uma Gata" de Saltimbancos de Chico Buarque. Com "Ai, Ai, Ai...", música nacional mais executada nas rádios em 2006 e "Música", o álbum chegou a Disco de Platina.
Sim, o terceiro disco, lançado em 28 de maio de 2007, foi produzido por Mario Caldato e Kassin. O álbum foi gravado entre a Jamaica e o Brasil. Das 13 faixas, cinco têm a participação de Sly & Robbie, dois ícones da música jamaicana. Sim é definido, pelo seu título, como "uma resposta positiva à vida, uma resposta de luta". E conta com participações de Ben Harper, João Donato, Wilson das Neves, Don Chacal e um time da nova geração da música brasileira, como o baterista Pupillo (Nação Zumbi) e os guitarristas Fernando Catatau (Cidadão Instigado), Pedro Sá e Davi Moraes, entre outros. O ano de 2007 também foi marcado pela união de Vanessa e o cantor internacional Ben Harper, com o lançamento de Boa Sorte/Good Luck, que foi um dos grandes sucessos da cantora.
A música foi lançada, a princípio nas rádios, com sua versão original e depois com sua versão Remix, que garantiu a autenticidade da cantora.
Em 2008, a música Amado, do mesmo álbum, foi o tema principal da novela da Rede Globo, A Favorita. No mesmo ano, recebe uma indicação ao Grammy Latino, o prêmio mais importante do meio musical, sendo em uma categoria: Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro por Sim - que ganhou o prêmio. A mesma música foi o tema principal do curta-metragem de grande sucesso em Ivinhema , cidade do interior do Mato Grosso do Sul denominado " A Trilha" realizado pelos alunos do 9º Ano "A" e dirigido por Felipe Bauer , no qual conquistou 1 prêmio de melhor música e 2 de melhor trilha sonora. Já em Maio de 2009, Vanessa lançou um álbum ao vivo em comemoração ao seus 6 anos de sucesso, o CD/DVD "Multishow ao Vivo Vanessa da Mata". Sendo assim, para promover o álbum, a canção "Vermelho" foi lançada nas rádios.
"O Tal Casal" é o primeiro single do novo álbum de Mata, que tem lançamento previsto para 8 de outubro de 2010, intitulado "Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias".

[editar] Discografia

Disco
Ano Disco Certificação no Brasil pela ABPD[1] Vendas no Brasil[2]
2002 Vanessa da Mata Ouro.png ouro[B] 100 mil
2004 Essa Boneca Tem Manual Ouro.png ouro[B] 50 mil [3]
2007 Sim Platinum.png Platina[B] 100 mil [4]
2009 Multishow Ao Vivo Gold.png Ouro[B] 50 mil
2010 Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias

DVDs
Ano DVD Certificação no Brasil Vendas no Brasil
2009 Multishow Ao Vivo
50 mil
Turnês
Ano Turnê Nº de shows Álbum base
2004/206 Essa Boneca Tem Manual Tour 100 Essa Boneca Tem Manual
2007/2009 Jardim e Perfumes de Sim 180 Sim
Notas CDs
  • A (Certificado até o ano de 2004)
  • B (Certificado partir do ano de 2006)
Notas DVDs
  • A (Certificado até o ano de 2006)
  • B (Certificado partir do ano de 2006)

[editar] Prêmios

Prêmio Multishow de Música Brasileira
  • 2009: Melhor Música - "Amado"
  • 2008: Melhor Música - "Boa Sorte/Good Luck"
  • 2006: Melhor Música - "Ai, Ai, Ai"
Grammy Latino

Referências

[editar] Ligações externas


"Não me deixe só

Vanessa da Mata

Composição: Vanessa da Mata
Não me deixe só
Eu tenho medo do escuro
Eu tenho medo do inseguro
Dos fantasmas da minha voz (2x)
Não me deixe só
Tenho desejos maiores
Eu quero beijos intermináveis
Até que os olhos mudem de cor
Não me deixe só
Eu tenho medo do escuro
Eu tenho medo do inseguro
Dos fantasmas da minha voz
Não me deixe só
Que o meu destino é raro
Eu não preciso que seja caro
Quero gosto sincero do amor
Fique mais, que eu gostei de ter você
Não vou mais querer ninguém
Agora que sei quem me faz bem
Não me deixe só
Que eu saio na capoeira
Sou perigosa, sou macumbeira
Eu sou de paz, eu sou de bem mais
Não me deixe só
Eu tenho medo do escuro
Eu tenho medo do inseguro
Dos fantasmas da minha voz (2x)
Ah ah.ah ah ah ah ah aah
Ah ah.ah ah ah ah ah aah
Ah ah.ah ah ah ah ah aah
Fique mais, que eu gostei de ter você
Não vou mais querer ninguém
Agora que sei quem me faz bem
Não me deixe só
Que eu saio na capoeira
Sou perigosa, sou macumbeira
Eu sou de paz, eu sou de bem mais
Não me deixe só
Eu tenho medo do escuro
Tenho medo do inseguro
Dos fantasmas da minha voz
Ah ah.ah ah ah ah ah aah
Ah ah.ah ah ah ah ah aah
Ah ah.ah ah ah ah ah aah"


----------------------------------------------------------------------------
Vanessa da Mata surge na nova vaga de músicos brasileiros, tentando ter lugar na exigente galeria dos músicos populares brasileiros. Tem substrato, penso que o que falha nesta geração, é a grande vantagem que teve a anterior, criarem as suas próprias letras e músicas, como Caetano, Xico, Betânia, por entre muitos. Mas Vanessa da Mata é uma voz muito agradável, principalmente para o Verão, a Beatriz adora dançar o "Ai, ai, ai..." e atrás dela vai o Pai... (que poeta, eu!)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover