20/08/07

Adriana Calcanhoto, a cantora dos sentimentos mais profundos!






"Vambora" - A separação e os encontros dão origem a estes sentimentos fortes!



"Devolva-me" - É impossível devolver certas coisas... mas, devolva-me!



«Letra:

Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola. Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim sem você

Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim

Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço, namoro sem amasso
Sou eu assim sem você
To louca pra te ver chegar
To louca pra te ter nas mãos
Deitar no teu abraço, retomar o pedaço
Que falta no meu coração
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo Porque? Pooooooorque?

Neném sem chupeta, Romeu sem Julieta
Sou eu assim sem você
Carro sem estrada, queijo sem goiabada
Sou eu assim sem você

Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo»

"Fico assim sem você!" - Eu e a Beatriz adoramos esta música!



"Eight Years" - Música fantástica!



"Mentiras" - A estória das relações sustentadas na mentira!


Adriana Calcanhoto in Paris!

 «Adriana Calcanhotto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adriana Calcanhotto
Adriana Calcanhoto Show.jpgAdriana Calcanhotto
Informação geral
Nome completo Adriana da Cunha Calcanhotto
Apelido Adriana Partimpim e Adrix
Data de nascimento 3 de Outubro de 1965 (45 anos)
Origem Porto Alegre
País Brasil
Gêneros MPB, Pop, Samba, Bossa-Nova
Instrumentos Vocal
Violão
Período em atividade 1990 — presente
Gravadora(s) Sony/BMG
Página oficial www.AdrianaCalcanhotto.com.br
Adriana da Cunha Calcanhotto (Porto Alegre, 3 de outubro de 1965), mais conhecida por Adriana Calcanhotto ou Adriana Partimpim, é uma cantora e compositora brasileira.[1]
Recentemente ampliou sua atuação em um álbum para crianças, o Adriana Partimpim (2004), com o qual obteve grande sucesso em espetáculos e pelo qual ganhou o prêmio Grammy latino de melhor álbum infantil.[2]
As suas composições abordam estilos variados: samba, bossa nova, rock, pop e baladas. Dentre as características de repertório, observa-se a regravação de antigos sucessos da MPB e arranjos diferenciados.

Índice

[esconder]

[editar] Carreira

É filha de Carlos Calcanhoto, baterista de jazz e bossa nova, e de Morgada Assumpção Cunha, bailarina e professora de Educação Física. Aos seis anos ganha do avô o primeiro instrumento: um violão. Aprendeu a tocar o instrumento e também, mais tarde, a cantar. Logo emergiu nas influências musicais (MPB) e literárias (Modernismo Brasileiro). Ficou fascinada pelo Movimento antropofágico de Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e outros nomes daquele movimento cultural.
A vida artística iniciou-se em bares de Porto Alegre, como o Fazendo Artes, situado próximo à I Cia. de Guardas do Exército, próximo ao Parque Farroupilha, e o Porto de Elis, na av. Protásio Alves. Também trabalhou em peças teatrais e depois se lançou em concertos e festivais por todo o país no estilo voz e violão.

[editar] Anos 90

O primeiro disco, Enguiço, lançado em 1990 pela gravadora CBS, foi muito elogiado e o primeiro sucesso foi Naquela Estação de Caetano Veloso, no repertório deste, que também trouxe músicas de autoria (a faixa-título e Mortaes) e regravações de clássicos da MPB (Sonífera Ilha, do grupo Titãs, Caminhoneiro de Roberto e Erasmo Carlos, Disseram que Voltei Americanizada, que fez sucesso na voz de Carmem Miranda, e Nunca, do conterrâneo Lupicínio Rodrigues).
Naquela estação, por sua vez, integrou a trilha sonora da telenovela global Rainha da Sucata, de Sílvio de Abreu (1990). No ano seguinte, recebeu o Prêmio Sharp de revelação feminina. No segundo trabalho, Senhas, de 1992, o repertório estava focado nas canções de autoria, com destaque para Esquadros e Mentiras; esta última foi incluída na trilha da novela Renascer, de Benedito Ruy Barbosa.
Em 1994, a fórmula dá sinais de cansaço e desgaste devido à exposição excessiva na mídia. Por isso, nesse mesmo ano lançou o LP A fábrica do poema, com algumas doses de experimentalismo (poemas de Augusto de Campos, Gertrude Stein, textos do cineasta Joaquim Pedro de Andrade e parcerias com Waly Salomão, Arnaldo Antunes, Antônio Cícero e Jorge Salomão). No terceiro disco, que também foi o último a ter versão em vinil, os destaques foram Metade e Inverno. Prosseguiu com o álbum Marítimo, que simulou uma incursão pela dance music (Pista de dança, Parangolé Pamplona), samplers (Vamos comer Caetano), e a regravação de Quem vem para beira do mar, de Dorival Caymmi. O maior sucesso do disco foi Vambora, que incluída na trilha de Torre de Babel, de Sílvio de Abreu, obteve enorme repercussão.
Uma das participações foi uma performance na livraria Argumento, no Rio de Janeiro, musicando poemas do poeta português Mário de Sá Carneiro em 1996. Um deles, O outro acabou por entrar no CD Público (2000), que trazia regravações dos antigos sucessos entre outras canções consagradas e também rendeu um DVD, lançado no ano seguinte pela gravadora BMG.

[editar] Anos 2000

No Ano de 2000 a musica Devolva-me integrou na trilha da novela Laços de Família (telenovela) tema de Capitu(Giovanna Antonelli) e Fred(Luigi Baricelli), fez um enorme sucesso na epoca . Em 2004, Adriana lançou o álbum Adriana Partimpim, uma seleção de canções para crianças. Em 2007, participou da cerimônia de abertura dos Jogos Panamericanos de 2007 no Rio de Janeiro.Adriana Calcanhotto lançou o CD Adriana Partimpim, em que a cantora usou um pseudônimo, utilizado também para o título do disco, feito para crianças, ou como Adriana prefere chamar, “disco de classificação livre”. O título do CD é um apelido de infância e, segundo Adriana, seu pai continua a chamá-la. Esse é o sétimo álbum da carreira e um projeto audacioso iniciado em 1999. Por este magnífico trabalho Adriana recebeu os prêmios “Faz Diferença” do jornal O Globo, e na categoria “Melhor Disco Infantil”, o Prêmio Tim e recebeu um disco de ouro, por ter vendido mais de 100.000 cópias no Brasil.
O trabalho mais recente foi o CD Maré (2008), uma seleção de canções da nova MPB. Três músicas estiveram nas trilhas de novelas da Rede Globo: Mulher Sem Razão (Composição: Dé Palmeira e Bebel Gilberto - Letra: Cazuza), em A Favorita; Três (Composição: Marina Lima/Antônio Cícero), em Ciranda de Pedra; e Um Dia Desses (Música: Kassin Letra: Torquato Neto), em Três Irmãs. Nesse mesmo ano, Adriana aventurou-se pela primeira vez no texto em prosa e lançou o livro Saga Lusa, no qual relata o "surto" que teve durante uma viagem à Lisboa.

[editar] Vida pessoal

Homossexual assumida, Adriana Calcanhoto é companheira da cineasta Suzana de Moraes, filha do poeta e compositor Vinícius de Moraes. Elas oficializaram a sua relação na justiça brasileira, por meio da união civil, em 6 de setembro de 2010. Residem em Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro.[3]

[editar] Curiosidades

Broom icon.svg

Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

  • Em sua versão em CD, o álbum Senhas trouxe uma música a mais: "Negros", com citação de "Aquarela do Brasil". Ela não havia entrado no LP original por problemas de espaço.
  • Durante uma apresentação da cantora e compositora Rita Lee no Estádio Gigantinho, em Porto Alegre, no final dos anos 80, Rita convidara Adriana (até então desconhecida da grande mídia) para realizar uma performance durante a música "Me Recuso", onde Adriana vestiria apenas uma capa longa e mais nada. Adriana entraria no palco e, de vez em quando, abriria a capa mostrando o corpo nu para a plateia que lotou o estádio.

[editar] Livros

Em 2008, Adriana lançou seu primeiro livro, Saga Lusa. O livro é um relato da viagem a Portugal em sua turnê do disco Maré. O relato mostra como foram as 120 horas sem dormir e delirando aos efeitos causados por uma mistura de remédios para curar uma forte gripe. A escrita feita nos momentos de delírio, insônia e medos torna-se a única atividade que Adriana, sentada em frente ao seu computador realiza e com muito bom - humor. O livro está repleto de passagens engraçadas nos momentos de delírio, onde a própria escritora ri de si mesma.
O livro foi lançado pela Editora Cobogó (Brasil) com capa em 4 cores diferentes e por Quasi Edições (Portugal).

[editar] Discografia

Discografia de Adriana Calcanhotto
Lançamentos
Álbuns de estúdio 7
Álbuns ao vivo 2
Álbuns de compilação 1
Álbuns de vídeo 2
Álbum Ano Vendas Certificação:
Enguiço 1990 50.000
Senhas 1992 130.000 Ouro
A Fábrica do Poema 1994 100.000 Ouro
Maritmo 1998 150.000 Ouro
Público 2000 100.000 Ouro
Perfil - Adriana Calcanhotto 2001 500.000 Platina Duplo
Cantada 2002 250.000 Platina
Adriana Partimpim 2004 100.000 Ouro
Adriana Partimpim - O Show 2005 50.000 Ouro
Maré 2008
Partimpim Dois 2009

[editar] Trilhas sonoras

Ano Música Álbum
1990 "Naquela Estação" tema de Mariana (Renata Sorrah) Composição: João Donato / Caetano Veloso / Ronaldo Bastos Rainha da Sucata
1993 "Mentiras" tema de Mariana (Adriana Esteves) Composição: Adriana Calcanhotto Renascer
1994 "Metade" tema de Babalu (Letícia Spiller) Composição: Adriana Calcanhotto Quatro por Quatro
1998 "Vambora" tema de Rafaela e Leila (Christiane Torloni e Sílvia Pfeifer) Composição: Adriana Calcanhotto Torre de Babel
1999 "Mais Feliz" tema de Maria Regina (Letícia Spiller) Composição: Dé / Bebel Gilberto / Cazuza Suave Veneno
2000 "Devolva-me" tema de Capitu e Fred (Giovanna Antonelli e Luigi Baricelli) Composição: Renato Barros / Lilian Knapp Laços de Família
2002 "Maresia" tema de Diogo (Herson Capri) Composição: Antônio Cícero / Paulo Machado Desejos de Mulher
2002 "Pelos Ares" tema de Lara (Déborah Secco) O Beijo do Vampiro
2003 "Justo Agora" tema de Léo (Débora Falabella) Composição: Adriana Calcanhotto Agora É Que São Elas
2006 "Outra Vez" tema de Anna Maria e Miroel (Deborah Evelyn e Angelo Antonio) Composição: Tom Jobim Páginas da Vida
2008 "Três" tema de Letícia (Paola Oliveira) Composição: Marina Lima / Antônio Cícero Ciranda de Pedra
"Mulher Sem Razão" tema de Donatela (Cláudia Raia) Composição: Dé Palmeira / Bebel Gilberto / Letra: Cazuza A Favorita
"Um Dia Desses" tema de Waldete (Regina Duarte) Composição: Kassin / Letra: Torquato Neto Três Irmãs
2010 "Gatinha Manhosa" tema de Sinval (Kayky Brito) e Fátima (Bianca Bin) Passione
"Canção de Novela" tema de Melina (Mayana Moura) Passione

[editar] Grammy Latino

O prêmio Grammy Latino é realizado desde 2000, para homenagear os artistas da música da América Latina.
2006 Resultado
Melhor Album Infantil - Adriana Partimpim Ganhou
2010 Resultado
Melhor Canção Brasileira - Tua (por Maria Bethânia) Ganhou

Referências

  1. Adriana Calcanhotto - Dados Artísticos (Dicionário Cravo Albin). Página visitada em 2010-06-07.
  2. Adriana Calcanhoto leva Grammy latino por disco infantil. Página visitada em 2010-06-07.
  3. Adriana Calcanhoto "se casa" com Suzana de Moraes. Revista Contigo (6 de setembro de 2010). Página visitada em 29 de novembro de 2010.

[editar] Ligações externas


"Fico Assim Sem Você

Adriana Calcanhotto

Composição: Abdullah / Cacá Moraes
Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola,
Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
vão poder falar por mim
Amor sem beijinho
Buchecha sem Claudinho
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço
Namoro sem amasso
Sou eu assim sem você
Tô louca pra te ver chegar
Tô louca pra te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas
Pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo
Por quê? Por quê?
Neném sem chupeta
Romeu sem Julieta
Sou eu assim sem você
Carro sem estrada
Queijo sem goiabada
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
vão poder falar por mim
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo"

    -------------------------------------------------------------------------------------------------
    Cantora, compositora, música, fabulosa! Reune todos os ingredientes, em todas as componentes com grande brilhantismo. Não segue o mainstream, e também não se preocupa em ser vedeta! Tem muita qualidade e sobriedade, para quem apreciar música feita à medida, dos dentimentos que nos afligem, na condição de simples humanos! Grande Adriana Calcanhoto, a sua música vem da Alma!

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Pin It button on image hover