21/08/07

Pelo Marco de Canaveses, de bicicleta, captando momentos!




Praia Fluvial de Fornos, Rio Ovelha, Marco de Canaveses!

É uma praia fluvial muito agradável, pena a água estar imprópria para banhos, em virtude da poluição do Rio Ovelha. Quero destacar aqui, uma coisa que nem sempre acontece em Portugal. Na entrada da praia, encontram-se duas placas, como é de lei, uma a alertar para o facto da praia não ser vigiada e outra a alertar, para o facto de não se poder tomar banho. Excelente a atitude da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, que tem a coragem de alertar para a verdade dos factos, cumprindo escrupulosamente a lei, prática muito pouco comum, na maioria dos municípios portugueses, que preferem meter a cabeça na areia, não dando um exemplo de cidadania, preferindo o populismo, embalando o povo; mais cego é quem não quer ver!








Ponte do Arco, Rio Ovelha, Folhada, Marco de Canaveses!

Eis aqui um monumento num local muito isolado, mas que se trata de uma obra do período Românico, e que a engenharia de então, aproveitou a orografia agreste, onde o rio fica mais estrangulado, pelo forte declive das duas margens muito rochosas. Bela obra de arte que, no entanto foi vandalizada, com a retirada de pedras que asseguravam a robustez, bem arquitetada pelos homens de antanho. Ao seu piso foi pavimentado com cimento, reforçado por verguinha de ferro, mas a ponte perdeu bastante do seu encanto. No entanto, é um monumento, muito abandonado, mas de uma robustez e beleza impressionantes! Oxalá saibamos preservar aquele monumento que sobrevive há perto de um milénio!


Igreja de Tabuado, em Marco de Canaveses, Monumento Românico!

Outro monumento Românico muito belo no Marco de Canaveses, surge na Freguesia de Tabuado. Igreja que merece uma visita, a Igreja é muito bonita e está muito bem preservada!
Foi uma incursão sobre a Arte no Período Românico, que relembrei em:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover