08/11/21

História Arqueologia - De acordo com o site Live Science, quando o corpo foi descoberto em 2010, num cemitério na região chinesa de Ningxia, acima de uma sepultura construída muitos anos antes de o homem em questão ter morrido, cientistas questionaram se teria sido um ladrão de túmulos.


«“Esconder uma folha na floresta”. Arqueólogos descobriram um homicídio com 1300 anos

Arqueólogos descobriram que o homem descoberto num poço que levava a uma sepultura antiga, na China, não estava a tentar roubar, como se pensava. Afinal, terá sido assassinado.

De acordo com o site Live Science, quando o corpo foi descoberto em 2010, num cemitério na região chinesa de Ningxia, acima de uma sepultura construída muitos anos antes de o homem em questão ter morrido, cientistas questionaram se teria sido um ladrão de túmulos.

Mas um novo estudo revela que, afinal, o homem poderá ter sido assassinado e que o autor do crime terá colocado o cadáver naquele local para tentar esconder o crime que acabara de cometer.

Recorrendo à datação por radiocarbono, os investigadores mostraram que o homem assassinado viveu durante o século VII, enquanto as pessoas enterradas na sepultura viveram há dois mil anos. A equipa também encontrou ferimentos que sugerem que foi golpeado várias vezes na parte da frente e de trás e, além disso, uma espada foi descoberta perto do corpo (ou seja, possivelmente a arma do crime).

“Este caso indica que a estratégia de descartar os corpos das vítimas em sepulturas ou cemitérios, algo como ‘esconder uma folha na floresta’, tem vindo a ser praticada desde a antiguidade”, escreveu a equipa no artigo publicado, a 16 de outubro, na revista científica Archaeological and Anthropological Sciences.» in https://zap.aeiou.pt/arqueologos-descobriram-homicidio-1300-anos-442697

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover