12/11/21

Seleção Nacional de Futebol: Republica da Irlanda 0 vs Portugal 0 - O empate deixa Portugal a um ponto do Mundial2022 mas diante da Sérvia, no derradeiro jogo, os lusos não vão poder contar com Pepe, expulso com duplo amarelo.


«Portugal empata a zeros na Irlanda numa das piores exibições da era Fernando Santos

O 0-0 deixa Portugal a um ponto do Mundial2022 mas diante da Sérvia, no derradeiro jogo, os lusos não vão poder contar com Pepe, expulso com duplo amarelo.

'O que é que é isso ó meu?'. Se o saudoso Jorge Perestrelo fosse vivo, esta seria uma das suas expressões para catalogar a má exibição de Portugal diante da República da Irlanda, em Dublin. Uma nulidade em golos, uma nulidade em futebol jogado, num jogo onde apenas se salvou o pontinho.

O 0-0 deixa Portugal a um ponto do Mundial2022 mas diante da Sérvia, no derradeiro jogo, os lusos não vão poder contar com Pepe, expulso com duplo amarelo. A exibição foi tão má que Portugal criou apenas uma oportunidade de golo, num remate de Ronaldo para fora.

O jogo que realmente importa para Portugal é o duelo com a Sérvia no próximo domingo, 14 de novembro. Fernando Santos fez questão de deixar isso bem claro, ao deixar de fora cinco dos seis jogadores em risco de falhar o jogo com os sérvios, caso vissem amarelo na Irlanda. Só Palhinha foi titular.

O selecionador tentou igualar os irlandeses no físico, com uma equipa mais para o choque, com a dupla leonina Palhinha e Matheus Nunes no meio, com a companhia de Bruno Fernandes. Na frente, Guedes, Cristiano Ronaldo e André Silva. Na defesa, destaque para Dalot que jogou na lateral esquerda.

Quem viu o onze estava longe de imaginar que iria ver um dos piores encontros de Portugal na era Fernando Santos. É que nem em amigáveis, onde Portugal desliga-se quase sempre dos jogos, se jogou tão mal como esta noite no Aviva Stadium. Dava a ideia que os jogadores estavam a fazer um frete.

Nos primeiros 45 minutos, destaca-se um remate sem ângulo de André Silva que tocou na ponta dos dedos de Bazunu e um remate de Cristiano Ronaldo dentro da área aos 18 minutos a passe de Gonçalo Guedes.

Portugal tinha bola mas não sabia o que fazer com ela. A mobilidade era zero e o jogo ofensivo baseava-se em chutões para a frente ou então em construção de lateral para médio e médio para lateral.

Sem nada a perder, os Irlandeses queriam fazer um brilharete mas também lhes falta capacidade. Mas quando não eram eles, os lusos tratavam de dar algo a festejar aos adeptos nas bancadas: um escorregadela de Rui Patrício quase que deixava a bola para um adversário. Os adeptos acordaram.

Esperava-se um outro Portugal no segundo tempo porque o primeiro tinha sido mau demais para ser verdade. Mas nem por isso. A pasmaceira era evidente e Fernando Santos tentou algo logo aos 55 minutos, com as entradas de João Moutinho e Rafael Leão nos lugares de Matheus Nunes e Gonçalo Guedes. Não que esses fossem os piores em campo mas era preciso fazer algo.

Pura ilusão.

Vendo um Portugal sem ideias, o selecionador norte-irlandês Stephen Kenny tentou uma 'gracinha', retirando Jamie McGrath aos 61 minutos e lançando o ponta de lança Idah, alargando assim a sua frente de ataque para ter três homens.

Respondeu Fernando Santos com João Félix e Renato Sanches nos postos de André Silva e Bruno Fernandes, mas… tudo na mesma.

A primeira oportunidade de golo de Portugal em todo o jogo surgiu aos 68 minutos, num centro largo de André Silva que o capitão desviou de cabeça. A bola passou rente ao poste direito de Bazunu.

A seleção portuguesa parecia mesmo determinada em complicar a sua vida. É que a Irlanda era uma nulidade a nível ofensivo.

Pepe, que já tinha amarelo, resolveu 'facilitar' as coisas e atingiu Ogbene na face, o juiz espanhol Gil Manzano foi coerente (na 1.ª parte deu amarelo a Ogbene em lance idêntico com Danilo) e mostrou amarelo ao central português, o segundo e respetivo vermelho. Pepe falha assim o jogo decisivo com a Sérvia, no dia em que se tornou no jogador mais velho a defender as cores de Portugal (38 anos, 8 meses e 16 dias), ultrapassando a marca do lendário Vítor Damas (38 anos, 8 meses e 4 dias).

Portugal acabou o jogo a defender, e não se livrou de um calafrio nos descontos.

Salva-se o ponto que permite a Portugal ficar ascender à liderança do Grupo A, com os mesmos 17 pontos da Sérvia, mas com melhor diferença de golos (16-4 contra 16-8).

Desta forma, a seleção portuguesa só precisa de empatar no domingo com a Sérvia, no Estádio da Luz, em Lisboa, para assegurar o apuramento direto para o Mundial2022, sendo que, perdendo, será relegado para os ‘play-offs’.» in https://desporto.sapo.pt/futebol/mundial-qualificacao-europa/artigos/portugal-empata-a-zeros-na-irlanda-numa-das-piores-exibicoes-da-era-fernando-santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover